MENU

02/03/2023 às 21h38min - Atualizada em 02/03/2023 às 21h38min

Em franca expansão, Daiara terá mais 200 áreas para instalação de novas empresas em Araguaína

Atualmente, as empresas instaladas no distrito geram 1.300 empregos diretos

Assessoria
Distrito Agroindustrial de Araguaína (DAIARA) - Foto: AscomAraguaína / Marcos Filho Sandes
 
Araguaína está em uma posição estratégica quando o assunto é mercado consumidor e a distribuição de mercadorias. Às margens da BR-153, da Ferrovia Norte-Sul e a pouco mais de 100 quilômetros das divisas com os estados do Pará e Maranhão, a cidade é um destino cobiçado por diversos segmentos da indústria e o Distrito Agroindustrial de Araguaína (DAIARA) é o local mais buscado para esses investimentos.

Um exemplo é a Condor Atacadista, empresa de materiais para construção que está em operação no Daiara desde junho de 2022. Com matriz no Distrito Federal, a empresa comercializa para os estados do Tocantins, Maranhão, Pará, Goiás, Piauí, Bahia e Pernambuco. Só em Araguaína, a Condor informou que gera 250 empregos diretos e indiretos.

Jean Carlos dos Santos Lima, diretor de logística da Condor, conta que o incentivo fiscal e a localização da cidade foram alguns dos fatores para a escolha de Araguaína como centro de distribuição. “É a cidade que mais cresce no Tocantins, está bem próxima de outros estados e conseguimos estabelecer muitas parcerias aqui. Araguaína é bastante estratégica para os nossos negócios”, disse.

Cidade acolhedora
Outro empresário que escolheu Araguaína foi Aloísio Fernandes da Silva Júnior. Em 2001, ele veio de São Paulo para Palmas para gerenciar uma unidade da Forro Doni, especializada na fabricação de forros de PVC. Anos mais tarde, comprou parte da sociedade e escolheu Araguaína para investir e morar.

“É uma cidade acolhedora e muito acessível. Aqui a gente consegue conversar com as autoridades para avançar com as tratativas e saber o que precisa ser feito. E o que chama atenção também é o crescimento constante”, afirmou.

A Forro Doni produz 80 mil metros de PVC por mês e vende para os estados do Pará, Maranhão e Mato Grosso. A empresa gera 35 empregos diretos e indiretos e já está em processo de expansão de área no Daiara e investimento em novos produtos.

Potencial em expansão
O Daiara tem estrutura para receber indústrias e empresas dos segmentos de comércio atacadista e logística. Atualmente, o distrito possui 26 grandes empreendimentos ligados ao agronegócio, como ração animal e frigorífico, além de centros de distribuição de materiais para construção, móveis e eletrodomésticos.

“Todas essas empresas geram 1.300 empregos diretos. O potencial do Daiara para atrair cada vez mais novos negócios é grande e estamos trabalhando para expandir áreas aptas para ocupação e para melhorar a infraestrutura do local. Araguaína é uma referência não só para o Tocantins, mas para a região Norte do Brasil e a nossa meta é desenvolver ainda mais a vocação da indústria para nossa cidade”, afirmou Hélter Dantas, secretário executivo do Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico.

Mais infraestrutura
A Avenida Rio Bandeira, principal via no distrito, está em processo de recuperação, e para garantir mais condições de operação das empresas, o prefeito Wagner Rodrigues, o secretário executivo Hélter Dantas, o presidente do SRA (Sindicato Rural de Araguaína), Wagner Borges, e o presidente da Aciara (Associação Comercial e Industrial de Araguaína), Denilson Silva, irão a Palmas solicitar ao Governo do Tocantins a pavimentação das ruas vicinais do Daiara.

Como operar no distrito?
As empresas interessadas em iniciar operações no Daiara devem procurar a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico e fazer o pedido de pré-reserva de uma área. Além da documentação padrão, também é preciso apresentar os projetos de construção e de funcionamento do empreendimento.

A partir da aprovação de utilização da área, a empresa tem o prazo de dois anos para construir. As novas empresas que se instalarem recebem como benefício a isenção do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) durante 10 anos.

40 áreas de 2.800 metros quadrados, cada uma, ainda estão disponíveis para ocupação das empresas e, neste ano, a prefeitura lançará a terceira etapa do Daiara com 200 novas áreas disponíveis.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »