MENU

13/03/2023 às 19h57min - Atualizada em 14/03/2023 às 00h00min

5 Benefícios às empresas ao adotarem o backup em nuvem

Especialista em tecnologia explica as vantagens para uma empresa realizar essa estratégia segura e eficaz

SALA DA NOTÍCIA Daniela Nucci
Divulgação

 

Com o avanço da tecnologia, as empresas precisam ter muito cuidado com seus arquivos e informações. A perda de qualquer item, por menor que seja, pode impactar projetos e interromper todo o progresso de uma organização. Para assegurar que isso não aconteça no seu negócio, o backup em nuvem é o que há de mais moderno, eficiente e seguro.

“O backup nada mais é do que uma cópia de segurança. Em vez de ficarem armazenados em um único local, os dados são copiados e guardados em algum outro dispositivo ou espaço externo” diz o especialista em cloud da Vercan Tecnologia, Síber Eduardo Cintra.

De acordo com o especialista, quando o usuário escolhe pelo armazenamento do backup na nuvem, ele está optando em guardar o dados em Datacenters Tier ou IV sem investir em seu datacenter local para garantir este nível de segurança.

Para desenvolver uma boa gestão online dentro de uma empresa é fundamental implementar ferramentas que protejam toda a informação digitalizada. Agora que os ataques cibernéticos fazem parte do dia a dia das empresas, é fundamental instalar todas as medidas de segurança possíveis. De fato, de acordo com o Relatório de Segurança 2023, elaborado pela Check Point Software, os ciberataques globais em redes corporativas aumentaram 28% no terceiro trimestre de 2022 em comparação com 2021, e a previsão para este ano é um crescimento global acentuado e contínuo impulsionado por mais explorações de ransomware e no hacktivismo.

No Dia Mundial do Backup, em 31 de março, e em um momento como o atual, é relevante destacar as diferentes formas como as empresas podem salvar seus dados, pois agora a questão não é mais se uma organização será ou não vítima de um ataque, mas, sim, quando isso acontecerá.

A ideia é que, assim, se imprevistos como falhas técnicas, incêndios, roubos ou sequestros comprometerem os originais, as informações continuem disponíveis e possam ser acessadas após um processo de recuperação.

Essa é uma das principais garantias de que os arquivos não serão perdidos. De acordo com Siber, para as empresas, representa a sobrevivência do negócio. Afinal, perder os dados dos clientes pode causar um prejuízo enorme, talvez irreversível.

Confira agora as vantagens de modernizar sua empresa e utilizar tecnologia avançada com o uso de backup em nuvem.

Maior ganho em escalabilidade

Em um local físico, o número de backups que podem ser armazenados sempre terá um limite devido à capacidade do disco rígido. Na rede isso não acontece, pois os provedores de nuvem têm uma ampla gama de flexibilidade de armazenamento para que possam ampliar a capacidade à medida que ela for necessária. Dessa forma, dependendo da expansão ou redução do volume de negócios de uma empresa, as necessidades de backup de dados podem ser ajustadas.

Mais autonomia

Quando uma empresa possui um provedor de serviços de backup remoto, não precisa ter conhecimento de como realizar os backups, nem treinamento extra para executar os processos. Esses serão realizados automaticamente com a frequência definida anteriormente.

De qualquer local

A forma tradicional de fazer backups era caracterizada por cópias de segurança em dispositivos físicos (disquetes, discos rígidos, CDs etc.). Esses locais podem ser danificados, corrompidos, perdidos ou roubados. Além disso, esses dispositivos geralmente ficam armazenados no próprio escritório, portanto, se ocorrer um incidente, as informações serão perdidas. A implementação do formato de backup remoto tem a vantagem de estar em um local diferente.

Dados criptografados e protegidos

É evidente que os dispositivos de armazenamento físico podem ser danificados por uso indevido ou falha do sistema. Nesse caso, os dados podem ser perdidos, algo que não acontece na nuvem. As informações são armazenadas em servidores privados que evitam qualquer tipo de falha graças à sua tecnologia. Da mesma forma, todos os seus sistemas estão equipados com protocolos de criptografia avançados e de segurança.

Segurança

A segurança é algo latente na escolha de uma solução de backup, e onde os dados serão armazenados é de fundamental importância para se garantir a segurança da informação e da operação em situações de desastre. Com seu backup na nuvem você pode optar pelo armazenamento em Datacenters TIER III ou superior sem a necessidade de investimento em equipamentos e redundâncias no seu data center local.

“A Vercan Tecnologia utiliza-se da solução da Google Cloud para armazenar os dados, sendo os datacenters utilizados no mínimo TIER III que atendem aos rigorosos padrões de compliance e privacidade como ISO/IEC 27001, ISO/IEC 27017, ISO/IEC 27018, SOC 1, FISC (Japão) e FedRAMP”, finaliza Siber.

 

Saiba mais www.vercan.com.br


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »