MENU

24/02/2023 às 18h46min - Atualizada em 24/02/2023 às 18h46min

Dose de reforço bivalente será aplicada em grupos prioritários a partir desta segunda-feira

Idosos acima de 70 anos e pessoas imunossuprimidas a partir de 12 anos podem procurar os pontos

Elton Sales - Com colaboração de Aleilton Santos
Ascom
Bernardo Bueno recebendo a segunda dose para a imunização contra a Covid-19, em Imperatriz - Foto: Ascom/Arquivo
 
A Prefeitura de Imperatriz está estruturada para receber as doses da vacina Pfizer Bivalente e iniciar a imunização a partir de segunda-feira (27). Segundo a Secretaria de Saúde de Estado, o Maranhão recebeu 194.400 doses, que chegarão aos 217 municípios maranhenses. A vacina bivalente oferece proteção contra a cepa original da Covid-19 e a variante ômicron.

“Considerando o cenário em que estão surgindo algumas variantes da Covid, é necessário que nossa população receba este reforço, pois as vacinas já estão na nossa rotina. O vírus ainda circula entre as pessoas, e essa dose de reforço é a melhor resposta para o nosso sistema imunológico. É importante que as pessoas que pertencem aos públicos-alvo fiquem atentas para os critérios e procurem uma das nossas unidades de saúde”, afirma o vice-prefeito e secretário de Saúde, Alcemir Costa.

O imunizante é uma versão atualizada dos já existentes contra a Covid-19 e pode oferecer uma proteção ainda maior contra a cepa original do coronavírus e as subvariantes ômicron. Nessa primeira fase, conforme documento técnico do Ministério da Saúde, os primeiros a serem imunizados serão os idosos acima de 70 anos; pessoas vivendo em Instituições de Longa Permanência (ILPI’s) a partir de 12 anos; e pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos.

Para tomar a dose bivalente, a pessoa deve ter recebido, no mínimo, duas doses da vacina monovalente (Janssen, Pfizer, CoronaVac ou Astrazeneca) e ter tomado a última dose há, pelo menos, quatro meses.

Quando? A partir de segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023
O que? Dose de reforço - Pfizer Bivalente.

Quem pode? 
- Na primeira fase de imunização, serão vacinadas as pessoas com 70 anos ou mais, moradores de instituições de longa permanência (ILP), imunocomprometidas, comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas.

- Na segunda fase, serão vacinadas pessoas de 60 a 69 anos;

- Na terceira, gestantes e puérperas;

- E na quarta, os profissionais da saúde.

IMPORTANTE: A vacina bivalente é destinada às pessoas que tenham completado, ao menos, o esquema básico contra a Covid-19, ou seja, primeira e segunda dose. O intervalo de tempo entre a bivalente e qualquer uma das outras doses deve ser de no mínimo quatro meses.

Quais serão os locais?
Unidade Básica de Saúde (UBS) - Segunda-feira a sexta-feira, das 08h às 12h (senhas até às 11h) | 14h às 17h (senhas até às 16h).

Unidades dos bairros: Ayrton Senna, Bom Jesus, Lagoa Verde, Nova Imperatriz, Nova Vitória, Olho-d’água, Petrolina, Santa Rita, São José, Sebastião Régis e Vila Nova.

Unidade Básica de Saúde com horário estendido - Segunda-feira a sexta-feira, das 08h às 12h (senhas até às 11h) | 14h às 20h (senhas até às 19h).

UBS Maria Aragão (Parque Alvorada), Milton Lopes (Bacuri), Vila Lobão e Cafeteira. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »