MENU

03/03/2023 às 18h55min - Atualizada em 04/03/2023 às 00h00min

Ranking dos apps: saiba quais foram os aplicativos mais buscados pelos brasileiros no segundo semestre de 2022

Estudo da RankMyApp analisou dados de usuários da Google Play e da App Store para apontar o top 10 de cada categoria; Shein e Shopee lideram em “Compras”; Ifood, em “Gastronomia”; e Nubank, em “Finanças”

Lícia Assunção
SALA DA NOTÍCIA
Foto: Divulgação/SALA DA NOTÍCIA
São Paulo, março de 2023 – A RankMyApp, empresa referência global em mobile growth, inteligência de marketing e gestão de mídia mobile first, acaba de divulgar o ranking dos apps mais buscados pelos brasileiros no segundo semestre de 2022. O estudo analisa o posicionamento diário dos aplicativos nas principais categorias da Google Play Store Brasil e App Store Brasil e aponta, por meio de uma média ponderada, os líderes de segmentos como “Compras”; “Comer e Beber”/”Gastronomia e Bebidas”; “Entretenimento”;” Educação”/”Ensino”; “Finanças”; “Mapas e Navegação”; “Saúde e Fitness”.

Na categoria “Compras”, chama a atenção o revezamento de Shein e Shopee entre os preferidos dos brasileiros. Considerando os usuários da Google Play, a Shein lidera, seguida de Shopee em 2º; Mercado Livre em 3º; Magalu em 4º; e Americanas em 5º. Fechando o top 10, aparecem Amazon Shopping (6º), Casas Bahia (7º), AliExpress (8º), OLX (9º) e O Boticário (10º).

Quando observados os usuários da Apple Store, a liderança se inverte, com Shopee no 1º lugar, seguida de Shein (2º), Mercado Livre (3º), Magalu (4º) e OLX (5º). Fechando o ranking, aparecem Americanas (6º), Amazon Shopping (7º), O Boticário (8º), Enjoei (9º) e Lojas Renner (10º).

“O estudo da RankMyApp é fundamental para que as empresas possam avaliar como os seus apps estão posicionados em relação aos concorrentes na Google Play Store e na App Store. É possível analisar os apps que trocaram de posições entre os mais buscados e os que se mantiveram na liderança em cada categoria, além de realizar comparativos entre apps específicos e, a partir daí, traçar as melhores estratégias de mobile marketing”, explica Rodrigo Thedim, Head de Marketing e Vendas da RankMyApp.

 

iFood lidera em comida e bebida

De acordo com o estudo da RankMyApp, o iFood lidera a sua categoria tanto no Google Play (chamada de “Comer e Beber”) quanto na App Store (chamada de “Gastronomia e Bebidas”).

A surpresa fica por conta do app Zé Delivery, que ocupa a 2ª posição na Google Play, superando McDonald’s (3º), Burger King (4º), Habib’s (5º), Aiqfome (6º), Pede Pronto (7º), Daki (8º), Rappi (9º) e Bacio di Latte (10º). Atrás do iFood entre os mais buscados na Apple Store, estão McDonald’s (2º), Burger King (3º), Zé Delivery (4º), Habib’s (5º), Rappi (6º), Ticket (7º), Pede Pronto (8º), Daki (9º) e Coco Bambu (10º).

 

“Entretenimento”: TikTok à frente na App Store e Netflix, na Google Play

As lojas de app apresentam uma diferença crucial ao definir o ranking de buscas em “Entretenimento”: o TikTok é incluído nessa categoria apenas pela App Store – e ocupa a primeira colocação, seguido, respectivamente, por Netflix, HBO Max, Amazon Prime Video, Globoplay, Star+, Disney+, Top Figurinhas, Paramount+ e Face Dance.

Já na Google Play, que tem o TikTok na categoria “Social”, a líder é a Netflix, acompanhada na sequência por Pluto TV, HBO Max, Desfrutar de Dinheiro, Star+, Globoplay, Disney+, CineVision VS, Cine Flix Play V2 e ViX.

 

Nubank é o mais buscado em “Finanças”

O app do banco digital Nubank foi o mais buscado em “Finanças” tanto por usuários da Google Play quanto da App Store. Na lista da Google Play, os melhores listados são: CAIXA Tem (2º), Serasa (3º), Inter (4º), PicPay (5º), C6 Bank (6º), FGTS (7º), Bitz (8º), Carteira do Google (9º) e CAIXA (10º). Já na App Store, aparecem CAIXA Tem (2º), C6 Bank (3º), FGTS (4º), PicPay (5º), Inter (6º), CAIXA (7º), Mercado Pago (8º), Serasa (9º) e Banco Santander Brasil (10º).
 

“Mapas e Navegação”: Uber lidera na Google Play e Google Maps, na App Store

Assim como em “Entretenimento”, as lojas avaliam de formas diferentes a categoria “Mapas e Navegação”. Considerada pela Google Play, a Uber lidera as buscas, seguida por 99, Waze, inDrive, Moovit, Cittamobi, Uber Life, Navegação GPS ao vivo, Radarbot e Lalamove para Entregadores. Na App Store, que enquadra a Uber na categoria “Viagens”, o top 10 é composto por Google Maps, Waze, Moovit, Cittamobi, Bike Itaú, Radarbot, Urbano Norte, Waze Carpool, Spoten e Lady Driver.
 

Apps diferentes puxam o ranking em “Educação”/”Ensino”

O estudo da RankMyApp aponta que a categoria “Educação” da Google Play é puxada pelo app Duolingo. Na sequência, aparecem Brainly, Passei Direto, Minecraft, Falou, Photomath, Nutror, Toca Hair Salon 4 e Jogos educativos para crianças.

Já na categoria “Ensino” da App Store, os 10 mais buscados pelos brasileiros no segundo semestre de 2022 foram Hotmart Sparkle, Duolingo, Passei Direto, Nutror, Toca Life, Google Classroom, Brainly, PlantIn, Mesário e Photomath.

 

Lucky Step e Impulse puxam os rankings em “Saúde e Fitness”

Entre os apps da categoria “Saúde e Fitness”, o Lucky Step foi o mais procurado na Google Play. Na lista aparecem ainda MeetYou, Treino para perda de peso, Pressão Arterial, Drogasil, Exercícios em Casa, Atma, Pressão Arterial Pro, Droga Raia e Treino em Casa para Mulheres.

Na App Store, o líder é o Impulse, seguido por Flo Calendário Menstrual, Gympass, Droga Raia, Calendário Menstrual, Treinos para perda de peso, Unimed Cliente, BetterMe e Treino e Exercícios em Casa.

“Social”/”Redes Sociais”: Instagram e WhatsApp são mais procurados

Na categoria “Social”, o Instagram lidera entre os usuários da Google Play, seguido do TikTok, Helo, Auxílio Brasil GovBR, Facebook Lite, Scret, Instagram Lite, e, Facebook e Twitter. Na loja, o Whatsapp é listado na categoria “Comunicação”.

Na App Store, o WhatsApp é o de maior destaque, acompanhado por Facebook, Telegram, Messenger, BeReal, Discord, Instant Save, Followers Reports, Life360 e Google Duo - na App Store, o Instagram é listado em “Fotografia e Vídeo”.

Confira aqui o estudo completo: https://pages.rankmyapp.com/material-top-apps-2-semestre

 
Sobre RankMyApp
RankMyApp é referência global em inteligência de marketing e gestão de mídia para aplicativos mobile, ajudando a gerar resultados em mais de 600 clientes em 17 países, como Itaú, Didi, Magazine Luiza e Vivo. As soluções de Mobile Intelligence e Mídia de Performance oferecem uma visão 360º, além de expertise técnica para estabelecer as melhores estratégias para cada aplicativo. Sempre com orientação a dados e foco na geração de resultados, de acordo com as necessidades e indicadores de cada cliente. Mais informações em https://www.rankmyapp.com.br/

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »