MENU

13/03/2023 às 20h00min - Atualizada em 13/03/2023 às 20h00min

Previsão do tempo para a semana é de chuvas intensas do centro ao norte do país

Umidade e calor favorecem o acúmulo de chuvas nos estados do PA, MA, MS, SP e MG.

Karina Chagas
Brasil 61
Foto: Marcelo Casal/Agência Brasil

   
No decorrer desta semana, algumas regiões brasileiras vão apresentar chuvas intensas que vão predominar do centro para a norte do país. “A gente está ainda no Verão. O calor e a umidade favorecem essa convergência e esses sistemas agregam o conceito de verão. Esses fatores influenciam e estão proporcionando muita chuva do centro ao Norte do país. Então, as pessoas têm que ficar atentas, porque o destaque na semana justamente vai ser essa chuva intensa na nessa”, explica a meteorologista do Inmet, Andrea Ramos.

 Norte 

O maior volume de chuvas para esta semana aparece do centro ou norte do país, principalmente no Pará. As chuvas vão ser intensas nessas regiões, acompanhadas de trovadas isoladas e em alguns momentos, com rajadas de vento. Roraima e boa parte do estado apresentam temperaturas elevadas. Em Belém a temperatura varia entre 24 e 28º. 

 Nordeste 

No norte do Ceará, norte do Piauí, em boa parte do Maranhão e do Centro ao Sul do Pará, estão previstos grandes acumulados de chuva para a semana. 

O tempo abre no interior e norte da Bahia. Já na região litorânea a previsão é de chuva, principalmente em Salvador. 

No oeste de Pernambuco, também a previsão é de pancadas de chuvas no decorrer dos próximos dias. Em Teresina os termômetros chegam a 30º.

 Centro-Oeste 

No Centro-Oeste a previsão de chuvas fortes durante toda a semana aparece no Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul. Em Mato Grosso a máxima também pode chegar à casa dos 30º.

 Sudeste 

Durante toda a semana, toda a Região Sudeste apresenta chuva, principalmente em São Paulo, Sul e Noroeste de Minas Gerais, Rio de Janeiro e no litoral do Espírito Santo. Na faixa Leste, o tempo abre no norte de Minas Gerais também no interior. Durante a semana, a capital mineira a temperatura varia entre 18 e 30º. 

 Sul 

No Sul do país a previsão também é de chuva, na parte oeste do Rio Grande do Sul. Esse clima chuvoso vai chegar em boa hora, já que a região está saindo de um período de estiagem e temperaturas que alcançaram a casa dos 39º. A chuva predomina também no litoral nordeste de Santa Catarina, Paraná e o extremo Sul de São Paulo com grande volume. Em Florianópolis a temperatura fica entre 17 e 27º. 

As temperaturas máximas vão concentrar mais no leste do Rio Grande do Sul, atingindo Porto Alegre. Semana será quente na capital, alcançando a faixa dos 33º.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »