MENU

14/03/2023 às 22h06min - Atualizada em 15/03/2023 às 00h00min

Especialista explica cinco benefícios da Lean Construction para canteiros de obras

A metodologia aplicada à gestão de projetos pode aumentar o valor entregue ao cliente e minimizar o desperdício de recursos e tempo, além de garantir segurança aos profissionais

SALA DA NOTÍCIA beatriz crepaldi
https://www.climbgroup.com.br/
Divulgação

Nos últimos dois anos, a construção civil cresceu 17,7% ante 8,2% da economia brasileira. Para 2023, as estimativas indicam a expansão de 2,5%, marcando o terceiro ano de crescimento, conforme indicativos da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), compartilhados pelo Monitor Mercantil.

 

É nesse panorama que, cada vez mais, a construção enxuta está sendo utilizada em canteiros de obras do Rio Grande do Sul, e de todo o Brasil, a fim de aproveitar o cenário positivo para a construção civil, previsto pela CBIC. É o que afirma Marcus Fireman, especialista em Lean e sócio-fundador da Climb Group, empresa com sede em Porto Alegre (RS).

 

“A Lean Construction é uma filosofia aplicada na gestão de projetos que tem como objetivo aumentar o valor entregue ao cliente e minimizar o desperdício de recursos e tempo. Ela é baseada no conceito Lean Manufacturing, desenvolvido pela Toyota em meados da década de 50”, explica.

 

Para tanto, prossegue, a metodologia procura melhorar o fluxo de trabalho de um projeto, eliminando atividades desnecessárias e minimizando ao máximo o retrabalho.

 

“Além disso, a Lean Construction incentiva a colaboração entre o cliente, o contratante, os fornecedores e a equipe de campo”, acrescenta Fireman. “O objetivo é garantir que todas as partes estejam trabalhando juntas em direção ao mesmo objetivo e que as informações sejam compartilhadas de forma transparente e eficiente, evitando ruídos”, diz.

 

Ainda que não se trate de um conceito novo, é comum que haja dúvidas com relação à aplicação da metodologia. Afinal, por que investir em ferramentas de gestão, como o Lean Construction, garante maior eficiência nos canteiros de obras? Atento a estas e outras questões, o especialista destaca cinco benefícios da sua utilização em obras nos tópicos a seguir:

 

1 - Menos desperdício
Fireman explica que a utilização do Lean na construção civil ajuda a identificar e eliminar desperdícios. No sistema de produção, uma pesquisa recente da Climb identificou que grande parte dos desperdícios estão relacionados a transporte, espera , movimentação e retrabalho. De acordo com Marcus,"tudo isso reduz custos e tempo - o que aumenta, consequentemente, a eficiência e a produtividade”, pontua. Porém,  também existem desperdícios nos setores de apoio, e resultam em lentidão no processo de compra e mobilização,  erros de projeto e etc.


2 - Mais qualidade
A Lean Construction busca a eliminação de defeitos e a melhoria contínua, acrescenta o empresário. “O resultado são produtos e serviços de mais qualidade. Afinal, a já mencionada redução de desperdício, aliada à padronização dos processos e a integração entre o sistema de PCP e qualidade, aumentam a qualidade de forma significativa”, afirma. Muitos dos desafios atuais da qualidade são tratados à medida que se integra PCP e qualidade, uma vez que o ciclo de controle fica mais curto. 


3 - Mais segurança aos trabalhadores
Segundo Fireman, o lado humano também é levado em conta pela metodologia Lean Construction, já que o conceito promove a adoção de práticas como a identificação e eliminação de riscos. “Todos sabemos que a prevenção é a melhor solução quando se trata de segurança em ambientes de trabalho, especialmente os da construção civil”.


4 - Mais adaptabilidade 
Nas palavras do sócio-fundador da Climb Group, a construção enxuta permite maior flexibilidade e adaptação a mudanças, com a utilização de práticas como o planejamento colaborativo, o uso de equipes multifuncionais e a implementação de processos mais ágeis e enxutos. “Imprevistos acontecem, mas devemos estar alertas e preparados para mudanças de última hora, mantendo a segurança dos trabalhadores e a qualidade do serviço”, ressalta.


5 - Melhora na comunicação

Por fim, Fireman observa que o Lean na construção civil busca promover uma cultura de colaboração e melhora a comunicação entre as equipes de trabalho. “Um ambiente sem ruídos resulta em mais eficiência e produtividade, além de proporcionar mais satisfação do cliente e reduzir os conflitos entre as partes envolvidas no projeto”, conclui.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »