MENU

05/03/2023 às 08h20min - Atualizada em 05/03/2023 às 08h20min

Deputado Carlos Lula destaca referência da rede de saúde materno-infantil de Imperatriz

Benaya Ewerton
Ascom Carlos Lula
Deputado Carlos Lula destaca referência da rede materna-infantil de Imperatriz para o Brasil - Foto: Divulgação/Ilano Lima
   
O deputado estadual Carlos Lula (PSB) participou, nesta sexta-feira (3), da primeira edição do Programa Assembleia Itinerante de 2023, que reuniu o parlamento estadual na cidade de Imperatriz. Durante a sessão ordinária, realizada na Câmara de Vereadores da cidade, o parlamentar destacou a importância da rede materna-infantil para a Região Tocantina.


Carlos Lula relembrou os investimentos do Governo do Estado na Maternidade de Alto Risco de Imperatriz, antigo Hospital Materno, e na Casa da Gestante, Bebê e Puérpera ao longo dos anos, que transformaram os dois serviços de saúde em unidades referências.

“Quando a diretora Tassiana assumiu o Hospital, em 2016, a unidade apresentava muitos problemas, incluindo a Casa da Gestante, Bebê e Puérpera. A primeira vez que visitei o local, saí de lá chorando, era um local alugado, sem janelas, com escadas para as gestantes subirem e a água era puxada da rua através de uma ligação clandestina”, lembrou.

O deputado complementou. “Hoje, a realidade é outra. Enquanto secretário de Saúde, conseguimos um espaço próprio do estado onde atualmente funciona a Casa da Gestante e o serviço deu tão certo que hoje é modelo para o Ministério da Saúde. Por isso, eu quero parabenizar Imperatriz, por um modelo criado aqui e virou referência de saúde para o Brasil”, ressaltou.

No mês de fevereiro, a Maternidade de Alto Risco de Imperatriz recebeu o selo Iniciativa Hospital Amigo da Criança, lançado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e concedido pelo Ministério da Saúde. O selo garante que a unidade funciona dentro de todos os parâmetros e critérios estabelecidos pelo órgão federal.

Em reconhecimento, os parlamentares aprovaram por unanimidade o requerimento do deputado Carlos Lula para ser enviada Mensagem de Congratulações à Maternidade de Alto Risco de Imperatriz, na pessoa da diretora administrativa Tassiana Miranda Brandão, pela conquista do selo.

Durante pronunciamento, o deputado reforçou também a importância garantir a proximidade do parlamento com a população. “Parabenizo a atitude da presidente Iracema Vale, pois o lugar do parlamento não é nos palácios, e sim, perto das pessoas, escutando o que dói. É poder andar em cada canto desse estado escutando a demanda e tentando encontrar a solução. Tenho certeza de que iremos sair daqui com muitas demandas da cidade de Imperatriz e do Sul do Maranhão, mas teremos condições de construir melhores respostas para esses problemas, por ser isso que a sociedade exige de nós”, afirmou.

A sessão, que contou com a presença de autoridades municipais, estaduais e federais, além de convidados e sociedade civil, foram apreciados outros projetos em benefício da Região Tocantina. Os deputados decidiram pela destinação de emendas para a saúde. Ao todo, serão destinados R$ 4,2 milhões ao Hospital Macrorregional de Imperatriz Dra. Ruth Noleto para a realização de cirurgias eletivas ortopédicas.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »