MENU

09/03/2023 às 18h13min - Atualizada em 10/03/2023 às 00h00min

Polo de Ecoturismo de Parelheiros ganha destaque em Lisboa

Durante umas importantes feiras de turismo a nível internacional, a BTL- Bolsa de Turismo de Lisboa, a cidade de São Paulo expôs Parelheiros - a reserva a verde do município

SALA DA NOTÍCIA Fatima Robustelli

No período de 25 de fevereiro a 5 de março, o assessor técnico Ivanilton Pereira, da Secretaria Executiva de Desenvolvimento Sustentável (SECDS) - órgão da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI), esteve em Lisboa para participar da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), feira de negócios sobre roteiros turísticos. O propósito da missão foi capacitar a área técnica para destinos do EcoTurismo, Turismo Rural, Enoturismo e fortalecer políticas públicas. Iniciativas para pequenos empreendedores também foram pensadas durante o encontro. 

A Fundação AIP organizou a BTL 2023, e segundo o presidente da instituição, Jorge Roche de Matos, o evento representa o desafio de colocar Portugal na linha da frente do desenvolvimento da atividade turística. A presença do assessor, representante da SMRI, foi importante para destacar os investimentos da Prefeitura de São Paulo que fortalecem o Turismo Sustentável no Polo de Ecoturismo da cidade. Durante a apresentação da Bolsa de Turismo, foi anunciado a volta da Feira Internacional de Lisboa (FIL), evento que apoia um dos setores de maior crescimento na economia do Brasil, o Turismo. 

Com o forte apelo europeu para atrair turistas do mundo inteiro na temática sustentável, as falas de Ivanilton tiveram destaque no encontro de empresários e gestores públicos brasileiros. O presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (EMBRATUR), Marcelo Freixo, salientou a importância do tema sustentabilidade, por isso criou uma nova diretoria no órgão para formular a políticas sustentáveis a serem aplicadas ao turismo. 

“O tema sustentabilidade é muito discutido na Europa, e é isso que temos investido em larga escala no Polo de Ecoturismo de São Paulo, com foco no Desenvolvimento Sustentável das localidades que abrigam opções turísticas dentro da capital, que também ocupa o melhor posicionamento no ranking de Turismo no país”, afirmou Ivanilton. 

Parelheiros  

O Polo de Ecoturismo ocupa cerca de 28% da cidade. É subdividido em três distritos, sendo Parelheiros e Marsilac parte da Subprefeitura de Parelheiros, e um trecho do distrito de Grajaú, parte da Subprefeitura de Capela do Socorro, com destaque para o bairro da Ilha do Bororé. 
Existe um forte movimento de políticas públicas a favor do desenvolvimento sustentável da região por meio do turismo. A comunidade enxerga esta oportunidade como uma ferramenta para proteção ambiental e cultural no sentido de fomentar o turismo de base comunitária para apoio a áreas protegidas, diversificação dos meios de subsistência, interpretação cultural e ética da biodiversidade, bem como para o fortalecimento da geração de recursos.  

O Polo de Ecoturismo de Parelheiros compreende a maior e mais importante reserva verde do município a ser resguardada e protegida como patrimônio ecológico e também capaz de dar opção de lazer e melhorar a qualidade de vida da população paulistana.  

“O Polo tem peculiaridades que, implementadas as políticas públicas contidas no Plano de Estruturação do Polo de Ecoturismo do Extremo Sul da Cidade de São Paulo de forma correta, contribuirão para a criação de um destino que, mesmo fazendo parte da capital paulista – principal receptor e emissor de turistas do País – é desconhecido”, explica Ivanilton Pereira da Silva. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »