MENU

15/02/2023 às 15h36min - Atualizada em 16/02/2023 às 00h01min

Motorista DEZtaque: Vibra premia a excelência e a segurança na gestão do transporte de combustíveis e abastecimento de aeronaves

Vibra chega à 11ª edição do programa que reconhece o empenho dos condutores da frota a serviço da companhia. Premiação será realizada na terça-feira, dia 14, na Vibra São Paulo Em 11 anos, as boas práticas do programa levaram a uma redução de 87,5% no índice de acidentes no trânsito e de 99,9% em vazamentos, mínimas históricas

SALA DA NOTÍCIA João Victor de Lima Carlos

Rio de Janeiro, 15 de fevereiro de 2023 - Para levar combustíveis a todos os cantos do país, mais de oito mil caminhões rodam nas estradas brasileiras a serviço da Vibra, gerando empregos diretos para 10 mil motoristas. Eles são monitorados, diariamente, por uma moderna ferramenta online de controle de logística chamada Torre de Controle, que garante eficiência, segurança e redução de custos.
 

Somadas as viagens realizadas seria possível cobrir uma distância equivalente a 27 voltas diárias na Terra. Esses números dão a dimensão da importância do programa Motorista DEZtaque, maior programa no Brasil destinado a operadores de transporte, que vai premiar,  os 102 profissionais que dirigiram com mais segurança ao longo do ano passado nas rodovias brasileiras transportando combustíveis para a Vibra e 10 operadores que abasteceram as aeronaves nos aeroportos em que a companhia atua.
 

O uso intensivo de tecnologia, por meio de uma central de integração e inteligência, vem ajudando a aumentar a eficiência da cadeia logística da companhia. A Vibra está em busca constante da otimização de infraestrutura, excelência logística, transformação digital, descarbonização e de inserir uma maior diversidade em suas operações, incluindo a ampliação de condutoras femininas.
 

“Segurança é um dos valores fundamentais e inegociáveis na condução de negócios bem-sucedidos. E, em se tratando da Vibra, valorizar e criar mecanismos para cuidar dos motoristas que conduzem a nossa frota para todo o Brasil é garantir um ambiente de distribuição de combustíveis seguro e confiável para nossos clientes e toda a sociedade. Estou orgulhoso de ver na companhia uma longa preocupação com esse tema e que continuará evoluindo e tendo foco total da Companhia nos próximos anos”, afirma Ernesto Pousada, presidente da Vibra. 
 

Esse ano, como grande diferencial, terá a premiação do ranking feminino, no qual duas condutoras, serão reconhecidas por seu excelente desempenho nas estradas. Na Vibra acreditamos que lugar de mulher é onde ela quiser. Porque sim, mulher também pilota caminhão. A premiação será realizada na terça-feira, dia 14, na Vibra São Paulo. 
 

Durante o ano de 2022, foram premiados 4.000 participantes, houve 9.300 interações dos motoristas e operadores nas ações do site e foram realizadas visitas a 14 unidades operacionais espalhadas pelo país para estreitar o relacionamento, acompanhar de perto a realidade desses profissionais, sempre na companhia da Volkswagen Caminhões e Ônibus, parceira do programa, que levou os lançamentos do ano para que todos pudessem conhecer em primeira mão as novas tecnologias dos caminhões.
 

Através das ações do programa que se multiplicaram nas unidades operacionais e transportadoras parceiras, a Vibra foi reconhecida pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) como empresa Destaque Maio Amarelo. Também foi reconhecida, em 2022, pelo Programa Na Mão Certa – Childhood do Brasil, pelo compromisso em ajudar no combate à exploração infantil das estradas, evento este que contou com a presença da Rainha Silvia da Suécia e do Rei Carl Gustaf.
 

Em 2023, além de renovar a parceria com a Volkswagen, quem também se junta ao time para impulsionar ainda mais o programa é a empresa Facchini, especialista em carretas.
 

Maior programa para operadores de transporte

O Motorista DEZtaque faz parte de um conjunto de ações que a Vibra implantou, em 2012, com o objetivo de aumentar a segurança no transporte de combustíveis. Em onze anos, as boas práticas do programa levaram a uma redução de 87,5% no índice de acidentes no trânsito e de 99,9% em vazamentos. São os menores valores na história da companhia. É importante ressaltar ainda o comprometimento com os valores ESG, como impacto nas comunidades, redução de emissões e sustentabilidade das operações.
 

Em sua missão de abastecer os postos de sua rede e demais clientes em todas as regiões do país, a Vibra realiza, por meio da frota de transportadoras contratada, mais de 2.000 entregas rodoviárias por dia, chegando a movimentar aproximadamente 4,5 milhões de m³ ao mês.
 

Entre os requisitos para habilitação ao programa Motorista DEZtaque estão o cumprimento das atividades do sistema de Gerenciamento de Riscos da Vibra e a adesão ao Pacto de Acidente Zero (PAZ), que contém regras de segurança e é assinado por transportadores e motoristas. O condutor também não pode ter se envolvido em acidente grave no ano anterior.
 

Ao longo dos meses, os motoristas - que são empregados das transportadoras contratadas pela Vibra - passam por avaliações em critérios como participação em treinamentos obrigatórios, conformidade do veículo para realização do transporte, manutenção de velocidade compatível, realização de testes de bafômetro, atendimento ao rotograma (uma espécie de plano de rota), comportamento adequado durante toda a viagem (monitorado através das câmeras) e cumprimento da jornada de trabalho.
 

Prêmios - Os profissionais de destaque vão receber um troféu e participarão do sorteio de cinco carros e 13 vale-prêmios de R$ 1 mil reais cada um. Também serão reconhecidas as oito  bases de distribuição da Vibra que mais se destacaram. A aviação também estará representada por três revendedores e dez motoristas operadores de abastecimento que receberão homenagens. Completando, haverá o prêmio Valorização Transportador para os transportadores de entrega e suprimento que se classificaram como Diamante, Ouro e Prata e profissionais internos desses parceiros nos quesitos Gestor de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS), Programador de Entrega e Programador Suprimento.
 

Mulheres na Condução

"A melhora dos indicadores de segurança só é sustentável porque a Vibra realiza contínuo investimento em prevenção. A meta é reduzir ao máximo os riscos à segurança e saúde das pessoas e fortalecer a segurança dos processos. Há anos, temos os melhores resultados do mercado quanto aos indicadores de prevenção de vazamentos, acidentes com perda de dias de trabalho e segurança no trânsito, feitos relevantes para uma frota de transporte que roda, a cada hora, cerca de 45 mil quilômetros por todo o país", afirma Marcelo Bragança, Vice Presidente Executivo de Operações da Vibra.
 

Quando o assunto é segurança, a empresa trata com seriedade o tema em todas as etapas de suas operações, para diminuir ao máximo os riscos de acidentes. A Vibra gere a segurança de colaboradores, fornecedores e parceiros de forma sistemática e recorrente, sempre em busca das melhores práticas de mercado, realizando treinamentos e introduzindo requisitos de forma clara, para que todos os envolvidos possam compreender a importância das medidas e, na sequência, segui-las.
 

Sobre a Vibra

Líder no mercado brasileiro de distribuição de combustíveis e de lubrificantes, a Vibra proporciona a melhor alternativa energética e de mobilidade a seus clientes, alinhada às melhores práticas de ESG do setor. No mercado automotivo, a Vibra detém a licença de uso da marca Petrobras, formando uma rede com 8,3 mil postos de combustíveis, em todo o País. As franquias da Vibra Energia para o segmento são as lojas de conveniência BR Mania e os centros de lubrificação automotiva Lubrax+. Com uma estrutura logística que garante sua presença em todas as regiões do país, a empresa conta com um portfólio de mais de 18 mil grandes clientes corporativos, em segmentos como aviação, transporte, indústrias, mineração, produtos químicos e agronegócio. Com a marca BR Aviation, a companhia possui cerca de 70% do mercado de aviação, abastecendo aeronaves em mais de 90 aeroportos brasileiros. Em lubrificantes, é líder de mercado com a marca Lubrax, top of mind, e possui a maior planta industrial para produção de lubrificantes da América Latina. Para mais informações sobre a Vibra, clique aqui.
 



InPress Porter Novelli - Agência de Comunicação da Vibra

[email protected]

(21) 3723-8165/ 3723-8132/ 3723 8157 

(21) 980938364/ (21) 968327541 / (21) 99636-5392/ (21) 98506 0544


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »