MENU

06/03/2023 às 18h51min - Atualizada em 06/03/2023 às 18h51min

Estudantes da Rede Estadual conquistam 1º lugar em diversos cursos de universidades públicas

SECOM / MA
Estudantes da Rede Estadual aprovados com destaque em universidades públicas - Foto: Aretha Ramos
 
A educação maranhense mais uma vez conquista números expressivos depois da divulgação dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA/Paes) e demais vestibulares, onde estudantes da Rede Estadual conquistaram o 1º lugar em diversas universidades, inclusive nos cursos mais concorridos.

Diagnosticado com o espectro autista, Ícaro Morett Costa de Freitas, 18 anos, estudante do Centro de Ensino Desembargador Emésio Dário, foi aprovado em 1º lugar no Curso de Medicina da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) – Campus Pinheiro. O futuro médico disse estar surpreso pelo resultado alcançado, mas também orgulhoso por sua conquista. 

“Para mim é uma grande honra essa vitória. Eu descobri que tenho o espectro autista e é uma grande vitória para mim conseguir passar de primeira vez, eu sinceramente não esperava, pensei que levaria uns dois, três anos para passar, mas eu consegui, e estou muito orgulhoso e feliz. Fico muito honrado e quero agradecer a todos que me apoiaram. Obrigado”, exprimiu Ícaro Morett. 
Outro destaque foi Gabriel Costa Batista, do Centro de Ensino Nascimento de Moraes, aprovado em 1º lugar em Direito pela UFMA, que ressaltou a importância da conquista, principalmente por ter vindo de escola pública, onde os caminhos são desafiadores. Gabriel enalteceu também a conquista de outros estudantes.

“É uma felicidade imensa estar aqui comemorando e agradecendo a diversas pessoas que contribuíram para eu lograr êxito e ter conquistado o 1º lugar no Curso de Direito. Como aluno de escola pública é uma gratidão muito grande, porque sabemos os desafios a que somos submetidos. A dedicação ao estudo gera resultados, estou muito feliz pela minha conquista e também pelos que conseguiram lograr êxito nos diversos cursos que a faculdade oferece”, expressou Gabriel.

Outras conquistas foram obtidas por Pedro Gabriel Pereira Campeão, do Colégio Militar Tiradentes I, com o 1º lugar em Medicina, na UFMA; Maria Paula Guterres dos Santos, estudante do Colégio Militar 2 de Julho, que ficou em 1° lugar no Curso de Pedagogia, da UFMA; Larissa Letícia – estudante do Centro Educa Mais Professora Margarida Pires Leal, com o 1º lugar em Geografia, também da UFMA; Rafael Henrique Santiago, estudante do CE Viriato Correa, que conquistou o 1º lugar no Curso de Biologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Campus Monte Castelo.

“O que mais me motivou a estudar é saber que a educação é a base da nossa sociedade. Eu sempre recebi da minha família que a gente tem que se empenhar nos estudos, e também para quebrar um tabu, porque eu vou ser o primeiro formado da minha família. A escola foi muito importante na minha vida, tive professores que me acompanharam e acreditaram em mim. Estou muito feliz porque consegui essa vitória, acreditei em mim e deu certo no final”, comemorou Rafael Henrique.

Também foram aprovados com destaque o estudante Francisco Henrique da Silva Gomes, do Centro Educa Mais Hermano José Leopoldino Filho, em Coroatá, que garantiu a 1ª colocação no Curso de Engenharia da Computação do IFMA; Maria Júlia da Conceição, do Colégio Militar Tiradentes I, aprovado em 1º lugar, em Administração; Maria Eduarda Ferreira Amorim, do Centro de Ensino Nascimento de Moraes, que passou em 1° lugar no Curso de Letras, na UFMA e UEMA, além de muitos outros estudantes da Rede Estadual aprovados em universidades públicas. 

Outro talento maranhense

No Maranhão, muitos estudantes acreditam na educação como instrumento de transformação social, e por isso são destaque em diversas competições nacionais e internacionais. Um deles vem ganhando reconhecimento a cada dia pela dedicação aos estudos, força de vontade e pelo talento. Trata-se de Guilherme Carvalho Bilio de Sousa, 17 anos, estudante egresso do Centro de Ensino Deputado Luiz Rocha, escola da rede estadual de educação, na cidade de São Domingos do Maranhão. 

Em 2021, o estudante cursava a 2ª série do Ensino Médio e participou do Concurso de Redação do Instituto Chamex. Na época, a sua redação foi escolhida a melhor do Maranhão e a sétima do Brasil. Um ano depois, o estudante voltou a participar do mesmo concurso, e dessa vez teve a sua redação selecionada como a melhor do Maranhão e a melhor do Brasil.

Guilherme também foi Jovem Senador 2022 e a sua produção foi eleita a melhor redação maranhense e a segunda melhor do Brasil. A sua mais célebre conquista aconteceu recentemente, após o resultado do Enem, com a aprovação em Medicina, na UFMA, participando na modalidade de ampla concorrência, competindo, inclusive, com alunos das melhores escolas particulares do Maranhão e de outras regiões do país.

“Eu devo demais aos diretores da minha escola, professores, que estão aqui trabalhando com afinco. Agradeço também a minha família e ao Governo do Maranhão, que mais uma vez prova ser um estado empenhado em trazer a melhor educação aos jovens estudantes maranhenses. A todos vocês, o meu muito obrigado. Existe uma canção que diz “quem acredita sempre alcança”, e esse é o recado que deixo: nunca desista de seus sonhos, tenham persistência e dedicação que vocês chegam lá”, afirmou Guilherme Bilio. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »