MENU

01/03/2023 às 19h22min - Atualizada em 01/03/2023 às 19h22min

SESI selecionará em março estudantes que receberão bolsas de iniciação científica pela FAPEMA

O incentivo é para subsidiar pesquisa e inovação desenvolvidas pelo SESI em suas escolas

Da Redação
Imprensa/FIEMA
Foto: Divulgação
 
SÃO LUÍS – O acordo de cooperação entre o Serviço Social da Indústria (SESI-MA) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) foi assinado em fevereiro durante etapa regional do Torneio SESI de Robótica FLL. Poderão ser beneficiados até 50 estudantes do ensino médio no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIT JR) e até 10 docentes na modalidade Professor Jovem Cientista (PJC). A seleção dos bolsistas será em março.  

 A primeira etapa do acordo de cooperação é a seleção dos estudantes e professores que receberão as bolsas de iniciação científica voltadas para pesquisa e criação de um ambiente de inovação. O SESI-MA tem como um de seus propósitos oferecer soluções interativas e tecnológicas na área da Educação Básica. As suas escolas utilizam a metodologia STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática) como impulsionadora de aprendizagem. Nesse contexto, a robótica – educacional e de competição – é utilizada como ferramenta para alcançar os resultados desejados.  

 O SESI-MA leva a robótica também para escolas públicas municipais como forma de contribuir com o desempenho da educação no Maranhão por meio da disseminação da cultura Maker e metodologia STEAM. Isso tudo acontece por meio do Projeto Prototipando Sonhos. Com treinamento e equipamentos doados às escolas municipais, os alunos dessas instituições públicas também têm condições de competir no Tornei SESI de Robótica First Lego League (FLL). A etapa regional ocorreu em fevereiro. Já a nacional ocorrerá em março, em Brasília.  

 O superintendente do SESI-MA, Diogo Lima, explicou que a concessão de bolsas de iniciação científica se insere nesse contexto de aprendizado que estimula a autonomia dos alunos, a reflexão, a criticidade, a problematização e a capacidade decisória. “O acordo de cooperação com a FAPEMA tem, sem dúvida, indiscutível relevância para a sociedade maranhense, pois incentiva a cultura da ciência pelos projetos de inovação e possibilita acessibilidade à tecnologia por meio da robótica, sendo as bolsas um estímulo à participação dos alunos no programa’, disse Diogo.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »