MENU

16/03/2023 às 17h38min - Atualizada em 16/03/2023 às 17h38min

Zé Gotinha participa da distribuição de mais de 570 mil doses de vacina contra Covid-19 no Maranhão

SECOM/MA
Zé Gotinha participou da entrega das vacinas contra Covid-19. - Foto: Wellington Silva
 
O Zé Gotinha embarcou em uma nova missão, nesta quinta-feira (16), no Maranhão. Acompanhando as equipes da Secretaria de Estado da Saúde (SES), o mascote foi até as Regionais de Bacabal, Imperatriz, Barra do Corda e Codó para distribuição de 572.881 doses contra Covid-19, assegurando a continuidade do esquema de imunização de milhares de maranhenses. 

"O Governo do Estado mais uma vez mostra empenho em trabalhar em conjunto com os municípios visando a quebra da cadeia de transmissão do vírus. Para tanto, pedimos que todos estejam atentos ao calendário de imunização visto que isso nos ajuda a estarmos vigilantes e a população protegida”, afirmou a secretária adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, Déborah Campos. 

Das mais de 570 mil doses enviadas hoje, 307.166 foram da Pfizer Bivalente e outras 254.624 da monovalente, entre Pfizer Adulto, Pediátrica, Baby, além da CoronaVac e AstraZeneca. De acordo com a chefe do Departamento de Imunização da SES, Halice Figueiredo, o envio de doses está sendo feito conforme a demanda. “O Ministério da Saúde está encaminhando as vacinas bivalentes de forma fracionada. As doses monovalentes são para completar esquema vacinal homólogo e reforço da população ainda contemplada com a vacina bivalente”, disse. 

Imunização - A Vacina Pfizer Bivalente está sendo administrada em pessoas com 12 anos ou mais que tenham recebido as duas primeiras doses da vacina monovalente. O intervalo de tempo entre a bivalente e qualquer uma das outras doses deve ser de, no mínimo, quatro meses. 

As doses monovalentes continuam sendo disponibilizadas para quem fechar o esquema básico. Neste sentido, a Baby Pfizer será para crianças de seis meses a quatro anos de idade, a Pfizer Pediátrica para crianças de cinco a 11 anos e a CoronaVac para crianças de três a quatro anos. 

Já a Pfizer tipo adulto está sendo destinada a pessoas com 12 anos ou mais e a AstraZeneca para indivíduos com idade igual ou maior de 18 anos. As pessoas com 70 anos ou mais, imunocomprometidos, vivendo em Instituição de Longa Permanência, profissionais dessas instituições e abrigados (ILP) deverão receber dose da Pfizer Bivalente. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »