MENU

13/03/2023 às 18h33min - Atualizada em 13/03/2023 às 18h33min

MPMA participa de audiência pública sobre situação do HMI

Em dois anos, o MPMA impetrou sete Ações Civis Públicas contra o Município

Iane Carolina
CCOM/MPMA
Promotor de justiça Thiago Pires representou o MPMA - Fotos: Divulgação
 
O Ministério Público do Maranhão participou na manhã de sexta-feira  de uma audiência pública realizada na Câmara de Vereadores para discutir a situação do Hospital Municipal de Imperatriz.

O representante do Ministério Público do Maranhão na audiência foi o titular da 5ª Promotoria de Justiça na Defesa da Saúde de Imperatriz, Thiago Pires. A atividade é de iniciativa da titular da 2ª Vara da Fazenda Pública, Ana Lucrécia Sodré. 

Só nos anos de 2021 e 2022, o MPMA já impetrou sete Ações Civis Públicas contra o Município solicitando que o Poder Judiciário determine a regularização dos problemas encontrados no Hospital, constatados após vistorias realizadas pela Promotoria da Saúde e denúncias feitas pela população.

Este ano já foi proposta outra ação judicial contra o Município solicitando medidas urgentes para sanar as irregularidades no HMI. Antes das Ações Civis Públicas, o Ministério Público tentou solucionar os problemas extrajudicialmente em diversas reuniões com o Município, mas sem êxito.

A população compareceu ao evento e lotou o Plenário Léo Franklin. Populares puderam falar e denunciaram vários casos de mau atendimento e falta de estrutura no Hospital Municipal de Imperatriz.

Uma das pessoas afirmou que perdeu o pai por falta de atendimento médico e por falta de UTI no hospital na época em que o ente precisou dos serviços das instituições de saúde e não foi atendido a contento.

A audiência foi presidida pela juíza Ana Lucrécia. Além do promotor de justiça Thiago Pires, representando o Ministério Público do Maranhão, também participaram do evento a Defensoria Pública, vereadores, representantes do Executivo Municipal, da sociedade civil organizada, conselhos tutelares, dentre outros. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »