MENU

15/03/2023 às 21h21min - Atualizada em 15/03/2023 às 21h21min

Tobasa Bioindustrial planeja gerar energia elétrica durante o processamento do coco babaçu

Empresa de Tocantinópolis pode ser a primeira mini geradora de energia elétrica do país

Assessoria
Diretor Baruque Filho com o secretário Carlos Humberto Lima - Foto: Graziela Duarte/Governo do Tocantins
 
Empresa pioneira no Tocantins, a Tobasa Bioindustrial está com um projeto de geração de energia elétrica por meio do aproveitamento do babaçu. A ideia foi apresentada na Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), nesta terça-feira (14).

A Tobasa é uma empresa sediada em Tocantinópolis, no Bico do Papagaio, pioneira no desenvolvimento de tecnologias e processos para o extrativismo florestal e o aproveitamento integral do coco de babaçu. A empresa ainda gera economia circular e soluções sustentáveis para diversos setores da indústria.

O diretor e presidente da empresa, Baruque Filho, disse que o objetivo da visita à secretaria foi para apresentar um projeto inovador de Bioenergia do Babaçu e buscar conhecimento das leis de incentivos fiscais que o estado oferece.

“Hoje, estive aqui na Sics para apresentar um projeto de aproveitamento da energia térmica gerada do coco de babaçu com a finalidade de produzir energia elétrica a partir desse calor e, com isso, nós vamos montar a primeira mini geradora de energia elétrica do país a partir de matéria prima de floresta nativa”, disse.

“É um projeto extremamente importante para o desenvolvimento do nosso estado, pois a agroindústria é essencial para o processo de industrialização, além de contribuir com a descentralização econômica no Tocantins, esse é o nosso foco”, pontuou o secretário Carlos Humberto Lima.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »