MENU

05/03/2023 às 15h51min - Atualizada em 06/03/2023 às 00h00min

10 tendências de tecnologia emergente que já estão rolando em 2023

A pandemia de COVID-19 trouxe inúmeras transformações para a sociedade e, em especial, provocou um avanço tecnológico no Brasil e no mundo

SALA DA NOTÍCIA / Tec Mobile
https://www.tecmobile.com.br/
Foto: Divulgação/SALA DA NOTÍCIA / Tec Mobile

*Por Evandro Barros

Assim como declarou o Presidente do Conselho de Administração do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco Cappi, em junho de 2020, para o Jornal O Estado de São Paulo, “as grandes crises aceleram a História”, de fato a pandemia de COVID-19 trouxe inúmeras transformações para a sociedade e, em especial, provocou um avanço tecnológico no Brasil e no mundo, percepção provada na 33ª edição da Pesquisa Anual do uso de TI (Tecnologia da Informação) no Brasil, realizada pelo Centro de Tecnologia da Informação Aplicada (FGVCia), da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP). De acordo com o levantamento, a antecipação do processo de Transformação Digital do mercado brasileiro em 2021 foi o equivalente ao esperado para o período de quatro anos.

Diante deste cenário, as tecnologias emergentes - soluções disruptivas aplicadas no mundo dos negócios - também surgem de forma acelerada. De olho no potencial do mercado de tecnologia em 2023, o CEO da Tec Mobile, Evandro Barros, lista as tendências de tecnologia emergente que já estão acontecendo em 2023:

  • Sistema imunológico digital: diante de uma crescente preocupação com a violação de dados e a instauração da LGPD, o sistema imunológico digital é um conjunto de métodos de proteção contra criminosos online, spammers e outras pragas digitais. Por meio de observação, automação e os mais recentes desenvolvimentos em design, um sistema imunológico digital robusto pode mitigar significativamente os riscos operacionais e de segurança.
     
  • Observabilidade Aplicada: sem estratégia, dados são apenas informações soltas, por este motivo é preciso transformá-los em ações que conduzam resultados de negócios. A Observabilidade Aplicada usa Inteligência Artificial para analisar e fazer recomendações para maior eficiência, melhorias operacionais em tempo real e, por fim, para criar uma vantagem competitiva para os negócios.
     
  • Gestão de Confiança, Risco e Segurança de IA (AI TRiSM): a Inteligência Artificial está presente no dia a dia do brasileiro, porém, muitas empresas estão em estágio inicial de implementação deste recurso tecnológico. Diante dessa demanda, a Gestão de Confiança, Risco e Segurança de Inteligência Artificial é uma tendência, pois combina métodos de gerenciamento ativo da IA com foco na ética, confiabilidade, segurança e integridade da empresa.
     
  • Plataformas de nuvem: há 10 anos as plataformas de nuvem são tendência e vêm abraçando cada vez mais o mercado, porém em 2023 visualizamos um desenvolvimento nichado com soluções específicas para cada setor do mercado brasileiro.
     
  • Engenharia de plataforma: experiência personalizada é o foco do setor de tecnologia em 2023. Com o crescimento da adesão das plataformas digitais, existe maior demanda na personalização com ferramentas e recursos desenvolvidos para gerar maior produtividade e processos simplificados.
     
  • Tecnologia sem fio: o Brasil ainda está engatinhando quando o assunto é realização de valor sem fio, mas essa é uma solução tecnológica emergente com muito potencial de mercado, afinal, há uma perspectiva de que nos próximos anos veremos terminais sem fio capazes de detectar, carregar, localizar e rastrear pessoas e coisas sem os recursos tradicionais de comunicação de terminais.
     
  • SuperApps: Já imaginou um usuário final ativar um MiniApp dentro de um Superaplicativo? A tendência de SuperApps nasce da combinação dos recursos de um aplicativo com uma plataforma e um ecossistema digital em um único local: o superaplicativo.
     
  • Metaverso: o tema metaverso divide opiniões no Brasil, mas as projeções de mercado apontam esse novo ambiente com um potencial gigante de movimentação econômica. A Consultoria McKinsey, por exemplo, aponta que o metaverso tem potencial de movimentar até 5 trilhões de dólares até 2030. As tecnologias do metaverso que permitem replicação digital ou aprimoramento de atividades tradicionalmente realizadas no mundo físico certamente não devem ser descartadas.
     
  • Tecnologia Verde: além de promover uma prática mais sustentável, softwares de gerenciamento de emissões e IA, rastreabilidade e análise para eficiência energética estão permitindo que os desenvolvedores construam tecnologia focada na sustentabilidade. Isso permite que os líderes empresariais explorem novos mercados e oportunidades de crescimento sustentável.
     
  • Outsourcing de TI: acompanhar o surgimento acelerado de novas soluções tecnológicas é um desafio, por este motivo, uma tendência para 2023 é que empresas busquem soluções tecnológicas sob medida que aumentem a performance da empresa e diminuam os custos sem perder de vista a inovação.

Manter as tendências de tecnologias emergentes no radar é fundamental para qualquer negócio que deseja ter uma gestão da inovação eficiente e estar mais bem preparado para o futuro. A boa notícia é que seguir estas tendências nem sempre significa grandes investimentos em novos equipamentos de TI.

*Por Evandro Barros, empreendedor do segmento de tecnologia, co-fundador e diretor executivo da Tec Mobile

Tec Mobile
Com quase 11 anos de mercado, a Tec Mobile é uma empresa brasileira de Outsourcing de TI. Além de um canal homologado de produtos e tecnologias de grandes fabricantes como Lenovo e Samsung, são especialistas em aluguel de notebooks, computadores, tablets e smartphones. A empresa ainda oferece terceirização da gestão de dispositivos móveis e serviços personalizados que agregam logística para distribuição de equipamentos em todo Brasil e tecnologias avançadas que garantem maior segurança digital e produtividade para empresas de médio e grande porte, em especial dos setores de saúde e tecnologia. Saiba mais em: Link 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »