MENU

23/02/2023 às 18h04min - Atualizada em 23/02/2023 às 18h04min

Governo do Maranhão inicia distribuição das vacinas bivalentes contra Covid-19

SECOM / MA
Foto: Pedro Ítalo Cunha
 
Mais de 190 mil doses da vacina bivalente da Pfizer serão enviadas às Unidades Regionais de Saúde nesta quinta (23) e sexta-feira (24). A Secretaria de Estado da Saúde (SES) deu início à logística de envio, por meio das vias aérea e terrestre, para viabilizar o início da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, na próxima segunda-feira (27). Em até 48 horas, o total de 194.400 doses chegarão aos 217 municípios maranhenses. 

A vacina bivalente oferece proteção contra a cepa original da Covid-19 e a variante ômicron, sendo, portanto, mais uma alternativa para as estratégias da Secretaria de Estado da Saúde (SES) de imunização da população. Segundo a superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças, Tayara Pereira, a SES vem desenvolvendo ações junto aos municípios para ampliar a cobertura vacinal.

“A campanha de vacinação contra a Covid-19 é uma prioridade do Governo do Estado do Maranhão. Os municípios são os executores da campanha, no entanto, a Secretaria de Estado da Saúde vem fazendo esse apoio e suporte, tanto com pontos de vacinação tanto com parcerias diretas, como é o caso da equipe da Fesma Quilombola que vai vacinar diretamente essa população”, explicou Tayara Pereira.

Para a rápida distribuição dos insumos, a SES conta com a parceria do Centro Tático Aéreo (CTA), que faz o transporte das vacinas com o uso de helicópteros e avião, e da Polícia Militar, responsável pela segurança no deslocamento. No caso do envio terrestre, as vacinas são transportadas em veículos refrigerados.

De acordo com o tenente-coronel Sérgio Cabral, que coordena a entrega das vacinas via transporte aéreo, o desafio é entregar no menor tempo possível. “A gente tenta otimizar, ao máximo, as rotas. Então procuramos fazer uma rota sequenciada, de forma que chegue rapidamente a todos os municípios que possuem Regional de Saúde”, ressaltou.

 

Vacinação

Conforme o cronograma do Ministério da Saúde, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19 começa no dia 27 de fevereiro em todo o país. Inicialmente, a imunização com as vacinas bivalentes será dividida em quatro fases para pessoas que possuem maior risco de desenvolver formas graves da doença.

Na primeira fase de imunização, os grupos serão vacinados na seguinte ordem: pessoas com 70 anos ou mais, moradores de instituições de longa permanência (ILP), imunocomprometidas, comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas. Na segunda fase, serão vacinadas pessoas de 60 a 69 anos; na terceira, gestantes e puérperas; e na quarta, os profissionais da saúde.

É importante ressaltar que a vacina bivalente é destinada às pessoas que tenham completado, ao menos, o esquema básico contra a Covid-19, ou seja, primeira e segunda dose. O intervalo de tempo entre a bivalente e qualquer uma das outras doses deve ser de no mínimo quatro meses. 

Para quem ainda precisa atualizar o esquema vacinal, as vacinas monovalentes contra a Covid-19 estão disponíveis na rede estadual, em São Luís, nas Policlínicas Vinhais e Cidade Operária, além dos postos municipais de vacinação na capital e interior. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »