MENU

28/02/2023 às 13h55min - Atualizada em 01/03/2023 às 00h01min

NGK destaca os benefícios da utilização de velas especiais

De acordo com a multinacional japonesa, componentes feitos com materiais nobres proporcionam partida mais rápida e melhor aceleração e estabilidade de marcha lenta, além de economia de combustível

SALA DA NOTÍCIA Gabrielle de Andrade Pepato

São Paulo, fevereiro de 2023 – Uma das recentes evoluções ocorridas em motores a combustão interna é a aplicação cada vez mais frequente das velas de alto desempenho. De acordo com a NGK, multinacional japonesa especialista em sistemas de ignição, o diferencial das velas especiais é obter os benefícios de desempenho, aceleração e dirigibilidade com um custo reduzido e sem modificar o veículo. 

Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da NGK do Brasil, explica que o uso desses materiais - compostos pelas linhas G-Power, com ponta do eletrodo central de platina, e Iridium IX, com ponta de eletrodo central de Irídio - é uma opção segura para melhorar o sistema de ignição de veículos que utilizam velas convencionais - aquelas fabricadas com eletrodos de níquel.

Velas especiais não mudam características mecânicas do veículo

As duas linhas possuem um diâmetro de eletrodo central bem mais fino do que a vela de níquel que proporciona maior ignibilidade da vela, assim como menor massa no eletrodo, partida mais rápida, melhor aceleração e estabilidade de marcha lenta, além de rotações constantes e economia de combustível.

Linha G-Power apresenta um desenho exclusivo do eletrodo lateral com perfil trapezoidal que facilita a propagação da frente de chamas. Já a Linha Iridium IX tem a ponta chanfrada, que aperfeiçoa a propagação da frente de chamas e reduz a absorção de energia, melhorando a queima do combustível.

O uso de velas especiais não altera as características mecânicas do veículo, portanto os cuidados são os mesmos das velas convencionais. “O mecânico deve instalar o material com cuidado no alinhamento da rosca, rosquear manualmente, aplicar o torque correto e não bater na vela para não causar danos no isolador cerâmico ou fechar os eletrodos”, aconselha Mori.

Manutenção  

Para atingir o melhor desempenho das velas, Hiromori indica seguir o plano de manutenção da montadora. Caso o consumidor não disponha do manual ele pode solicitar ao mecânico que realize uma inspeção visual do material. Se houver alguma irregularidade ou a vela já tiver atingido a quilometragem de troca, é necessário realizar a substituição. 

Linhas Laser Platinum e Laser Iridium

A NGK também possui as linhas Laser Platinum e Laser Iridium, utilizadas por montadoras como equipamento original de fábrica. Com os limites de emissões de poluentes cada vez mais baixos, precisa-se garantir uma queima de combustível perfeita. As tecnologias das velas especiais em conjunto com as tecnologias dos motores garantem menor emissão favorecendo o meio ambiente e garantindo uma alta durabilidade.

“As velas especiais foram desenvolvidas tanto para o mercado de montadoras como o de reposição automotiva para levar ao mercado a tecnologia do produto NGK com material de alta qualidade e desempenho. Esse mix oferece um amplo leque de benefícios aliado a uma grande tradição na fabricação de velas de ignição”, finaliza o especialista.

Sobre a NGK

Fundada em 1936, em Nagoya, no Japão, a NGK é a maior fabricante e especialista mundial em velas de ignição, com forte presença em todos os continentes. No Brasil, a empresa atua há mais de 60 anos, conta com aproximadamente 1.300 funcionários e tem uma fábrica com 625 mil m2 em Mogi das Cruzes, SP. A empresa – detentora das marcas NGK (componentes automotivos) e NTK (sensores e ferramentas de corte) – disponibiliza em seu site dezenas de opções de cursos online para mecânicos e aplicadores de produtos. Para mais informações, acesse: http://www.ngkntk.com.br/.

Assessoria de Imprensa - NGK

Gabrielle Pepato (Consultora de Comunicação) - (11) 9 94164-1004

Fabiano Oliveira (Gerente de Comunicação) - (11) 9 9287-5957 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »