MENU

17/03/2023 às 16h45min - Atualizada em 17/03/2023 às 16h45min

Estudantes maranhenses vão para as semifinais de desafio nacional de tecnologia

SECOM/MA
Equipe do Centro Educa Mais Dom Ungarelli, no município de Pinheiro - Foto: Divulgação
 
Os Centros Educa Mais Poeta Antônio José (município de Santa Inês) e Dom Ungarelli (município de Pinheiro), escolas da rede estadual em tempo integral, estão nas semifinais do Desafio Liga Jovem, uma competição nacional promovida pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com o Instituto Ideias de Futuro. O objetivo do evento é desenvolver competências e atitudes empreendedoras dos alunos. As equipes estudantis foram selecionadas em um universo de cinco inscritos na competição. 

Os maranhenses embarcam, neste sábado (18), para São Paulo, onde apresentarão seus projetos em evento que ocorre desta segunda (20) ao próximo dia 25. São 100 grupos aprovados para essa fase na capital paulista. Eles também visitarão a Faculdade Sebrae e o Bossa Summit 2023, o maior encontro do Brasil dedicado a startups e investidores, onde serão anunciadas as seis equipes vencedoras.

O Centro Educa Mais Poeta Antônio José contou com a inscrição de cinco equipes - cada uma composta por cinco estudantes, sendo quatro equipes com estudantes de 1° ano e uma equipe com estudantes do 3°. Entre os concorrentes, a equipe Medellin (1° ano/102) foi selecionada para a semifinal. 

A equipe desenvolveu uma ideia que consiste na programação de um servidor pelo Discord, que servirá como material auxiliar para os próprios alunos. Entre os problemas levantados pelos estudantes e que seriam possíveis serem solucionados com o aplicativo, estão: o controle de frequência diária (alunos frequentes e ausentes); a disponibilização de uma biblioteca virtual; leitor para correção de avaliações gerando o resultado de forma mais rápida, dentre outras funcionalidades.

 

Centro Educa Mais Dom Ungarelli

A equipe do Centro Educa Mais Dom Ungarelli, da cidade de Pinheiro, criou o projeto do CLI-GPS (Coleta de Lixo Inteligente), que permite o cidadão monitorar, e ser avisado, da aproximação do caminhão de coleta de lixo, evitando o acúmulo de lixo pela cidade.

“Esse projeto consiste em apresentar uma solução inovadora por meio de aplicativo para uma problemática da sociedade. O aplicativo dos nossos alunos propõe, por meio de GPS, mostrar horário em que o carro da coleta vai passar; a ideia é evitar que haja pontos de acúmulo de lixo e, consequentemente, esse lixo seja espalhado por animais e catadores. O aplicativo, então, informaria ao usuário a data e o horário exatos em que a coleta vai passar”, explicou a gestora pedagógica do Centro Educa Mais Dom Ungarelli, Hernilde Martins.

Além da data e horário, o aplicativo também tem outras funções que ajudam a diminuir o impacto do lixo. “O aplicativo CLI-GPS vem com algumas abas, onde o usuário vai poder encontrar serviços como coleta seletiva, com a localização exata do ponto de descarte e horário de funcionamento”, informou Hernilde. 

“Há também a aba doações, onde uma pessoa que adquire um móvel ou eletrodoméstico novo, como uma geladeira, e deseja se desfazer da antiga ainda em funcionamento, pode anunciar e doar esse eletrodoméstico. E a aba denúncia, onde o usuário do app pode acionar o poder público sobre a precariedade do serviço de coleta, assim como pontos de descarte irregular de lixo”, acrescentou a gestora.    

 

Premiação

Os vencedores do Desafio Liga Jovem ganharão uma viagem para Madrid, na Espanha, para uma vivência de inovação, com passagens, hospedagens, traslados, alimentação, passeios e monitoria.
 

Desafio Liga Jovem

Trata-se de uma competição envolvendo estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio de todo o Brasil, com o desafio de resolver um problema das suas escolas e/ou comunidades. A solução deve ser transformadora e utilizar algum tipo de tecnologia, como um aplicativo, site, jogo eletrônico, redes sociais, plataforma ou outras tecnologias. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »