MENU

27/02/2023 às 21h20min - Atualizada em 27/02/2023 às 21h20min

Furto de gado era comandado por adolescente com participação de empresários em Araguaína

Parte do gado furtado foi recuperado; Polícia não divulga nomes dos envolvidos

Assessoria
Foto: Divulgação / DICOM-SSP-TO
 
A Polícia Civil indiciou cinco pessoas, incluindo empresários, pelos crimes de furto de semovente, organização criminosa, receptação e corrupção de menores após a conclusão de um inquérito que apurava o furto de dezenas de cabeças de gado em propriedades rurais de Bernardo Sayão e Juarina, municípios no interior do Tocantins. O prejuízo causado pode chegar a mais de R$ 300 mil.

Responsável pelo caso, a delegada Lorrany Almeida da Silva explicou que as investigações iniciaram em janeiro deste ano, quando um produtor rural e agropecuarista compareceu até a 6ª Central de Atendimento da Polícia Civil de Colinas e registrou um boletim de ocorrência informando que diversas cabeças de gado tinham desaparecido de sua fazenda.

“De imediato, começamos as investigações, quando constatamos que outro pecuarista tinha sido vítima de furto de gado”, complementou a delegada.

No total, as equipes apuraram que ocorreram três furtos, totalizando 47 cabeças de gado de duas propriedades rurais. “Trata-se de gado das raças nelore, cruzado e também angus aberdeen, que é uma raça com maior valor de mercado em relação às demais”, frisou a delegada.

O esquema
Com o aprofundamento das investigações, a Polícia Civil descobriu que um esquema criminoso tinha sido montado para furtar os animais e revendâ-los a preços bem abaixo dos normalmente praticados no mercado, na cidade de Araguaína.

O esquema supostamente era comandado por um adolescente de 17 anos, que tinha a ajuda de dois vaqueiros de sua propriedade.

“Os levantamentos feitos pela Polícia Civil apontaram que nos dias 14, 23 e 29 de dezembro de 2022, os integrantes da associação criminosa invadiram fazendas que fazem divisa com a propriedade gerenciada pelo menor e subtraíram no total 47 animais, que logo depois foram vendidos a dois compradores, já devidamente identificados e indiciados em Araguaína”, disse a delegada.

Prisões
Com a descoberta do esquema criminoso, a autoridade policial representou pelas prisões dos envolvidos. Na semana passada, as equipes efetuaram as prisões de um dos autores, de 28 anos.

Na ocasião, também foi cumprido mandado de prisão de um dos receptadores, de 60 anos. Outros dois envolvidos nas práticas delituosas permanecem foragidos.

Ainda no decorrer dos trabalhos, a Polícia Civil recuperou cerca de 15 cabeças de gado e as devolveram aos seus verdadeiros proprietários.

O adolescente de 17 anos também foi autuado por ato infracional análogo aos crimes de organização criminosa e furto de semoventes.

Agradecimento
Com a conclusão, o inquérito policial foi remetido à Justiça e ao Ministério Público para a adoção das medidas legais que se fizerem necessárias.

A delegada Lorrany aproveitou para fazer um agradecimento especial às equipes de policiais civis, agentes e escrivães da 39ª delegacia de Bernardo Sayão, da  47ª delegacia de Guaraí, da 27ª delegacia de Araguaína e da 3ª Divisão Especializada de Repressão ao Crime Organizado de Araguaína (3ª DEIC) pelo empenho e dedicação demonstrados durante os trabalhos policiais.

“Trata-se de uma investigação bem complexa que envolveu várias etapas e diferentes tipos de abordagens para que conseguíssemos elucidar toda a verdade dos fatos. Desse modo, quero agradecer o empenho, a dedicação e o comprometimento de todos os policiais civis de todas as delegacias que contribuíram para que o resultado fosse o melhor possível”, destacou a autoridade policial.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »