MENU

10/03/2023 às 22h51min - Atualizada em 10/03/2023 às 22h51min

Escola de Saúde Pública é criada em Araguaína para qualificação de profissionais do município

Por meio de parcerias, unidade vai oferecer residências médicas e multiprofissionais em saúde

Da Assessoria
Foto: AscomAraguaína / Marcos Sandes
 
A Secretaria da Saúde de Araguaína iniciou o processo de implantação da Escola de Saúde Pública do Município, que deverá capacitar, só este ano, 2 mil servidores. O objetivo da nova unidade é promover a qualificação de todas as equipes que atuam na rede municipal de saúde, por meio de cursos de extensão, oficinas, entre outras modalidades de aperfeiçoamento, para otimizar o serviço oferecido à população araguainense.

“Araguaína está utilizando uma visão ampla da educação permanente em saúde para adequar os serviços de acordo com as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS) e da comunidade. Assim, a saúde pública se torna espaço para uma educação inovadora e reflexiva, de desenvolvimento profissional”, explica a superintendente da Escola de Saúde Pública de Araguaína, Dênia Rodrigues.

Como funciona?

Entre as diversas ações implantadas estão a realização de um curso e criação de um manual de redação para aprimorar a capacidade dos servidores públicos na produção de documentos oficiais, além da implantação do Selo de Qualidade nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Estes treinamentos deverão capacitar os servidores de todas as unidades para que o Município possa oferecer um atendimento ao público, humanizado, utilizando diversos critérios de avaliação que incluem a avaliação dos próprios pacientes como nota de classificação.

Outra novidade do projeto é a inclusão de parcerias com hospitais e instituições de ensino superior para que os servidores municipais da saúde possam realizar residências médicas e multiprofissionais em saúde. A seleção será realizada via edital.

Selo de qualidade

O selo de qualidade das UBS trata-se de uma avaliação periódica do nível de qualidade dos serviços prestados e tem como base de avaliação, critérios como qualidade no atendimento, segurança e inovação, avaliados por uma comissão externa da Secretaria Municipal da Saúde.

A classificação da UBS com o selo de qualidade terá duração de dois anos e tem a intenção de estimular as unidades a investirem em processos de melhoria contínua para alcançar os padrões de excelência nos serviços prestados, além de promover o cuidado seguro e efetivo para o paciente.

Apoio psicológico

Outra preocupação da Secretaria da Saúde tem sido o bem-estar psicológico dos servidores, por isso o Município também oferece apoio por meio do Núcleo de Apoio Psicológico (NAP) que, atualmente, realiza cerca de 160 atendimentos todos os meses.

“A preparação de profissionais de saúde envolve um processo educacional que integra o ensino com o serviço, possibilitando a criação de novos valores e novas práticas para uma abordagem integral do indivíduo. Um servidor capacitado e bem assistido, consegue oferecer um serviço de maior qualidade à população”, conclui a superintendente.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »