MENU

03/03/2023 às 23h26min - Atualizada em 03/03/2023 às 23h26min

Dois homens são indiciados por divulgar imagens íntimas das ex-companheiras, em Araguaína

Um deles chegou a criar perfil falso em uma rede social para fazer a divulgação

Assessoria
Vista panorâmica de Araguaína - Foto: Marcos Sandes
 
Dois suspeitos de divulgar e compartilhar fotos e cenas íntimas de vítimas por meio da internet foram indiciados pela 3ª Delegacia de Atendimento à Mulher (3ª DEAM) de Araguaína. 

Em ambos os casos, as investigações foram iniciadas depois que as vítimas, ex-companheiras dos suspeitos, procuraram a 3ª DEAM e relataram os fatos.

“A primeira vítima nos procurou relatando que seu ex-companheiro havia colocado uma foto íntima sua como perfil em seu aparelho celular e espalhado para amigos e conhecidos, o que gerou grandes transtornos para a mulher”, disse a delegada Sarah Lilian. Assim, com o aprofundamento das investigações, o jovem de 26 anos foi indiciado.

O segundo caso também foi concluído nesta semana com o indiciamento pelos mesmos crimes de ameaça e divulgação de fotos e cenas íntimas.

“Este segundo caso é ainda mais grave, uma vez que o indivíduo manteve um relacionamento com a vítima e, sem seu consentimento, tirou fotos dela e também gravou cenas íntimas entre os dois. Após o rompimento do relacionamento, passou a divulgar as imagens e vídeos em grupos de aplicativo de conversas e também a divulgar pela internet após ter criado um perfil falso em uma rede social”, disse a autoridade policial.

Por meio da investigação, a delegada ainda ressaltou que os autores foram devidamente identificados e que as vítimas solicitaram medidas protetivas de urgência em razão do intenso sofrimento psicológico e também vexatório a que estavam submetidas em virtude das ações dos autores.

Com a conclusão das investigações, os inquéritos foram remetidos à Justiça e ao Ministério Público para que sejam adotadas as medidas cabíveis.

A delegada Sarah Lilian fez um alerta a toda a população, sobretudo às mulheres, para que procurarem a Polícia Civil e faça a denúncia ao menor sinal de que imagens íntimas estejam sendo compartilhadas sem a devida autorização.

“A lei é muito clara ao estipular que a divulgação, compartilhamento de imagens íntimas sem autorização constitui crime e, portanto, as mulheres que forem vítimas precisam fazer a denúncia. Também é importante que elas evitem compartilhar conteúdos íntimos ou mesmo manter armazenado em celulares ou computadores para que não sejam acessados por terceiros de má fé”, frisou a autoridade policial.

A delegada Ana Maria Varjal, também da DEAM, alertou que esse tipo de crime tem se intensificado nos últimos anos, mas que a Polícia Civil está atenta e adotando todas as medidas legais para identificar e responsabilizar os autores.

“Com o advento da internet e a extrema velocidade em que os conteúdos postados em redes sociais são viralizados, é extremamente importante que as mulheres se protejam e denunciem qualquer tipo de situação vexatória pela utilização de fotos e vídeos não autorizados, pois trata-se de um crime grave e que tem feito muitas vítimas em todo o país”, destacou.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »