MENU

23/02/2023 às 17h35min - Atualizada em 23/02/2023 às 17h35min

Diocese lança Campanha da Fraternidade 2023 em Imperatriz

Com informações da CNBB
Padres Eliezer Cézar de Paiva (Catedral de Fátima) e Antônio José, acompanhados de assessores da CF 2023 em Imperatriz - Foto: Divulgação
 
Na manhã desta quarta-feira, 22, a Diocese de Imperatriz reuniu a imprensa para lançar oficialmente a edição 2023 da Campanha da Fraternidade (CF) no Município. 

Com a presença de Dom Vilsom Basso, bispo da Diocese local, o evento aconteceu no auditório da Catedral Nossa Senhora de Fátima, Centro.

O encontro reuniu jornalistas dos diversos veículos de comunicação, além de membros da comunidade, e foi iniciado às 8h, com Dom Vilsom Basso, acompanhado dos coordenadores da CF, informando sobre os objetivos da campanha este ano, sendo que a Igreja Católica debate sobre a Fome no Brasil.

Sob o tema “Fraternidade e Fome”, a CF 2023 chama os brasileiros para uma reflexão em relação ao tema, com o lema bíblico sendo “Dai-lhes vós mesmo de comer”, do livro de Mateus 14,16. Entre os objetivos, propõe aos fiéis um caminho de conversão para não ceder à cultura da indiferença diante do sofrimento humano, de acordo com o que pede o Papa Francisco.

 

Sobre a Campanha da Fraternidade  

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) propõe à Igreja e a todos os homens e mulheres de boa vontade, pela 60ª vez, desde 1964, a Campanha da Fraternidade. No Brasil, a Campanha da Fraternidade é um modo de a igreja celebrar o tempo da Quaresma, com oração, jejum e caridade associado à reflexão e ação sobre um tema específico.  

Expressão de comunhão, conversão e partilha, a Campanha desperta o espírito cristão e comunitário na busca do bem comum; educa para a vida em fraternidade e renova a consciência da responsabilidade de todos pela ação evangelizadora, em vista de uma sociedade de irmãos. 

A Coleta Nacional da Solidariedade, gesto concreto da Campanha da Fraternidade, acontece em todas as comunidades do Brasil, no Domingo de Ramos. Em 2023, a Coleta será realizada no dia 2 de abril. Do total arrecadado, as dioceses enviam 40% ao Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), gerido pela CNBB, ação responsável pelo atendimento a projetos sociais em todo território brasileiro. A outra parte, 60%, permanece nas dioceses para atender projetos locais, pelos respectivos Fundos Diocesanos de Solidariedade (FDS).

 

Oração da CF 2023 


“Pai de bondade,
ao ver a multidão faminta,
vosso Filho encheu-se de compaixão,
abençoou, repartiu os cinco pães e dois peixes
e nos ensinou: “dai-lhes vós mesmos de comer”.
Confiantes na ação do Espírito Santo,
vos pedimos:
inspirai-nos o sonho de um mundo novo,
de diálogo, justiça, igualdade e paz;
ajudai-nos a promover uma sociedade mais solidária,
sem fome, pobreza, violência e guerra;
livrai-nos do pecado da indiferença com a vida.
Que Maria, nossa mãe, interceda por nós
para acolhermos Jesus Cristo em cada pessoa,
sobretudo nos abandonados, esquecidos e famintos.
Amém”

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »