MENU

20/02/2023 às 16h23min - Atualizada em 22/02/2023 às 00h00min

Check Point Software lança soluções com inteligência de ameaças alimentada por IA e automatização

A empresa apresenta um novo mecanismo de gerenciamento de riscos com recursos aprimorados para a plataforma CloudGuard Cloud Native Application Protection (CNAPP); a solução Horizon XDR/XPR que muda o jogo ao priorizar a prevenção; e o Check Point Quantum SD-WAN para proteção das filiais contra ataques cibernéticos de quinta geração

SALA DA NOTÍCIA Check Point Software
https://www.checkpoint.com/pt/
Imagem ilustrativa - Divulgação Check Point Software
A Check Point Software Technologies disponibiliza três lançamentos direcionados à nuvem, aos SOCs e à conectividade SD-WAN.

No segmento de nuvem, a empresa apresenta um novo mecanismo de gerenciamento de riscos com recursos aprimorados para a plataforma Check Point CloudGuard Cloud Native Application Protection (CNAPP). Os novos recursos adicionam priorização de risco inteligente, varredura sem agente, gerenciamento de direitos e segurança de pipeline. Com foco no contexto, na velocidade e na automação, os novos recursos operacionalizam a segurança na nuvem, removendo complexidades e ruídos indiretos associados aos alertas de segurança de nuvem autônomos tradicionais. Tais recursos permitem que as equipes de segurança se concentrem na prevenção abrangente de ameaças do código à nuvem em todo o ciclo de vida do aplicativo, ao mesmo tempo em que oferece suporte à agilidade do DevOps.

A adoção da nuvem e a transformação digital continuam em ritmo acelerado no mercado. O Relatório de Segurança na Nuvem de 2022 revelou que 35% dos entrevistados estão executando mais de 50% de suas cargas de trabalho na nuvem. No entanto, 72% estão extremamente preocupados com a segurança da nuvem e 76% são prejudicados pela complexidade de gerenciar vários fornecedores de nuvem, o que geralmente resulta em configurações incorretas, falta de visibilidade e exposição a ataques cibernéticos. Além disso, o estudo revelou que a configuração incorreta é vista como a causa número um de incidentes relacionados à segurança em nuvem, o que pode ser atribuído à necessidade de operações de segurança 24 horas por dia e fadiga de alerta.

“A adoção da nuvem continua acelerada e a capacidade de simplificar a segurança na nuvem tornou-se vital”, explica TJ Gonen, vice-presidente de segurança na nuvem da Check Point Software Technologies. “Ao adicionar o gerenciamento eficaz de riscos e ampliar a oferta de proteção de aplicativos nativos da nuvem  (CNAPP) da plataforma Check Point CloudGuard, estamos possibilitando que as organizações mudem o CNAPP para a esquerda e adotem uma abordagem de prevenção em primeiro lugar para sua segurança na nuvem que é fácil de gerenciar. Com nossa IA contextual e mecanismo de pontuação de risco, as equipes de segurança não precisam mais descobrir manualmente quais alertas corrigir primeiro, pois a máquina fará isso por eles. Ao remover essa carga, os usuários podem se concentrar em migrar suas cargas de trabalho críticas para a nuvem com confiança.”

Solução colaborativa de cibersegurança
Com foco no SOC (Security Operations Center, ou Centro de Operações de Segurança), a empresa   lança o Check Point Horizon XDR/XPR, uma solução colaborativa de segurança cibernética que protege efetivamente as organizações contra ameaças cibernéticas em evolução, correlacionando dados de forma inteligente e interrompendo ataques em todos os vetores, minimizando o impacto das ameaças e fornecendo uma experiência simples para administradores e analistas entenderem e responderem a incidentes.

A constante evolução do cenário de ameaças levam as organizações ao esforço de se defenderem de forma eficaz contra ataques cibernéticos. As soluções de segurança tradicionais focam na detecção, deixando a responsabilidade de gerenciamento de incidentes, captura e investigação no centro de operações de segurança. Isso pode levar a uma abordagem reativa à segurança cibernética que deixa as redes vulneráveis a ameaças.

A solução Check Point Horizon XDR (Extended Detection and Response) / XPR (Extended Prevention and Response) muda o jogo ao ser a primeira solução XDR a priorizar a prevenção. Esta solução integra-se com soluções de segurança da Check Point Software e de terceiros, evitando que ameaças cibernéticas afetem toda a rede. Com correlação inteligente de dados, a plataforma interrompe ataques em todos os vetores, incluindo e-mail, nuvem, redes e endpoints. Ao fazer isso, minimiza o impacto das ameaças cibernéticas e fornece uma experiência simples para administradores e analistas entenderem o que aconteceu e as entidades relacionadas.

“O movimento XDR reconhece a complexidade das ameaças modernas, fornecendo uma abordagem mais holística e abrangente para detecção e resposta a ameaças. Mas, a detecção e resposta estendida cobrem apenas metade da equação de segurança, deixando a prevenção em silos”, explica Maya Horowitz, vice-presidente de pesquisa da Check Point Software Technologies.

“O Check Point Horizon XDR/XPR aprimora os mecanismos de prevenção em silos de maneira semelhante à detecção e resposta em silos do XDR, transformando a prevenção em uma função colaborativa em vários vetores de ameaças. Ao trabalhar em conjunto com o XDR, o XPR bloqueia ameaças avançadas, ao mesmo tempo em que melhora continuamente a postura de segurança à medida que o cenário de ameaças muda. Desenvolvido pela equipe de pesquisa da Check Point Software, o Horizon capacita ainda mais os clientes com as ferramentas de dados e o know-how de nossos especialistas.”

Segurança SD-WAN para filiais
O terceiro anúncio da Check Point Software refere-se ao Check Point Quantum SD-WAN, um novo software blade nos Check Point Quantum Gateways. O Check Point Quantum SD-WAN combina o mais alto nível de segurança com rede otimizada e conectividade com a Internet para proteger as filiais contra ataques cibernéticos de quinta geração. Os ciberataques de quinta geração tiveram início em 2017, quando se assistiu a mega ataques de grande escala, de múltiplos vetores, usando ferramentas avançadas de ataque, as quais precisam igualmente de soluções avançadas de prevenção de ameaças.

Em uma arquitetura de rede tradicional, todo o tráfego é roteado pelo data center antes de chegar ao destino pretendido na nuvem, criando um gargalo que pode diminuir o desempenho. Para melhorar o desempenho e reduzir os custos, as empresas estão conectando filiais diretamente à nuvem usando a tecnologia de rede de longa distância definida por software (SD-WAN). No entanto, a maioria das tecnologias SD-WAN existentes atualmente não são construídas tendo a segurança em mente. A conexão de SD-WANs de filiais diretamente à Internet contorna a segurança tradicional baseada em data center, expondo as filiais a ataques cibernéticos.

De acordo com o último relatório da Miercom, os gateways Check Point Quantum bloqueiam 99,7% dos novos ataques de malware e phishing, evitando ataques de dia zero e ransomware. Implementado no nível da filial, oferece uma solução acessível que proporciona segurança mais eficiente, ao mesmo tempo em que otimiza a conectividade para usuários e mais de 10 mil aplicativos.

“Muitas organizações passaram por um período de transformação digital acelerada nos últimos anos. Os serviços e aplicativos migraram para a nuvem, o que levou a uma mudança da conectividade tradicional do data center para a conectividade direta da filial à Internet. Durante essa transição, muitas filiais sacrificaram uma segurança robusta por velocidade e agilidade, o que aumentou o risco de ataques cibernéticos e políticas de segurança inconsistentes. Com o Check Point Quantum SD-WAN, as filiais obtêm segurança com maior e melhor eficiência, sem comprometer a conectividade, em uma solução consolidada e econômica”, informa Eyal Manor, vice-presidente de gerenciamento de produtos da Check Point Software Technologies.

Todos estes lançamentos foram anunciados durante o evento global e anual da Check Point Software, o CPX 360 Americas, realizado nos dias 8, 9 e 10 de fevereiro de 2023, e já estão disponíveis.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »