MENU

23/02/2023 às 10h32min - Atualizada em 24/02/2023 às 00h01min

Palavras Projetos Editoriais lança três obras infantis do autor e ilustrador Fernando A. Pires: os inéditos “Sem-no e Jorge” e “Oswaldo Treinador Esportivo” e a reedição de “Oswaaaaaldo!”

Títulos serão lançadas em evento especial na Livraria da Tarde, em São Paulo, no dia 25 de fevereiro

Fausto Cabral
SALA DA NOTÍCIA
Foto: Divulgação/SALA DA NOTÍCIA
Os fãs dos traços dinâmicos e das histórias divertidas do autor e ilustrador Fernando A. Pires terão um ótimo motivo para celebrar em 2023. A Palavras Projetos Editoriais lançará simultaneamente três obras infantis do autor, para que o público possa apreciar os trabalhos do escritor.

O pacote engloba dois trabalhos inéditos: “Sem-no e Jorge” e “Oswaldo Treinador Esportivo”, além da reedição de “Oswaaaaaldo!”, todos trazendo em comum a presença de animais como protagonistas. As obras serão lançadas durante um evento especial no dia 25 de fevereiro, sábado, das 15h às 18h, na Livraria da Tarde (R. Cônego Eugênio Leite, 956).

Para Cândido Grangeiro, editor da Palavras Projetos Editoriais, “O Oswaldo e a Sem-no trazem para a gente – e para o catálogo da Palavras – a irreverência do Fernando, esse jeito leve e aventuroso de construir histórias, de tratar o mundo que nos cerca e, por vezes, muitas vezes, nos passa desapercebido”. Para Grangeiro, as obras, a partir de seus traços, personagens e histórias, criam um jeito generoso de conduzir o leitor a perceber as coisas importantes do cotidiano, que fazem as pessoas sorrirem, divertirem-se e sonharem com um mundo mais humano.

Sem-no e Jorge - A ideia para “Sem-no e Jorge” surgiu após o autor ler uma notícia sobre uma criança que caíra no viveiro dos gorilas. Desesperados, os pais se surpreenderam quando a gorila entregou o filho aos funcionários do zoológico. Instigado por esse acontecimento real, o escritor inventou as aventuras de uma cadelinha que corre solta pelo zoo, convidando o leitor a pensar sobre o que move o ser humano e os animais nos cuidados uns dos outros.

“Criar a ‘Sem-no’ me fez olhar muitas fotos de cachorrinhos até ela chegar na aparência que tem hoje, magrelinha e com grandes orelhas. Uma autêntica vira-lata. E para desenvolver o estilo da ilustração, achei que deveria ser um traço despojado, imperfeito, muitas linhas não fecham nas outras linhas, imaginei que assim teríamos uma boa combinação com a pintura em preto e branco”, afirma o autor.

Oswaaaaaldo! - Já “Oswaaaaaldo!”, que será relançado pela Palavras Projetos Editoriais, traz a história de um macaquinho que acaba de chegar a uma reserva natural. Neste novo lar, ele procura por novos amigos e, utilizando folhas de bananeira como papel e um galho queimado como lápis, ele vai escrever um livro sobre essa busca, cheia de confusões.

“O livro nasceu enquanto pesquisadores e cientistas do mundo inteiro protegem as reservas ecológicas de caçadores ilegais. Essas reservas prestam um serviço fundamental para a preservação de espécies vegetais e animais. Várias dessas reservas permitem a visita e a observação das espécies em seus hábitats naturais, algumas delas muito raras”, destaca Fernando A. Pires.

Oswaldo Treinador Esportivo – Inteiramente desenhado com pincéis de cerdas de nylon, “Oswaldo Treinador Esportivo” traz de volta o macaquinho Oswaldo, que desta vez treinará seus colegas para os primeiros Jogos Olímpicos para Animais. O problema é que o protagonista é um pouco atrapalhado e isso vai fazer com que a Olimpíada vire uma maratona de aventuras.

 “Até poucos anos atrás, os melhores pincéis eram feitos com pelos de animais. Esses animais sofriam, aprisionados, para que pintores e desenhistas tivessem bons resultados em suas obras. Hoje, a tecnologia de fabricação de cerdas de nylon permite fazer ótimos pincéis sem precisar aprisionar os animais. Assim, o único animal que sofreu durante a produção do livro foi o que usou esses pincéis”, brinca o autor.

Fernando A. Pires - Nascido em São Caetano do Sul (SP), Fernando A. Pires é formado em Arquitetura. Como escritor, publicou mais de 15 livros, sendo finalista do Prêmio Jabuti, na categoria Literatura Juvenil, com a obra Um conto por um guaraná (Abacatte, 2015). Além de escrever e ilustrar suas próprias histórias, ele já ilustrou livros de autores como Tatiana Belinky, Daniel Munduruku e Yolanda Reyes.
Evento de Lançamento
Dia: 25 de fevereiro, sábado, das 15h às 18h
Local: Livraria da Tarde
Endereço: R. Cônego Eugênio Leite, 956, Pinheiros, São Paulo - SP

Palavras Projetos Editoriais
Site: www.palavraseducacao.com.br
Informações: [email protected]

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »