MENU

17/02/2023 às 14h24min - Atualizada em 21/02/2023 às 00h00min

Brasil recebe pelo menos 400 nômades digitais em um ano

O Brasil concedeu pelo menos 400 vistos para estrangeiros que trabalharão remotamente do Brasil

SALA DA NOTÍCIA Redação
Foto de Samer Daboul em Pexels.

Um ano depois do lançamento do visto para nômades digitais no Brasil, em janeiro de 2022, o país já emitiu pelo menos 400 vistos para estrangeiros que podem morar aqui e trabalhar remotamente para outros países, segundo dados do Ministério da Justiça e do Itamaraty. "O visto para nômades digitais é uma tendência e já existe em quase 40 países. O principal diferencial do nosso é uma exigência de renda abaixo da média. Enquanto em outros países a renda mínima é de US$ 4 mil mensais, em média, a do Brasil é de US$ 1.500", conta Diana Quintas, sócia da Fragomen no Brasil. A maioria dos nômades digitais que obtiveram vistos pelo Ministério da Justiça nos últimos doze meses são da Rússia, Estados Unidos, França, Alemanha e Itália.

O nomadismo digital começou como uma tendência entre jovens trabalhadores da tecnologia há alguns anos quando não era comum trabalhar remotamente em outras áreas. O perfil do nômade digital pós-pandemia é diferente, mais maduro e inclui altos executivos, empreendedores e artistas. No Brasil, entre os vistos emitidos pelo Ministério da Justiça, 50% dos vistos emitidos  foram para estrangeiros entre 31 e 40 anos. 22% nômades digitais tem mais de 41 anos. Do total, 70% são homens e 30% mulheres. "Quando falamos de nômade digital, precisamos nos descolar da ideia de um aventureiro. Para começar, eles devem comprovar uma fonte de renda estável, seja em salário, contratos ou investimentos. Atualmente muitos profissionais com carreiras consolidadas buscam aproveitar a oportunidade de viver em um outro país para enriquecimento cultural, qualidade de vida e até mesmo desenvolvimento profissional com cursos e networking", explica Diana.

O visto é válido para estrangeiros que continuarão recebendo seus recursos de outros países enquanto moram no Brasil e trabalham remotamente. "O visto protege a mão de obra local e aquece a economia também porque essas pessoas vão pagar aluguel, usar serviços, como academias, salões de beleza, cursos de português, entre outros", acrescenta. 

O número que representa um pouco mais de um visto por dia tem apresentado uma tendência de crescimento desde que o visto foi disponibilizado. No ano passado, metade das autorizações foram emitidas a partir de outubro. Em janeiro de 2023 já foram emitidos 23 vistos pelo Ministério da Justiça, o que representa 23% do total do ano anterior em apenas um mês. O visto é uma alternativa para estrangeiros com condições de viver aqui que não querem trabalhar ou estudar em instituições brasileiras mantendo seus vínculos profissionais fora do país. 

Sobre a Fragomen - A Fragomen é a maior e mais antiga empresa de imigração do mundo. Com presença em mais de 170 países, é líder na área de mobilidade internacional de pessoas físicas e empresas. Desde a sua fundação em 1951, a Fragomen atua com procedimentos, práticas e políticas de imigração e tem forte atuação na articulação com autoridades e organizações para a garantia da mobilidade internacional.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »