MENU

17/03/2023 às 16h43min - Atualizada em 17/03/2023 às 16h43min

UEMASUL reformula estrutura da pesquisa científica

Da Assessoria
Ascom UEMASUL
Durante a reunião foram aprovadas seis revogações de resoluções, resolução que cria o Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior - Foto: Ascom/UEMASUL
 
O Conselho Universitário da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) reuniu-se na terça-feira (14) para a 17ª reunião extraordinária. Conselheiros e conselheiras discutiram e aprovaram oito resoluções apresentadas pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PROPGI). 

As propostas revogaram as resoluções nº 058/2018-CONSUN/UEMASUL, que regulamenta as normas para o afastamento e acompanhamento de pessoal docente e técnico-administrativo; o anexo único da resolução nº 50/2018-CONSUN/UEMASUL, que regulamenta o Programa de Bolsas de Apoio Técnico Institucional (BATI); a resolução no 017/2017-CONSUN/UEMASUL e a resolução no 036/2018-CONSUN/UEMASUL, que regulamentam as normas para a concessão e acompanhamento de bolsas de estudo para cursos de mestrado e doutorado aos docentes e técnico-administrativos do quadro efetivo; a resolução nº 061/2018-CONSUN/UEMASUL que regulamenta as normas para participação, afastamento e acompanhamento de pessoal docente e técnico-administrativo do quadro efetivo em programas de pós-graduação interinstitucionais Stricto sensu; a resolução nº 028/2018-CONSUN/UEMASUL que regulamenta o Programa Institucional de Iniciação Científica; e a resolução nº 051/2018-CONSUN/UEMASUL que regulamenta o Programa Institucional de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação.

O pró-reitor, professor Allison Bezerra Oliveira, explicou a necessidade das revogações das resoluções. “Está havendo uma reformulação na estrutura da pesquisa científica da universidade. O objetivo é de reformular o calendário das bolsas, que estão desconexas em relação ao CNPq, Fapema, UEMA e em relação ao restante do estado, dificultando a inserção de estudantes e apoios em caso de eventos. Foram ainda identificadas que algumas resoluções não estão de acordo com o Estatuto do servidor, resultando em insegurança jurídica para o servidor e para a instituição”.

Os avisos de editais de bolsas de pesquisas foram publicados nesta sexta-feira (17) e os editais serão na segunda-feira (20), para que se tenha tempo razoável para avaliação dos projetos, que serão implementados em agosto.

Durante a reunião foram ainda discutidas e aprovadas, a resolução que cria o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (PIBIC Jr) e a resolução que fixa as cotas de bolsas para o exercício de 2023/2024, nos diversos programas institucionais da universidade: 

Programa Institucional de Iniciação
  • Científica (PIBIC) – 80 cotas
  • Programa Institucional de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC/Junior) – 06 cotas
  • Programa Institucional de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) – 20 cotas
  • Programa Institucional de Produtividade (Bolsa de produtividade Sênior – 07 cotas; Bolsa de produtividade Júnior – 03 cotas)
  • Programa de Apoio Técnico Institucional (Bolsa de apoio técnico institucional, BATI I – 06 cotas e BATI II – 10 cotas)
  • Programa Institucional de Iniciação à Extensão (PIBEXT) – 50 cotas
  • Programa de Bolsa de Pós-graduação Stricto sensu – Mestrado – PPGLe – 10 cotas
  • Programa de estágio remunerado não obrigatório – 80 cotas
  • Programa Cursinho popular – 39 cotas
  • Programa de monitoria (Bolsa monitoria – 44 cotas)
  • Programa de preceptoria (Bolsa preceptoria médica – 10 cotas e Bolsa preceptoria enfermagem – 06 cotas).

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »