MENU

16/02/2023 às 16h44min - Atualizada em 16/02/2023 às 16h44min

O BRASIL EM DAVOS!

Cícero Carlos Maia *

Em janeiro de todos os anos se reúne em Davos nos Alpes da Suíça, o suprassumo das maiores economias do mundo para discutirem a situação econômica de todos os países que fazem parte de todos aqueles que dão as cartas no universo do Desenvolvimento Socioeconômico para o bem da humanidade.

Curiosamente o lema deste ano foi: “Cooperação em um mudo fragmentado” tendo como fundo os estragos feitos nos países por onde o inferno da Covid-19 passou, arrasando tudo, uma vez que a grande força de trabalho, as pessoas, muitos foram dizimados e outros incapacitados para o trabalho. A guerra entre Rússia e Ucrânia tiveram um papel muito negativo no desempenho da economia do mundo dado que grande produção de trigo, para alimentar o mundo, vêm da Ucrânia que teve seus portos danificados, quase destruídos, com o poder inquestionável dos bombardeios vindos da inclemente Rússia, que não tinham como exportar a produção já pronta para as entregas a quem já havia contratado a compra desse insumo alimentar que deveria ser entregue no tempo combinado e não pode acontecer!

O Brasil compareceu ao evento com vários participantes da vida econômica do Brasil como o Governador de São Paulo, e os Ministros da Fazenda, Meio Ambiente, dentre outros!

O Brasil foi, muito mal representado na edição do encontro deste ano!

As exposições dos emissários brasileiros, salvo a do Governador de São Paulo, que apesentou o Brasil por meio do Estado de São Paulo, foram sofríveis e destrutivas. Ele, por ser um engenheiro muito bem formado pelo Instituto Militar de Engenharia – IME, no Fórum de Davos, tratou de coisas sérias como Energia, Tecnologia. O que é mais importante é que O Governador falou a linguagem dessas grades autoridades com o mesmo nível de compreensão delas, isto porque ele é uma pessoa deste meio. Teve encontros com empresas significativos como a empresa AstraZeneca, produtora de vacinas, dentre outras que podem fazer uma grande diferença na economia brasileira.

Já a apresentação do Ministro da Fazendo foi, simplesmente, desastrosa para o nosso país. Disse que há brasileiros que não pagam impostos, o que não é verdade! Basta que se compre um produto qualquer que o percentual de impostos está incluso na composição do preço total.

A Ministra do Meio Ambiente, foi DESMENTIDA pela ONU de que no Brasil há 125 milhões de pessoas famintas. Que investidor vai investir num país de famintos?

_________________________________________________________________________________
 Cícero Carlos Stein Maia  ou   Cícero Maia  - Administrador; Pós-graduado; Professor e funcionário
público do Ministério da Cidadania; Escritor e Analista Social. ​E-mail: [email protected]


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »