MENU

22/02/2023 às 18h47min - Atualizada em 22/02/2023 às 18h47min

Último dia de carnaval reuniu milhares de pessoas na Beira Rio

Foram cinco noites de folia com mais de 20 atrações, entre a Jardineira e o palco principal com estimativa de 110 mil pessoas

Aleilton Santos - Ascom
Cerca de 110 mil pessoas estiveram nas cinco noites de folia do carnaval 2023 de Imperatriz - Fotos: Edmara Silva
 
O último dia do carnaval de Imperatriz foi de muita festa, com foliões fantasiados, blocos espalhados pelo corredor da folia e muita diversão que tomaram conta da Beira Rio, nesta terça-feira (21). Promovida pela  Prefeitura Municipal, por meio da Fundação Cultural de Imperatriz (FCI), com Governo do Estado e iniciativa privada, a festa levou cerca de 110 mil foliões durante as 5 noites de folia, de acordo com estimativa da FCI. 

Depois de dois anos sem carnaval, a tradicional festa momesca de Imperatriz, iniciou na última sexta-feira (17), e contou com uma programação recheada de atrações nacionais e de cantores de renome no município. Nessa terça, quem encerrou a folia do último percurso da jardineira foi o cantor Erasmo Dibell, que embalou os foliões pelas ruas.

Abrindo os trabalhos no palco principal, a cantora Wanessa Oliver, esquentou o público para festa que estava apenas começando. Muito simpática, a cantora envolveu os foliões que estavam chegando no palco principal, com muita alegria. Quem deu continuidade a festa, foi a Banda Vibração, que tocou diversos sucessos de carnavais passados e hits que estão no topo das paradas. Para fechar a noite com chave de ouro, Tom de Alerta levou o público ao delírio. A banda animou os brincantes, que pularam durante toda a apresentação, curtindo todos os hits do grupo de axé music.

O presidente da Fundação Cultural de Imperatriz, Paulinho Lobão, também subiu no palco para agradecer ao público pela animação em todos os dias. “Essa festa não é minha, é de vocês, quero parabenizar vocês. Quero agradecer ao Prefeito Assis Ramos, que nos deu a possibilidade de realizar esta festa. Foi feita com muito sacrifício, a cultura é nossa, que esse carnaval traga alegria para todos vocês, parabéns para todos”, disse. 

O carnaval de 2023 foi promovido pela Prefeitura de Imperatriz, por meio da Fundação Cultural (FCI), em parceria com o Governo do Estado, os deputados estaduais Janaina Ramos e Hildo Amaral, além do Tocantins Shopping, Marcelo Despachante, Borboleta Outlet e Hidrozon Refrigeração. Para a realização da festividade, foi mobilizado parceria com as secretarias de Trânsito e Transporte (Setran), Desenvolvimento Social (Sedes), Planejamento Urbano (Seplu), Secretaria de Saúde (Semus); superintendências de Limpeza Pública (SLP) e de Proteção e Defesa Civil (Sumpdec); da Guarda Municipal de Imperatriz (GMI), e de demais órgãos de segurança, como a Polícia Militar.

A estudante de jornalismo, Thayná Duarte, destacou a organização do evento como um dos pontos altos dos cinco dias de festa. “A segurança do evento foi nota 10, desde a jardineira, até o palco na Beira Rio. Gostei muito da estrutura do evento, as atrações foram maravilhosas e estar aqui presente, curtindo com meus amigos foi muito bom, já estou ansiosa para o próximo ano, para mais diversão”, contou. 

Segurança - Um esquema de segurança foi montado para garantir a segurança e preservar os foliões. Foram mobilizados mais de 60 profissionais de segurança terceirizada, 40 agentes da Guarda Municipal de Imperatriz (GMI), a Polícia Militar do Maranhão (PMMA) colocou 150 homens, entre o Grupo de Operações Especiais (GOE) e Cavalaria para reforçar a segurança, 50 Agentes de Trânsito, além do apoio do Centro Tático Aéreo (CTA), Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

A saúde também foi lembrada, e para isso, a Secretaria de Saúde, por meio do Programa de IST/AIDS, montou uma tenda na Beira Rio, para distribuição de preservativo masculino e feminino, além de orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis. 

Economia - Durante todos os dias de festa, o comércio informal ficou aquecido, os ambulantes que ocuparam os espaços na concentração da Jardineira, como também na Beira Rio, conseguiram levar diversas opções para os brincantes que passavam pelo corredor da folia. Uma injeção na economia para muitos setores, como hotelaria, já que no carnaval, a cidade recebe muitos turistas das cidades vizinhas e até de outros estados.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »