MENU

16/03/2023 às 10h07min - Atualizada em 16/03/2023 às 10h07min

Chocolate, chocolate, chocolate... Eu só quero chocolate

Ludmila Pereira de Araujo Souza *
“Chocolate, chocolate, chocolate... Eu só quero chocolate.”

Isso mesmo! Já cantava o saudoso Tim Maia e eu hei de concordar.

Falar de chocolate nesse período, às vésperas da Páscoa, é extremamente oportuno, não é?! E antes que você ache que eu vou condenar o seu chocolatinho, já te adianto que não, meu caro leitor. Muito pelo contrário. Também sou fã de carteirinha e vou falar a você sobre os benefícios e a melhor forma de aproveitar essa delícia.  

O chocolate nada mais é que o resultado da fermentação das sementes de cacau e seu sabor original é extremamente amargo.
Contando um pouquinho da sua história, ele teve origem por volta do século XVII e se remonta aos tempos de civilização pré-colombianas da América Central. Durante a Era dos Descobrimentos, foi levado à Europa, onde se popularizou.

Ele era consumido na forma de uma bebida quente e de uso exclusivo da nobreza.

Os europeus passaram a adoçar e adicionar especiarias para adequá-lo ao seu gosto.

Obviamente, de lá pra cá, muita coisa mudou. Com o desenvolvimento dos processos industriais, aprimoramento de técnicas culinárias, foi-se aperfeiçoando cada dia mais esse preparo até se tornar o chocolate que a gente conhece hoje.

Atualmente, achamos no mercado de diversas formas: sólido em forma de barras, ovos e bombons; líquido, como achocolatado, chocolate quente e licor; além dele em pó que pode ser adicionado a bolos, doces, sorvetes, bebidas, biscoitos e mais uma infinidade de preparações.

Como dito inicialmente, seu sabor original é amargo, mas nos dias de hoje, encontra-se acrescido de açúcar, leite, gorduras e assim, adaptando o sabor ao paladar do consumidor.

O cacau contém uma série de benefícios à saúde, como o fato ser rico em antioxidantes, ajudando na prevenção de doenças; auxilia na manutenção da pressão arterial, reduzindo assim o risco para doenças cardiovasculares; além de ser bom também para o cérebro e para nossa saúde mental, já que aumenta serotonina – o conhecido como “hormônio da felicidade” – e consequentemente, reduz sintomas depressivos e de tristeza.

Inclusive, é justamente por isso que as mulheres quando estão na TPM gostam tanto de um chocolate. Assim como também, pessoas quando estão mais tristes, “se consolam” comendo seu chocolatinho.

Mas uma coisa que não posso deixar de contar a você, meu nobre chocólatra, é que conforme falei no decorrer desse meu texto, a indústria alimentícia fez e ainda faz grandes modificações no chocolate, o que pode oferecer ou não os benefícios citados.  

O chocolate ideal sempre é aquele que mais se aproxima de 100% cacau. 

É muito comum vermos no mercado, o chocolate ao leite que tem apenas 50% de cacau, sendo acrescido de bastante açúcar. Nesse, os possíveis benefícios são irrisórios.

Mas quando partimos para um chocolate com pelo menos 70% de cacau, passamos sim a desfrutar de suas qualidades a favor da nossa saúde.

Portanto, dessa forma, reafirmo: chocolate, chocolate, chocolate... Eu só quero chocolate.

________________________________________________________________________________________________________
 * Ludmila Pereira de Araujo Souza   é Nutricionista, especialista em Nutrição Clínica com ênfase nas enfermidades renais
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »