MENU

23/02/2023 às 12h29min - Atualizada em 24/02/2023 às 00h01min

Intensificação das chuvas acelera surgimento de infecções em bovinos de corte

Viviane Righetti Passerini
SALA DA NOTÍCIA
Foto: Divulgação/SALA DA NOTÍCIA

A época de águas chegou – e com muita força. Ainda que este verão registre chuvas em frequência acima do normal em diversas regiões brasileiras, nas próximas semanas elas devem se tornar ainda mais constantes. "Esse período de chuvas, acompanhado de clima quente, favorece a disseminação de doenças infecciosas, problema que preocupa, e muito, os pecuaristas. Afinal, essas enfermidades diminuem a produtividade e o bem-estar animal", alerta Antônio Coutinho, gerente de marketing para grandes animais da Vetoquinol Saúde Animal. 

"Quando falamos em problemas de bem-estar e redução de produtividade, estamos dizendo que o pecuarista terá perdas financeiras. Até porque, em alguns casos as infecções podem ser fatais, especialmente quando acometem animais mais jovens. E a perda de um bovino representa o prejuízo máximo da atividade. Por isso, o tratamento não pode ter falhas", reforça o especialista. 

A diarreia é um dos sintomas mais perigosos das infecções em bovinos. Pode não parecer, mas esse problema, comum em diversas espécies, vem acompanhado de desnutrição e desidratação graves. Dessa forma, os agentes infecciosos causam retardo no crescimento dos bezerros, afetando o potencial produtivo e até mesmo a qualidade reprodutiva do rebanho de corte, seja de machos ou de fêmeas. 

"Uma recomendação importante é que o manejo de animais com suspeita de infecção precisa ser feito por profissionais capacitados. Além disso, o pecuarista precisa estar pronto para investir em soluções de ação rápida e com eficácia comprovada, que minimizam as perdas e potencializam a saúde do rebanho, para que alcance o máximo potencial", ressalta Coutinho. 

Medicamentos que exigem menos manejo e têm eficiência aliada à facilidade de aplicação e à baixa carência são essenciais para combater esse tipo de doenças. Completando 90 anos de história, a Vetoquinol desenvolveu AcurA® Max, combinação do antibiótico ceftiofur com o anti-inflamatório meloxicam, que possibilita rápida recuperação dos bovinos e os ajudam a retomar rapidamente o ganho de peso. 

"Esse medicamento é de dose única. Outra vantagem é a validade de quatro anos. A solução tem se destacado em propriedades rurais de todas as regiões do país, garantindo o sucesso da pecuária nacional. AcurA® Max é um produto que toda fazenda deve ter em sua farmácia, para aplicá-lo assim que surgirem quaisquer sinais de infecção nos bovinos – como febre, perda de peso ou diarreia – e, dessa forma, evitar muitos prejuízos", finaliza Antônio Coutinho. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »