MENU

12/03/2023 às 23h34min - Atualizada em 14/03/2023 às 00h01min

Lulla & Piero Gancia – No Grande Prêmio da Vida

A LUSTE, um Atelier Editorial & Multimídia, lança o livro “Lulla & Piero Gancia – No Grande Prêmio da Vida”, de autoria de Carlo V. Gancia, sobra a imigração italiana no Brasil, com ênfase na chegada da Família Gancia na década de 1950

SALA DA NOTÍCIA Silvia Balady
divulgação
LULLA & PIERO GANCIA
No Grande Prêmio da Vida
A LUSTE, um Atelier Editorial & Multimídia, lança o livro “Lulla & Piero Gancia – No Grande Prêmio da Vida”, de autoria de Carlo V. Gancia, sobra a imigração italiana no Brasil, com ênfase na chegada da Família Gancia na década de 1950 e sua influência no estilo de vida da época. Um recorte das reproduções constantes na publicação, com 28 imagens, estarão em exibição por ocasião do lançamento,
Lulla & Piero Gancia, com intenso vigor e atuação no circuito cultural paulistano e forte ligação com o automobilismo, estabelecem novos parâmetros e deixam sua marca na vida contemporânea da cidade com uma visão vanguardista em todos os setores a que se dedicam.
O relato de Carlo Gancia é um testemunho presencial da vida do casal, que ele acompanhou os feitos e conquistas por ser filho e estar presente. De próprio punho, ele oferece um pequeno relato do que será apresentado.
“(...) Lulla e Piero nasceram em Turim, no Piemonte, noroeste da Itália e, quando estavam para chegar à maioridade, estourou a Segunda Guerra Mundial, da qual participaram ativamente. Terminada a guerra se casaram e tiveram um primeiro filho, que nasceu no dia que iniciou a Guerra da Coréia, guerra que até hoje não terminou, isso era em junho de 1950, dia 25 quando nasci. Durante os dois primeiros anos da Guerra da Coréia temia-se que pudesse se transformar na Terceira Guerra. Lulla e Piero resolveram emigrar, indo para o Uruguai onde nasceu minha irmã Kika. Mas Piero, apesar da vida boa no Uruguai decidiu tentar a sorte no Brasil, o sempre país do futuro. Kika e eu chegamos no Brasil com nosso pai, pois minha mãe havia decidido fazer a viagem até São Paulo de carro com o irmão do meu pai. Praticamente, não havia asfalto na época, passava-se da terra seca e emperrada ou ao barro profundo; a viagem tomou seis dias.
Os neófitos em Brasil aqui chegaram em 1951 e meu pai montou uma fábrica de aperitivos e uma vinícola; um negócio que a família Gancia estava metida desde 1850.
O tempo foi passando até um dia em janeiro de 1962, por uma razão muito fortuita Piero inicia a correr de automóvel. Lulla não aprova e chega quase a brigar com Piero mas ele, com seu charme e calma, consegue convencê-la a dar umas voltas em Interlagos. Lulla gosta e começa a correr e, nas corridas longas, a organizar os boxes da equipe de Piero. Em 1966, Piero se torna o primeiro Campeão Brasileiro de Automobilismo da história.
Interlagos, que havia sido inaugurado em 1940, após 26 anos sem alguma manutenção está totalmente obsoleto. Em 1967, com a ajuda dos pilotos de São Paulo, convence o então prefeito, o carioca Faria Lima, a finalmente fazer uma reforma no autódromo. Faria Lima nomeia Lulla para tocar a obra.
Filha de engenheiro e neta de um famoso arquiteto, Lulla sabia o que fazer; era o que sempre sonhou. Foi à Itália falar com o presidente do Autódromo de Monza, que lhe dá a receita do que deveria fazer.
(...) Quando a reforma do Autódromo de Interlagos terminou, Emerson Fittipaldi estava saindo para a Europa onde se destacaria com uma meteórica  carreira. Quatro anos após terminadas as obras, o Brasil tinha os seu primeiro GP de F1. Obra da Lulla que o machismo de alguns preconizava que nada produziria.
(...) Mas o resto da história o leitor terá que ler o livro - LULLA & PIERO GANCIA- No Grande Prêmio da Vida - para saber como acaba. Garanto que a vida dos dois é uma epopeia a ser saboreada tanto pelos percalços que sofreram mas também pelas lindas coisas que criaram. Bom divertimento.”

EVENTO
Lançamento do livro e exposição Lulla & Piero Gancia – No Grande Prêmio da Vida
Autor: Carlo V. Gancia
Editora: LUSTE
Data: 14 de março de 2023 – terça-feira - das 17h30 às 21h30
Local: Museu da Casa Brasileira
Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano, São Paulo

LIVRO
Título: Lulla & Piero Gancia – No Grande Prêmio da Vida
Autor: Carlo V. Gancia
Editora: LUSTE Editores
Ano: 2023
ISBN: 9786589044093
Número de Páginas: 196
Dimensões: 25 x 34 cm.
Preço: R$ 98,00
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »