MENU

20/02/2023 às 12h47min - Atualizada em 22/02/2023 às 00h00min

Aumenta a busca por tecnologia logística WMS para empresas agrícolas

O controle dos lotes e da validade dos itens é fundamental nesse segmento

SALA DA NOTÍCIA Heverson Bayer
https://www.eship.com.br
Divulgação.

As crescentes exigências do mercado do agronegócio estão levando, ano após ano, gestores da área a buscar soluções tecnológicas que proporcionem mais segurança e eficiência às suas operações. A legislação e conferência rotineira que regem a venda e o armazenamento dos produtos agrícolas é rígida e pesada. O controle dos lotes e da validade dos itens é fundamental nesse segmento, o estoque deve ser preciso, para evitar quaisquer complicações causadas por informações incorretas.

Segundo Alexandre Schnorr, executivo de vendas da e-Ship WMS, o setor agrícola tem diversas particularidades, entre elas a questão de ser muito setorizada a colheita e ter controles a mais do que uma logística comum.  “Todo início de ano, por volta do final de janeiro, a colheita começa a acontecer, então a logística interna tem que estar preparada para receber um alto volume de sacarias e bags, não podendo perder seu controle principal, percentual de germinação e lote”, aponta. 

Para os operadores, é uma dificuldade muito grande controlar esse material sem um sistema adequado. O sistema ELYZE portanto, surge como uma boa solução para organizar a logística de empresas agrícolas. “A e-Ship tem flexibilidade o suficiente para conseguir atender demandas nesse formato, conseguindo pegar desde o processo de recebimento dos grãos, encaminhamento controlado para os silos, controle de qualidade dos produtos, até o processo de expedição das big bags, no formato que o cliente deseja, por exemplo em milhões de sementes ou por peso”, explica Schnorr.

O sistema WMS, portanto, surge como uma boa solução para organizar a logística de empresas agrícolas. Com a tecnologia, é possível otimizar a rotina dos armazéns, com rastreabilidade total dos itens, desde o recebimento até a expedição. O gestor passa a ter o acompanhamento de todas as tarefas em tempo real ao alcance das mãos, em dispositivos móveis. Os erros manuais são diminuídos, bem como a emissão de papéis e a ocorrência de avarias nos produtos ou de incoerências no estoque. 

Os relatórios e dashboards disponibilizados automaticamente fornecem informações valiosas que podem vir a ser utilizadas para planejar e identificar possíveis melhorias nas rotinas do armazém. “Toda essa segurança oferecida pelo sistema WMS gera economia ao negócio, por evitar falhas e custos de mão-de-obra, e tempo, por permitir com que o gestor não tenha mais que se ocupar em resolver problemas operacionais e possa se dedicar a outros setores estratégicos do negócio. Em um segmento tão concorrido, e com exigências fiscais tão altas, quem não buscar automatizar seu setor logístico corre um enorme risco de ficar para trás no mercado. Isso porque um armazém plenamente organizado significa um melhor atendimento aos clientes, consolidando o nome da marca e fidelizando consumidores”, ressalta Alexandre Schnorr.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »