MENU

18/02/2023 às 09h42min - Atualizada em 18/02/2023 às 09h42min

O que é a creatina e onde posso encontrá-la?

Neste episódio a nutróloga Drª Paula Guidi dará mais informações sobre o assunto.

Drª Paula Guidi - CANAL DOUTOR AJUDA
Brasil 61

  
Você quer ganhar massa muscular? Foi orientado por alguém a usar suplementos alimentares como Whey Protein, Aminoácidos e Creatina? Será que isso faz bem para você? Neste episódio a nutróloga Drª Paula Guidi dá mais detalhes sobre a
Creatina.

A Creatina é um composto produzido no nosso organismo, a partir de alguns aminoácidos (glicina, arginina, metionina). E 95% dela está armazenada em nossos músculos. Ela é uma fonte de energia rápida para exercícios de alta intensidade e curta duração.

Em geral, nosso corpo produz cerca de 1 grama de Creatina por dia e outro 1 grama é ingerido na dieta através de carnes, peixes, frango, ovo, frutos do mar, leite e derivados. 

Estudos mostram que o aumento de Creatina a longo prazo ajuda a melhorar a força e potência muscular. São especialmente eficazes em esportes que contam com estímulo de alta intensidade e curta duração com pequenos intervalos entre um estímulo e outro. Futebol, tênis, musculação e tiros de corrida são alguns exemplos. 

É importante ressaltar que a maior parte dos estudos, apesar de descobrir aumento de força e potência muscular, não achou diferença em composição corporal (ganho de massa magra) com o uso da creatina.

É bom ressaltar que um em cada três indivíduos não respondeu a suplementação de Creatina e naqueles que pararam de usar, os estoques de creatina muscular voltaram ao normal após 4-5 semanas. Alguns efeitos colaterais relatados são ganhos de peso (devido a retenção de água no Músculo), enjoo e diarreia que podem ocorrer dependendo da dose utilizada. 

Até o momento, não houve relação entre uso de Creatina e alteração de função renal. Mas como não existem estudos sobre o uso de Creatina em pessoas com doenças renais, o uso nessas pessoas não é recomendado. 

Se você tem interesse em ganho muscular usando os benefícios da dieta e da Creatina, é recomendado que procure um profissional de saúde para te auxiliar.

Para saber mais, assista ao vídeo no canal Dr. Ajuda. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »