MENU

02/03/2023 às 18h10min - Atualizada em 02/03/2023 às 18h10min

Robótica do SESI chega a São Raimundo das Mangabeiras e beneficia 250 crianças com oficinas gratuitas

Por meio da unidade móvel, crianças e adolescentes tiveram o primeiro contato com a robótica e puderam construir e programar robôs

Dilmara Tavares - Coordenadoria de Comunicação e Eventos
Imprensa FIEMA
As oficinas acontecem na unidade móvel de robótica do SESI - Foto: Divulgação
 
São Raimundo das Mangabeiras - Das salas de aulas para comunidade e municípios mais remotos do Estado. A robótica do SESI Maranhão saiu das quatro paredes dos laboratórios para apresentar o universo dos robôs e da programação a crianças e adolescentes que nunca tiveram contato com a tecnologia. E tudo isso, por meio do projeto social “Construindo o Futuro”, desenvolvido por uma equipe de alunos da Escola SESI, em Imperatriz, batizada de Graffeno,  que desembarcou no município de São Raimundo das Mangabeiras para promover gratuitamente oficinas de robótica. A iniciativa beneficiou 250 crianças, entre 28 de fevereiro e 02 de março.    

Sob quatro rodas, na unidade móvel de robótica do SESI Maranhão, o grupo infanto-juvenil do município recebeu todas as informações necessárias para construir e programar robôs a partir da utilização do kit de robótica educacional, que incluem softwares de programação e de simulação de circuitos eletrônicos, impressora, entre outros itens, que ajudou a aproximar, pela primeira vez, a comunidade desse universo tecnológico.

Em São Raimundo das Mangabeiras, cuja distância de Imperatriz é de quase 500km, o grupo foi orientado por alunos e professores de robótica da instituição do Sistema FIEMA, com metodologia de ensino diferenciada, na qual a rede SESI de ensino é referência no Estado.   

A escuderia Graffeno é uma das equipes da competição conhecida por F1 in Schools, modalidade que desafia estudantes em um campeonato com desafios profissionais envolvidos em uma corrida de carros do início ao fim, desde a criação da escuderia até o enfrentamento nas pistas.  Inclusive, a equipe foi classificada em 2° lugar no Torneio de Robótica do SESI, FIRST LEGO League, Regional Maranhão, Temporada Super Powered, realizada no mês passado, em São Luís, e representará o Maranhão na etapa nacional do Torneio SESI de Robótica, agora em março, em Brasília.   

O aluno do SESI e engenheiro de manufatura da escuderia Grafenno, Danilo Araújo, fala da experiência de repassar conhecimento a pessoas que nunca tiveram contato com a robótica. “Nós formatamos essas oficinas juntamente com a professora de robótica e contamos com apoio do SESI, que nos disponibilizou a unidade móvel para levarmos conhecimento a essas crianças. É muito gratificante ver o sorriso e animação deles ao montarem, programarem e verem o robô em funcionamento”.  

Em São Raimundo das Mangabeiras, duas escolas, a Moranguinho e a Educar, foram beneficiadas com o projeto, que visa proporcionar contato com a robótica a fim de que crianças e adolescentes se tornem mais produtivos, inovadores e construtores de soluções para a sociedade.    

E quem agradece são os alunos que, entusiasmados, participaram da oficina prática. “Eu não conhecia a robótica e por meio dessa unidade móvel, eu e meus colegas conhecemos e tivemos a oportunidade de fazer parte dessa experiência dinâmica, educadora e criativa”, conta a estudante do 9° ano, Isabela Costa.  

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »