MENU

09/03/2023 às 15h59min - Atualizada em 09/03/2023 às 15h59min

Centro Cultural Tatajuba lança programação especial no mês das mulheres

As quebradeiras de coco serão homenageadas nas atividades, que são gratuitas e abertas a toda a comunidade

Da Assessoria
Fotos: Divulgação
   
Oficinas, exibição de filmes, contação de histórias, visitas guiadas e apresentações de dança, poemas e músicas vão compor as ações do mês de março, em homenagem às mulheres, no Centro Cultural Tatajuba. Com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o centro cultural irá ofertar toda a programação gratuitamente. 

Entre os destaques da programação, estão diversas oficinas que serão ministradas por mulheres, mas que são abertas a toda a população. No dia 8 de março, as atividades do centro cultural trouxeram no foco das homenagens as quebradeiras de coco babaçu, guardiãs dos babaçuais e dos conhecimentos tradicionais. “Este ofício acaba tocando em assuntos relacionados à preservação ambiental, à cultura maranhense e à força feminina”, afirma Alice Máximo, coordenadora de projetos do Tatajuba.

Entre as atividades do dia 8 de março, visita guiada ao mural “Minha vida entre as palmeiras”, momento em que a arte-educadora Jô Santos conduziu os visitantes por meio da contação de Histórias em homenagem às mulheres, com a presença das quebradeiras de coco; exibição do mini documentário “Raízes do Babaçu”; apresentação de dança com alunas do Tatajuba, e também a apresentação “Jacá de Prosa e Verso”, de Lília Diniz com poemas e músicas que abordam a cultura das quebradeiras de coco.

Outro destaque da programação é a Mostra Mulheres no Cinema realizada no dia 11, com curadoria da jornalista e pesquisadora Elaine do Carmo. Serão exibidos 3 curtas de 20 minutos cada um. A mostra ressalta a representatividade nas linguagens cinematográficas desenvolvidas por mulheres cineastas em faixas etárias e vivências diversas.

Para contemplar os sabores e saberes da gastronomia local, no dia 18, das 14h às 18h, será realizada a Oficina de Culinária - Doces com Babaçu, ministrada pelo chef Kiko Lacerda com participação de D. Raimunda quebradeira de coco. As inscrições abrem dia 03 de março e podem ser feitas gratuitamente e presencialmente na secretaria do Tatajuba até dia 11. A oficina é voltada para pessoas a partir de 18 anos sem limite de idade. O resultado da seleção será divulgado dia 15 de março no Instagram @centroculturaltatajuba.

Confira a programação do mês de março no Tatajuba: 

03/03. Início da Oficina de Tingimento Natural, com Luciene Santana
08/03. Dia da Mulher - Homenagem às quebradeiras de coco babaçu
Horário: Sessão 1 às 15h e sessão 2 às 17h
- Visita guiada ao mural “Minha vida entre as palmeiras”
- Contação de Histórias com Jô Santos em homenagem às mulheres e às quebradeiras de coco babaçu, com participação das quebradeiras D. Raimunda e Maria de Jesus, contando suas próprias histórias
- Exibição do mini documentário “Raízes do Babaçu”
- Apresentação de coreografia em homenagem às Quebradeiras de Coco, com as alunas de dança do Centro Cultural Tatajuba 
- Apresentação “Jacá de Prosa e Verso” com Lília Diniz - poemas e músicas que abordam a cultura das quebradeiras de coco
11/03. 
9h - Início da Oficina de Capoeira, com Djane Monteiro
19h - Mostra Mulheres no Cinema- 3 filmes (ficção e documentário) dirigidos e protagonizados por mulheres
18/03. 8h às 12h - Oficina de Culinária Doces com Babaçu, com chef Kiko Lacerda e D. Raimunda quebradeira de coco
27/03. Início da Oficina de Artesanato com Pastilhas de Babaçu, com Sandra Lima e Simone Fonseca.

Sobre o Tatajuba

O Centro Cultural Tatajuba é um espaço que se dedica à formação artística e à valorização da produção cultural de Imperatriz. Oferece uma programação de qualidade, com exposições, mostras de cinema, oficinas, cursos, debates, artes cênicas, fotografia, feira de livros, apresentações de danças, shows musicais e outros eventos gratuitos e acessíveis a todos. O Tatajuba fica na Av. Getúlio Vargas, 1665 - Centro, perto da Praça Brasil. Para ficar sabendo das novas oficinas e programação do centro cultural, basta acompanhar o Instagram ou Facebook @centroculturaltatajuba. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »