MENU

14/03/2023 às 17h16min - Atualizada em 15/03/2023 às 00h01min

Em tempos de chuvas fortes, a grama cresce e o trabalho de manutenção de áreas verdes aumenta

Apesar de intuitivo, conheça quais são os cuidados necessários para utilizar com segurança os equipamentos cortadores de grama e os modelos ideais para cada serviço

SALA DA NOTÍCIA Letícia Gasparini
Agência Image 360
BRANCO MOTORES

São Paulo, Março de 2023 - O verão está acabando, mas as fortes e constantes chuvas que a estação traz ainda afetam a maior parte do Brasil. Com isso, a grama, tanto do jardim de residências como das áreas de chácaras, sítios ou fazendas, cresce rapidamente. Para ajudar na manutenção, a Branco Motores oferece um portfólio com cortador de grama e trator-cortador de grama; e destaca os cuidados com relação ao uso das máquinas para garantir um bom trabalho, a segurança e ergonomia do usuário final.

 

“Os equipamentos da Branco foram pensados para oferecer o melhor resultado. Nesse sentido, embora a operação seja muito simples, talvez até intuitiva, saber utilizá-los é fundamental. Disseminar esse conhecimento também é parte do nosso papel e cuidado com o nosso cliente”, afirma Rodrigo Deneka, Gerente de Produto da Branco Motores.

 

Cuidados no Trabalho
 

Para começar, o profissional deve primar pelo uso de equipamentos de segurança, como por exemplo um sapato de segurança e protetor auricular. Em seguida, atentar para as características do cortador de grama:

  1. É prudente se certificar de que todos os dispositivos de segurança estejam nos lugares certos e funcionando corretamente;
  2. Caso haja uma lâmina entortada, trincada ou danificada, ela deve ser substituída imediatamente;
  3. Quando a máquina for a gasolina, o tanque precisa ser abastecido antes do uso. Após a operação;
  4. Inspecione a área a ser cortada, e recolha todos os objetos espalhados para evitar choque com as lâminas;
  5. Procure fazer o corte da grama quando ela estiver o mais seca possível e apenas realize o trabalho com o local iluminado;

Tudo pronto, vamos ao processo de corte

Chegou o momento de maior prudência: a hora do corte. Então, iniciado o processo, nenhum tipo de ajuste pode ser feito sem desligar o cortador. Além disso, o usuário dever ter:

  1. Cuidado e atenção, pois são fundamentas durante toda a operação. Isso porque, um bom trabalho é aquele que preza por cortar devagar a grama, fazendo as paradas necessárias para a remoção de materiais que possam, por acaso, entupir o equipamento;
  2. Foco na execução do trabalho, para evitar obstáculos como por exemplo raízes, cupinzeiros e canos, além de ouvir os sons emitidos pelo equipamento para ter a certeza de que tudo está funcionando bem.

 

Missão cumprida. É hora de guardar a máquina

Encerrada a atividade, alguns detalhes são muito importantes:

  1. Esfriar o equipamento antes do armazenamento é uma exigência, ainda mais se for alojado em um local fechado;
  2. Remover toda grama, folhas, graxa, óleo e afins antes do repouso;
  3. Se o cortador é movido a gasolina, e não for ser utilizado novamente dentro de uma semana, faz-se necessário drenar o combustível do tanque, e queimar o restante no carburador. Caso irá usar dentro deste período, deixá-lo armazenado longe de uma fonte de ignição para evitar acidentes;
  4. Manter uma constância de lubrificação conforme manual de instrução da Branco;
  5. Optar sempre pelas peças originais e aprovadas para manutenção.

 

Com tudo isso em mente, chegou o momento de escolher a máquina ideal a cada operação:


 

Cortador Elite 7000 SL

 

 

 

Com o maior torque do mercado de 8,75 lbf.ft, o cortador Elite 7000 SL proporciona mais performance e robustez para uso profissional. Possui espessura da base reforçada de 2mm, que garante mais resistência a trincas, quebras e torções. Além disso, oferece outras praticidades: bordas frontais curvas, que diminuem o atrito com a grama, reduzindo o esforço necessário para operação; corte com precisão com cinco regulagens de altura; filtro de ar avançado, com proteção para evitar a entrada de detritos e sujeiras no motor; largura de corte de 22″, com uma maior área de corte para aumentar a produtividade do trabalho; saída lateral, que garante alto rendimento e performance para trabalhos profissionais; e rolamento em todas as rodas, reduzindo a fricção e garantindo maior durabilidade.

 

Trator-Cortador BT 1942 e BT 1838
 

 


Os tratores-cortadores de grama BT 1942 e BT 1838, de alta performance, foram desenvolvidos para auxiliar nos serviços realizados em chácaras, clubes, grandes condomínios e jardins. Movidos a gasolina, vêm equipados com motor Briggs & Stratton EX 1750 e EX 1900, com potência de 17,5hp e 19,0hp respectivamente. O diferencial deles é a combinação perfeita entre tecnologia e eficiência, que possibilita um tempo de corte mais rápido quando comparado com concorrentes equivalentes disponíveis no mercado, sendo 24% mais rápido em um terreno de 10.000m2, no modelo BT 1942, e 38% mais rápido em um terreno de mesmo tamanho, no modelo BT 1838.

 

Outras características dos tratores-cortadores da Branco são o engate rápido para mangueira de jardim, que facilita a limpeza do deck de corte; 7 diferentes posições de altura de corte, com variações entre 3,5cm a 8,5cm; transmissão hidrostática, por meio do controle de velocidade realizado pelo pedal posicionado no pé direito do operador; rodas no deck, que trazem maior durabilidade, estabilidade do deck de corte e proteção ao gramado durante a operação; o acompanhamento de um kit para engate de carretinha; e também o acionamento eletromagnético da embreagem, que proporciona facilidade na operação, permitindo que o conjunto de corte seja acionado através do interruptor no painel.

 

Trator-cortador Giro Zero BZ 2552


 

 

Ideal para grandes áreas, como os gramados de sítios e chácaras, o trator-cortador Giro Zero BZ 2552 garante muito mais produtividade e eficiência no trabalho. Movido a gasolina, vem equipado com motor Briggs & Stratton PXi2500 de 25HP e 724cc, proporcionando mais velocidade e precisão na execução de qualquer serviço. O produto oferece outras vantagens: assento ergonômico para maior conforto ao operador; rodas no deck de corte, que trazem proteção ao gramado com maior durabilidade e estabilidade; deck de corte em aço com chapas de 3,2mm soldadas, garantindo maior robustez; fácil troca de óleo por meio da mangueira extensora acoplada ao motor, que facilita a drenagem; e sistema avançado de filtro de ar, que mantém o motor limpo e isento de impurezas, promovendo maior vida útil do motor.

 

Sobre a Branco Motores:

Fundada em 1936, a Branco Motores é referência nacional no desenvolvimento de soluções para o agronegócio, construção civil, floresta e jardim. A empresa possui um compromisso permanente com a qualidade, a ética e o desenvolvimento de soluções pioneiras e eficientes. O portfólio, completo e inovador, conta com linhas de motores, geradores, motobombas, motocultivadores, lavadoras, perfuradores de solo, entre outros produtos. São itens com alta tecnologia, desempenho, segurança e economia, além de reconhecida assistência técnica e pós-venda.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »