MENU

14/02/2023 às 12h08min - Atualizada em 15/02/2023 às 00h00min

O que é isca no cardápio do iFood e por que todo restaurante deve tê-la?

SALA DA NOTÍCIA Uapê Comunicação
João Barcelos, especialista em delivery e e-commerce

Por João Barcelos

Com tantas opções de restaurantes dentro dos aplicativos que vendem comida por delivery, como é o caso do iFood, oferecer refeições de qualidade pode não ser sinônimo de atingir boas vendas. Para ter sucesso, os donos de restaurantes podem seguir algumas dicas que farão com que eles se destaquem na internet. Uma delas são as “iscas de cardápio”, que, basicamente, são produtos selecionados para chamarem a atenção dos clientes.

Para explicar melhor como funciona isso, eu costumo fazer um comparativo com as lojas físicas. Em uma rua ou em uma praça de alimentação de shopping, os restaurantes muitas vezes usam cartazes mostrando itens com preços especiais ou combos onde o cliente leva “dois produtos por um”, por exemplo.

Nas lojas físicas, isso é feito para que o cliente entre e conheça o que mais é vendido lá dentro. No iFood, a isca serve para que a pessoa continue na página do restaurante. Por isso, é fundamental que a isca esteja logo no topo do cardápio. Isso prende a atenção e o cliente, depois, descobre o que mais tem na loja. O mundo inteiro usa este tipo de estratégia, mas muita gente continua colocando combos caros no topo do cardápio, o que prejudica a loja.

Mas, para que a estratégia realmente funcione, não adianta que qualquer produto que tenha o preço mais em conta seja colocado no topo, isso também precisa ser pensado.  O produto precisa ser atrativo, com bom custo-benefício, e a orientação é para que ele tenha não valor superior ao pedido mínimo. Com um investimento menor, novos clientes se sentem mais confortáveis a terem uma primeira experiência na loja.

A vantagem para os restaurantes que utilizam a isca pode refletir em um alcance ainda maior. Isso porque a loja ganha a oportunidade de figurar entre as listas promocionais do iFood. Itens abaixo de R$ 20, por exemplo, podem ser apresentados na lista de jantar ou almoço de até R$ 20. E, mesmo por esses preços, a isca deverá seguir o padrão de qualidade do restaurante, já que ela tem o papel de atrair, encantar e fidelizar novos clientes.

Você pode oferecer um produto muito mais barato porque abaixou a qualidade dele. Isso, por um momento, pode fazer com que a loja venda mais. Mas, com certeza, trará avaliações negativas para o restaurante, o que afetará as vendas futuras. Ter uma isca é construir uma versão estratégica do item, que concilie o preço, a qualidade do produto e a lucratividade.

Toda essa estratégia precisa ser construída com base em todos os pontos do cardápio, por isso é fundamental entendê-lo e, durante este processo, identificar as preferências dos clientes para conseguir criar uma isca que realmente funcione para quem entra no cardápio pela primeira vez. Com essa visibilidade, é muito provável que o seu negócio ganhará mais relevância dentro do iFood e o volume de vendas, consequentemente, aumentará.

 

Como destacar as iscas no cardápio

 

Construída a isca de vendas, o próximo desafio é valorizá-la dentro do cardápio. Para isso, há algumas iniciativas que o você pode adotar. Veja algumas dicas:

- Criar uma categoria no cardápio, colocando nomes como “novidades”, “ofertas exclusivas” ou “pratos econômicos”;

- Destacar o item no cardápio, o colocando sempre nas primeiras posições;

- Destacar o produto com preço promocional, evidenciando que o valor dele era vendido por X e agora é vendido por Y.

 

Sobre João Barcelos

 

João Barcelos é especialista em estratégias de delivery e e-commerce. O especialista ajuda empresas a venderem mais e melhor por plataformas e apps especializados em delivery, sejam eles terceirizados ou próprios. Também presta consultoria para potencializar a estratégia de e-commerce de varejistas de todos os portes.

É Embaixador do iFood e um fenômeno das redes sociais no tema delivery, sendo assistido por milhares de pessoas nos cursos que ministra pela plataforma iFood e seguido em seu canal do Youtube (Segredos do Delivery com João Barcelos) e do Instagram (@joaobarcelosoficial).

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »