MENU

15/03/2023 às 21h25min - Atualizada em 15/03/2023 às 21h25min

Em um ano, PAI de Araguaína se consolida como referência no atendimento às crianças no Tocantins

PAI atende usuários do SUS de outros municípios da região de Araguaína

Assessoria
Foto: AscomAraguaína/ Marcos Sandes
 
A pequena Lorrayne Gabriely, de 3 meses, foi levada ao Pronto Atendimento Infantil (PAI) com sintomas de gripe. O pai da menina, o pedreiro Dorivane Camilo, morador do Araguaína Sul, não perdeu tempo e procurou auxílio médico. “Como é bom ter um local para trazer minha filha quando não está bem. Essa unidade foi a melhor obra que Araguaína já ganhou. Para nós, pais, é muito confortante poder dar socorro rápido aos nossos filhos em um lugar só para crianças”.

A bebê Lorrayne é uma das mais de 100 crianças atendidas diariamente no PAI de Araguaína, desde a sua inauguração em 15 de março do ano passado. A unidade de urgência e emergência pediátrica segue como a primeira do Tocantins com atendimento exclusivo e especializado para meninos e meninas de até 11 anos.

Em um ano de funcionamento, o PAI contabiliza o número de mais de 37 mil crianças atendidas desde o primeiro dia de portas abertas, até o mês de fevereiro deste ano. Ainda de acordo com os dados do Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), que administra a unidade sob supervisão da Secretaria da Saúde de Araguaína, a média mensal é de 3.082 crianças atendidas.

“Eu me sinto muito feliz por ver esta unidade funcionando em Araguaína e levando diariamente um atendimento especializado e humanizado às nossas crianças. Eu como pai já trouxe meus filhos aqui e, de fato, é uma realidade que há muito era esperado por nós, pais e mães”, destacou o prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues.

O PAI tá On
Além de Araguaína, o PAI, que funciona 24 horas, atende usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) de outros municípios, ampliando a assistência pediátrica na região norte do Tocantins, como o pequeno Carlos Eduardo de Jesus, 9 anos, morador de Santa Fé, que foi atendido na unidade nessa terça-feira (14). “Eu fiquei desesperada quando vi meu neto sofrendo muito com fortes dores de cabeça, febre e outros sintomas que me deixaram preocupadas. Sou muito grata por terem recebido ele aqui no PAI, que lugar abençoado”, disse a avó do garoto, a dona de casa Alcione de Jesus.

“Desde a inauguração a população vem buscando atendimento no PAI, já foram mais de 37 mil atendimentos, um número bastante expressivo de atendimentos. Deste total, apenas 1.070 crianças foram encaminhadas para o HMA (Hospital Municipal de Araguaína), o que representa a resolutividade dos casos que chegam até a unidade”, reforçou a secretária municipal da Saúde, Ana Paula Abadia.

Estrutura
A unidade conta com nove leitos, sendo quatro na ala vermelha e cinco na amarela e ainda possui duas recepções, farmácia, sete salas para classificação de risco do paciente, e ainda outras salas de serviço social, de triagem, de nebulização com medicação, pequenos procedimentos, raio-x, salas administrativas. Também tem laboratório, copa, refeitório e banheiros masculinos e femininos.

A equipe do PAI é formada por mais de 100 profissionais, entre médicos clínicos e pediátricos, enfermeiros, assistentes sociais, farmacêuticos, nutricionistas, técnicos de enfermagem, de laboratório e de raio-x, além de administrativos e de apoio.

Ampliação
O PAI faz parte do projeto de construção do novo Hospital Municipal Eduardo Medrado de Araguaína. Na primeira etapa da obra foram investidos aproximadamente R$ 9 milhões, com recursos do Ministério da Saúde e contrapartida de 66% da Prefeitura.

O projeto segue agora para a segunda etapa, cuja fase é a de abertura de licitação para contratação da empresa que deverá executar os serviços. A obra completa tem previsão de investimento de quase R$ 23 milhões e substituirá a atual unidade que funciona em um prédio alugado, no Setor Rodoviário.

“Somos referência no Tocantins no atendimento às crianças e continuamos trabalhando muito, enquanto Município, para manter esse serviço essencial aos nossos pequenos, inclusive, o projeto de ampliação do local segue, este mês ainda, para a etapa de licitação”, concluiu Wagner Rodrigues.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »