MENU

01/03/2023 às 08h38min - Atualizada em 08/03/2023 às 00h01min

Com o fim da estação de monta, pecuaristas precisam definir o que fazer com o gado

Reino Rural Saúde no Campo conta com suplementos que auxiliam aqueles animais que irão permanecer para a próxima estação e para os que vão engordar para abate

SALA DA NOTÍCIA Elaine Rodrigues
A estação de monta é um período comum na criação de bovinos, onde as fêmeas em reprodução são expostas ao touro ou à inseminação artificial durante uma determinada época do ano, com a finalidade de concentrar os partos e em seguida as operações consequentes.

Os fatores que definem o período mais adequado para a estação de monta devem ser condizentes ao momento do ano com um maior número de chuva, gerando uma maior disponibilidade de pasto para o gado. Dessa maneira, essa prática normalmente ocorre entre o fim de um ano e o começo do outro. 

Com o maior volume da época chuvosa neste ano, alguns produtores estenderam essa estratégia até o final de fevereiro. Porém, com o fim da estação de monta, o produtor rural deverá tomar uma decisão com a vaca que não conseguiu emprenhar.

A médica veterinária da Reino Rural Saúde no Campo - franquia especializada em produtos agropecuários – Fabiana Sabino, afirma que o pecuarista terá que definir se esse animal será engordado para abate ou irá mantê-lo para a próxima estação de monta, mas que isso irá depender muito da atual situação do produtor.

“Se o produtor rural estiver capitalizado, ou seja, não necessitar de recurso financeiro neste momento, ele poderá esperar com esses animais para o próximo ano. Mas se ele está precisando fazer caixa, então é melhor engordar o animal e levar para abate”, conta Fabiana.

A veterinária ainda explica que se o pecuarista contar com animais para substituir, também é outra opção. “Caso conte com um lote de novilhas que já está no ponto de substituir essas vacas, a decisão para o lado do abate será mais fácil. Entretanto, se não contar com substituição para o próximo ano, será um pouco mais complicado, pois ele ficará com um lote menor, sendo mais viável manter o animal.”

 

Manter o animal para a próxima estação de monta

Caso o produtor rural tome a decisão de manter o animal para a próxima estação de monta, uma das recomendações é a de que ele faça um exame clínico na vaca, para que assim ele entenda os motivos dela não ter emprenhado.

“Primeiro é preciso identificar se o animal está com algum problema de saúde, ou até mesmo problema morfológico. Após essa análise, será definido a nutrição ideal para a vaca”, explica Sabino.

A veterinária ainda ressalta que a nutrição irá depender do escore corporal que o animal está atualmente. “Ele não pode estar nem gordo e nem magro, ele deve estar com um bom escore corporal, para chegar bem na próxima estação de monta.”

 

Suplementação para o próximo período de monta

Com o animal mantido para a próxima estação de monta, é essencial que o produtor rural inclua na dieta dessa vaca alguns suplementos minerais, que irão contribuir para uma boa evolução do bovino.

“A Reino Rural conta com dois produtos que podem ajudar o pecuarista neste momento. Entre eles estão o V.e.S Super Premium Phós e o V.e.S Super Premium Cio Plus. Esses dois suplementos têm condição de ajudar nessa situação, pois eles trazem na sua composição minerais, vitaminas e aminoácidos que vão ajudar o animal a se recuperar para a outra estação”, detalha Fabiana.

 

Engorda para abate

Se a opção definida pelo produtor rural for a de engordar os animais para abate, é importante que ele aproveite esse período chuvoso, pois terá mais fartura de pastagem e o animal irá engordar ainda mais rápido.

“Essa vaca vai conseguir engordar com mais facilidade, pelo fato de ser um animal adulto. Portanto, neste momento, uma boa opção para complementar a dieta deste rebanho é oferecer melhoradores de desempenho, dessa forma é possível gerar uma resposta mais rápida, fazendo com que ele consiga engordar esses animais aproveitando essa pastagem”, salienta a veterinária.

 

Suplementação para engorda

Para obter um bom período de engorda no rebanho é indicado que os pecuaristas utilizem melhoradores de desempenho, pois beneficiam para o maior ganho de peso com o mesmo volume de pastagem.

“Um dos melhoradores de desempenho indicado é o V.e.S Super Premium Engorda da Reino Rural. Esse produto traz na sua composição a Virginiamicina, que é o mais moderno dos melhoradores de desempenho disponível no mercado atualmente. Além de ser adequado para engorda a pasto, com isso o resultado será garantido”, comenta Fabiana.

Por fim, Sabino ainda afirma que o tempo de engorda deste animal irá depender das condições da pastagem, ou seja, o volume de pasto que ele tem disponível. “É possível engordar com seis meses, no máximo oito meses. Mas isso se o animal tiver disponibilidade de pastagem, se não houver, poderá prolongar um pouco mais.”

 

Sobre a Reino Rural Franchising

A Reino Rural chegou ao mercado em 2014 por meio do empresário Matheus Ferraz oferecendo uma linha de produtos agropecuários (suplemento nutricional animal e fertilizantes) de alta qualidade visando o aumento da eficiência e da lucratividade do produtor rural. Em 2021 a marca se lançou no mercado de franquias para capilarizar a expansão em todo o Brasil. Com modelo de negócio home office, tem investimento a partir de R$ 45.990 com retorno previsto de 4 a 6 meses. 

www.reinoruralfranchising.com.br

 

Informações para a imprensa:

Fatos&Ideias Comunicação[email protected]

Renata Brito – (17) 9 9107-4530 -  [email protected]

Leonardo Lino – (17) 9 9171-1771 – [email protected] 


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »