MENU

07/03/2023 às 22h39min - Atualizada em 07/03/2023 às 22h39min

Ministro garante apoio para retomada da BR-010, construção de pontes e casas no Tocantins

Rotas de Integração Nacional também ganharam destaque durante o debate

Assessoria
Visita do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Waldez Góes, ao Tocantins - Foto: Loise Maria
 
Uma comitiva do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) esteve nesta segunda-feira (06/03) em Palmas (TO) para apresentar iniciativas da Pasta e discutir ações estratégicas que podem ser desenvolvidas no estado. Presidida pelo ministro Waldez Góes, a equipe contou com a participação dos secretários nacionais de Fundos e Instrumentos Financeiros, Eduardo Tavares, e de Políticas de Desenvolvimento Regional e Territorial, Adriana Melo.

“Nesses dois meses de gestão do presidente Lula, visitei alguns estados atingidos por desastres naturais, ora por estiagem, ora por chuvas torrenciais, que trouxeram muitos prejuízos patrimoniais e sociais, inclusive ceifando vidas. Mas também tenho visitado estados em razão da obrigação do nosso Ministério no contexto do desenvolvimento, o que é o caso aqui no Tocantins”, afirmou Góes.

Após o discurso do ministro, o secretário Eduardo Tavares falou sobre as diretrizes do MIDR, que tem como competências assegurar o desenvolvimento das regiões brasileiras, prover a gestão dos recursos hídricos, a infraestrutura e a garantia da segurança hídrica no território nacional, além de implantar e gerir projetos de irrigação e garantir a proteção e defesa civil da população, com atuação na gestão de riscos e desastres.

Eduardo Tavares também apresentou ações do MIDR incluídas no Plano de 100 dias do governo do presidente Lula da Silva, com as principais metas que cada secretaria tem para realizar. Na área de Segurança Hídrica, mereceram destaque o Programa Nacional de Revitalização de Bacias Hidrográficas e a interligação dos Rios Tocantins e São Francisco, que segue em fase de estudo e tem valor estimado em R$ 18,5 milhões.

Já o governador Wanderlei Barbosa destacou a importância da parceria entre o estado do Tocantins e a União. “Precisamos fazer parcerias com o Governo Federal para realizarmos obras de integrações regionais, que possam melhorar a vida das pessoas. Essas reuniões trazem benefícios muito grandes ao Tocantins. É a oportunidade de termos um bom debate de matérias muito importantes”, avaliou.

Rotas de Integração Nacional
As Rotas de Integração Nacional também ganharam destaque durante o debate. A secretária Adriana Melo apresentou o programa, que visa estruturar sistemas que possibilitem aumentar a produtividade, incluir novos produtos com potencial nos mercados e promover a agregação de valor.

As Rotas de Integração Nacional são redes de Arranjos Produtivos Locais (APLs) associadas a cadeias produtivas estratégicas capazes de promover a inclusão produtiva e o desenvolvimento sustentável das regiões brasileiras priorizadas pela Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR). Elas buscam promover a coordenação de ações públicas e privadas em polos selecionados, mediante o compartilhamento de informações e o aproveitamento de sinergias coletivas a fim de propiciar a inovação, a diferenciação, a competitividade e a sustentabilidade dos empreendimentos associados, contribuindo, assim, para a inclusão produtiva, inovação e o desenvolvimento regional.

Atualmente, há 11 Rotas reconhecidas pelo MIDR: do Açaí, da Biodiversidade, do Cacau, do Cordeiro, da Economia Circular, da Fruticultura, do Leite, do Mel, da Moda, do Pescado e da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Demandas de Tocantins
Após a reunião, o ministro Waldez Góes e o governador Wanderlei Barbosa assinaram ofícios pedindo a retomada de obras da BR-010, além da construção de pontes e de unidades habitacionais. Waldez Góes se prontificou a entregar as demandas ao Ministério das Cidades, que responde por essas áreas, e reafirmou a transversalidade entre as Pastas, como determinado pelo presidente Lula.

“Quando nos deslocamos para um estado e apresentamos o portfólio daquilo que é responsabilidade do Ministério, também somos representantes do governo do presidente Lula e é natural receber outras demandas. Dentre as que recebemos, há algumas que vão além do MIDR, referentes à habitação e a estradas, e vou levá-las ao ministro Jader Filho”, ressaltou Góes.

“Tivemos a oportunidade de discutir nossas reivindicações e o tratado que tivemos com o presidente Lula, na reunião com os governadores. Priorizamos alguns projetos em curso, discutidos pelos Ministérios. Pedimos para o ministro que faça essa ligação com o Governo Federal para que possamos ter realizados esses projetos, tão sonhados pela sociedade tocantinense”, agradeceu o governador Wanderlei Barbosa.

Também participaram da reunião o governador de Tocantins, Wanderlei Barbosa, o vice-governador, Laurez Moreira, o presidente da Assembleia Legislativa do estado, deputado Amélio Cayres, e a senadora Professora Dorinha, além de parlamentares federais e estaduais e outras autoridades.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »