MENU

19/02/2023 às 12h14min - Atualizada em 19/02/2023 às 12h14min

Um dos flagelos da pele oleosa são poros abertos

Eles são consequência da pele oleosa ou mista e podem ser tratados com cosméticos adequados

Da Redação
GB Edições
Vivemos tempos de alta exposição pessoal, principalmente nas redes sociais. Talvez nunca se tenha desejado, tanto, ter boa aparência, pele lisinha e corpo sarado. / Foto: GB Imagem
  
Ninguém gosta deles. Antes de saber como tratar isso, é preciso entender que os poros abertos quase que fazem parte da genética brasileira, uma vez que são característica de pele oleosa ou mista e cerca de oitenta por cento dos brasileiros possuem a pele assim, oleosa ou mista.

Os médicos dermatologistas, que são especialistas neste assunto, explicam que os poros faciais se assemelham a um elástico. O envelhecimento, a produção excessiva de oleosidade e os danos causados pelo sol podem esticar esse “elástico”, fazendo com que o poro fique aberto. E para reverter esta situação é preciso tratamento. O ideal é consultar o dermatologista para indicar os cosméticos e procedimentos adequados, mas aqui vão algumas dicas.

A esfoliação renova a superfície da pele e elimina células mortas. O ideal é esfoliar a pele de uma a duas vezes por semana com esfoliantes suaves, como semente de apricot ou rice exfoliator. Para peles muito oleosas, o ácido salicílico é uma boa opção. 
A pele oleosa também precisa de hidratação. Mas, sempre preferindo cosméticos em forma de séruns e géis, livre de óleos e que controlem a oleosidade.

Sempre que praticar qualquer atividade física, limpe a pele usando limpadores suaves e não ultrapasse três lavagens diárias da pele para não cair no chamado “overwashing”, problema que pode causar oleosidade por efeito rebote.

A alimentação é outro item importante, priorize o consumo de alimentos naturais, probióticos, ácidos graxos, ômega-3, zinco, antioxidantes, fibras e Vitamina A. Além disso, o médico poderá prescrever vitaminas orais que vão acelerar o processo de formação de colágeno de boa qualidade e renovar a pele, como Exsynutriment (silício orgânico estimulador de colágeno) e Bio-Arct (booster energético que melhora o funcionamento celular).

O retinol é considerado um ingrediente milagroso e, no caso dos poros, duas de suas ações são altamente eficazes para diminuí-los: aumenta a renovação celular e estimula a produção de colágeno. O colágeno é a proteína natural para a pele, mas com o tempo ela se decompõe. Isso é um problema porque é o colágeno que fortalece as paredes dos poros, fazendo com que pareçam mais apertados. Se o retinol causar algum desconforto na sua pele, aposte nas substâncias que podem ter o mesmo efeito, mas são menos irritantes, como o retinaldeido, um composto mais leve, derivado do retinol.

Atualmente, muitas tecnologias são altamente capazes de renovar a superfície da pele, dentre elas radiofrequência microagulhada, os lasers ablativos fracionados, o laser de picossegundos Picoway, além do laser Erbium 1540.  

Todos os danos causados pela radiação UVA e UVB pode retardar a produção de novas células, o que engrossa a camada externa da pele, deixando os poros maiores e mais avermelhados. Além disso, a radiação Infrared (sentida pelo calor), também causa grande dano ao colágeno e um consequente afrouxamento dos poros. Por isso, o ideal é usar fotoprotetor com FPS de no mínimo 30, com ativos antioxidantes que protejam também do Infrared, e durante todo o ano, pois mesmo em dias nublados a radiação ultrapassa as nuvens e causa danos na pele.

E ainda vale a boa e velha dica: beba água. Não negligencie o consumo diário de água cultivando o hábito de sempre ter uma garrafinha na bolsa. Você vai se habituar a beber água e isso fará um bem enorme à sua saúde em geral, incluindo a pele.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »