MENU

09/03/2023 às 15h57min - Atualizada em 09/03/2023 às 15h57min

Povos Indígenas do Maranhão realizam encontro de organização e articulação políticas

É um momento para o debate de importantes pautas do movimento e da realidade enfrentada pelos povos originários

Ariel Rocha
Foto: Divulgação
 
Articulação de Mulheres Indígenas no Maranhão (AMIMA) e a Coordenação das Organizações e Articulações dos Povos Indígenas do Maranhão (COAPIMA) vão realizar um evento em conjunto, entre os dias 12 e 17 de março. Respectivamente, são o 5º Encontro de Mulheres Indígenas do Maranhão e a 6º Assembleia Ordinária da Coapima, na Aldeia São José, Terra Indígena Krikati. 

O grande evento é um momento significativo para discutir questões de gênero, a vivência da mulher indígena no Maranhão, Amazônia e no Cerrado brasileiro. Envolve também o debate de importantes pautas do movimento indígena e da realidade enfrentada pelos povos originários, além da realização da eleição dos novos membros da coordenação para o triênio 2023-2026.

AMINA e a COAPIMA destacam na ocasião a mobilização das mulheres e a luta pela autonomia; a colaboração ativa da juventude indígena nas discussões e no processo do pleito na assembleia; a participação das lideranças indígenas, assim como a presença dos demais parceiros e aliados do movimento indígena, instituições indigenistas e de defesa dos Direitos Humanos. 

Estima-se que durante os seis dias, o evento conte com a participação de mais de 500 pessoas de 14 povos do Maranhão. O momento se consolida para o fortalecimento e valorização da cultura, assim como a atuação na defesa dos direitos e do território, além da indicação em conjunto de caminhos parra manter a busca por esses objetivos ativa.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »