MENU

01/03/2023 às 11h58min - Atualizada em 06/03/2023 às 00h01min

Coimma firma parceria pra preservação da Amazônia e combate às mudanças climáticas

Coimma firma parceria pra preservação da Amazônia e combate às mudanças climáticas

SALA DA NOTÍCIA Graziele Oliveira
A Coimma, líder no mercado de balanças e troncos de contenção para pecuária, firmou parceria com a Eccon Soluções Ambientais para a geração de créditos de carbono em áreas da Floresta Amazônica no Acre. A iniciativa está alinhada ao objetivo da empresa de colaborar com a produção sustentável por meio das melhores práticas de ESG – sigla em inglês que remete às responsabilidades ambiental, social e de governança.
O projeto, batizado de “REDD Carbonflor”, tem como meta reduzir a taxa de desmatamento, promovendo a conservação do local e aproveitando, posteriormente, a captação de carbono das áreas preservadas. O projeto é baseado no programa de certificação Verra, que quantifica as reduções de emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE), assim como os benefícios sociais e ambientais gerados pelos créditos de carbono.
“Há muito tempo a Coimma debate a importância da pauta ESG na estratégia empresarial. Sempre nos preocupamos com a governança, com a questão social, com nossos colaboradores e suas famílias. Também, sempre prezamos pela sustentabilidade ambiental e definimos reforçar nosso posicionamento incluindo a agenda como mais um pilar de nossa estratégia. Nossa matéria-prima é 100% certificada. Além disso, já disponibilizamos no mercado produtos que utilizam matéria-prima alternativa e sustentável, de forma responsável”, comenta Murilo Dancieri Silveira, membro do Conselho de Administração da Coimma.
O projeto Redd Carbonflor será realizado na Fazenda Bom Destino, de propriedade da Coimma, localizada em Rio Branco (AC), em área de 10 mil hectares. A implementação do projeto concede vários benefícios ao contratante, como vigilância do local, produção de mudas, brigadas de combate a incêndios, monitoramento da biodiversidade, realização de projetos de pesquisa, disponibilização de cursos e treinamentos, além de acesso a programas sociais.
Marcelo Stabile, gerente de carbono da Eccon, destaca que o projeto proporciona aos produtores rurais um exemplo de que a conservação é uma valiosa fonte de recursos e não mais um custo para o bolso dos pecuaristas e agricultores. “Sempre existiu essa dicotomia: produzir ou conservar. Porém, entendemos que os créditos gerados contribuirão com a mitigação dos GEE e minimizarão as mudanças climáticas, pois o projeto evita até mesmo o desmatamento que poderia acontecer dentro da lei.” O projeto desenvolvido pela Eccon fortalece a governança de áreas privadas, reserva legal e preservação permanente na propriedade, reduzindo riscos relacionados a desmatamentos ilegais na região Amazônica.
Números do projeto
Por meio da implementação de projetos sustentáveis em diferentes biomas, a Eccon já evitou o desmatamento de mais de 20 mil hectares, além de impedir a emissão de mais de 2,3 milhões de toneladas de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera. Para isso, a empresa utiliza tecnologia de monitoramento, como drones de última geração, para proteger importantes biomas reconhecidos em todo o planeta, como a Amazônia e o Cerrado.
“O projeto idealizado em parceria com a Eccon é muito sólido e extremamente estruturado. Os especialistas são referências no segmento e têm inúmeros casos bem-sucedidos com outras grandes empresas. Isso nos faz ter a certeza de que escolhemos o parceiro certo para este tema tão relevante. Pelos mais de 70 anos de contribuição da Coimma com o agro, é nosso dever fiduciário caminhar com a agenda de sustentabilidade no negócio”, finaliza Murilo Dancieri Silveira.
Sobre a Coimma 
Fundada em 1951, a Coimma possui mais de sete décadas de contribuição com o agronegócio e investe no desenvolvimento de equipamentos que proporcionam bem-estar animal, gerando produtividade e lucratividade com precisão, por meio de troncos de contenção, balanças para pecuária e balanças rodoviárias, contribuindo na pesagem de insumos e animais.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »