MENU

10/03/2023 às 19h14min - Atualizada em 11/03/2023 às 00h01min

Mariana Ianelli lança livro de poesias “Vida Dupla”, pela Editora Peirópolis

Obra integra a Coleção Madrinha Lua dedicada exclusivamente a poetisas brasileiras.

SALA DA NOTÍCIA Fausto Cabral
Março é o mês em que o protagonismo feminino, em suas diferentes facetas, ganha um destaque especial, por conta das celebrações do Dia Internacional da Mulher. Mas e na literatura, em especial na poesia brasileira, será que as autoras contemporâneas têm espaço e o devido reconhecimento?

Justamente com objetivo de jogar luz nesta potência criativa das poetas brasileiras, a Editora Peirópolis criou a Coleção Biblioteca Madrinha Lua – uma autêntica homenagem à poeta mineira Henriqueta Lisboa (1901-1985), que acaba de ganhar mais uma autora.

Trata-se de Vida Dupla (72 págs), mais novo livro da coleção, escrito por Mariana Ianelli, cujo lançamento ocorrerá no sábado, dia 25 de março, a partir das 16h na Livraria da Tarde. Neste evento a autora e a curadora da Biblioteca Madrinha Lua, Ana Elisa Ribeiro, lerão para o público alguns dos poemas presentes na obra. Vale ressaltar que a poeta Simone de Andrade Neves, que assina o prefácio da obra, também estará presente no evento para a leitura de poemas.

No livro, com fluidez e graça, além de certa devoção, Mariana esconde, na forma e no vocabulário, a matéria-prima emprestada para novos assombros e sobressaltos; amplia e encurta distâncias entre tempo e espaço, o invisível e a imagem que perscruta em outros mundos, num exercício de alteridade e espelhamento entre a poesia e o leitor.

Madrinha Lua – A coleção, que empresta o nome de um dos livros de Henriqueta Lisboa, reúne poetas que nos aparecem pelas frestas do mercado editorial, pelas fendas do debate literário. Já no final da vida, Henriqueta Lisboa, poeta madrinha do catálogo, se fazia uma pergunta dura, sem resposta previsível, em especial para as mulheres que escrevem: “Terá valido a pena a persistência?”.

A coleção, uma obra aberta, conta com obras de autoras como Líria Porto (Quem tem pena de passarinho é passarinho), Regina Azevedo (Lança Chamas), Lubi Prates (Até Aqui), Adriane Garcia (Estive no fim do mundo e me lembrei de você), Fernanda Bastos (Selfie-Purpurina), Amanda Ribeiro (Máquina de costurar concreto), Marília Kosby (Genealogia das mulas) e agora Mariana Ianelli (Vida Dupla).

Das poetas, pode-se dizer que Mariana Ianelli tem a maior proximidade com a poesia de Henriqueta Lisboa, pois foi quem resenhou o lançamento de Henriqueta Lisboa: Obra Completa para a grande imprensa, em 2020.

O projeto gráfico da coleção é de autoria da designer pernambucana Gabriela Araújo, que trabalhou com cores e formas, sentidos e costuras. Além dos livros e do hotsite (editorapeiropolis.com.br/madrinha-lua), acompanham a coleção 16 videopoemas da (vídeo)poeta mineira Amanda Ribeiro.

“Henriqueta Lisboa, uma das grandes poetas brasileiras do século XX, continua nos inspirando. A Biblioteca Madrinha Lua é um tributo à poeta mineira, por sua poesia e por todos os seus esforços pela difusão da palavra poética, mas também é uma conspiração que reúne escritoras do nosso tempo em livros que pretendem circular entre leitores e leitoras de poesia contemporânea”, comenta a curadora da coleção, Ana Elisa Ribeiro.

Mariana Ianelli - Nasceu em São Paulo em 1979 e tornou-se mãe de Yolanda em 2016. É autora de  treze livros de poesia, entre eles Manuscrito do fogo (2019), que marca os vinte anos de sua produção poética, e América – Um poema de amor (2021), finalista do prêmio Oceanos 2021, ambos pela Ardotempo; além de Fazer silêncio (2005), Almádena (2007) e Treva alvorada (2010), pela Iluminuras. Publicou também crônicas e obras infantojuvenis. Recebeu diversos prêmios, entre eles a menção honrosa no prêmio Casa de las Américas (Cuba) em 2011. É editora de poesia do Rascunho e cronista da revista Rubem.

SERVIÇO
Lançamento do livro Vida Dupla – Editora Peirópolis - Leitura de poemas com Ana Elisa Ribeiro e Mariana Ianelli
Dia: 25 de março, sábado
Horário: 16h
Local: Livraria da Tarde
Endereço: R. Cônego Eugênio Leite, 956 – Pinheiros, São Paulo – SP

VIDA DUPLA
Título: Vida Dupla
Autora: Mariana Ianelli
ISBN: 978-65-5931-216-0
Código de Barras: 978-65-5931-216-0
Dimensões: 12 x 19 cm
Peso: 0.250 kg
Páginas: 72
Idioma: Português
Classificação: Livre para todas as idades.
Origem: Brasil
Capa: Brochura
Preço: R$ 42,00
Informações: www.editorapeiropolis.com.br/produto/vida-dupla/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »