MENU

13/02/2023 às 13h28min - Atualizada em 14/02/2023 às 00h01min

Antes de partir para o Carnaval é preciso verificar as condições de segurança do automóvel.

Independentemente de optar por curtir a folia ou relaxar em meio a natureza, o viajante deve iniciar o planejamento do feriado pela manutenção do veículo. Aqueles que buscam praticidade podem contar com a plataforma de soluções de gestão e manutenção Localiza+

SALA DA NOTÍCIA Giovanna Marcela Brandão
  
São Paulo/SP -
 Depois de três anos de espera, chegou a hora de aproveitar o tão aguardado retorno ao Carnaval após as restrições impostas pela pandemia. Escolher o destino, planejar o trajeto e detalhar o roteiro faz parte da experiência do turista. Mas de nada adianta esse planejamento minucioso se acabar parado no meio do caminho devido a uma falha mecânica. 


“A falta de tempo é a razão mais apontada para adiar a manutenção do veículo, que acaba sendo feita, normalmente, em casos emergenciais. Porém, para chegar ao destino em segurança e sem surpresas desagradáveis pelo caminho, é essencial checar se o veículo está em condições de trafegar em segurança”, reforça André Pessoa, diretor Localiza+.

Para facilitar o dia a dia dos proprietários de automóveis, a Companhia lançou, no fim de 2022, o Localiza+. Trata-se de uma plataforma de soluções que oferece planos de revisão desenhados para diversos perfis de usuários por meio do app Localiza+, disponível na Apple Store e Google Play. O produto foi pensado para solucionar as principais dores desse público com muita transparência, segurança e praticidade. Os planos são voltados para automóveis das categorias leve, pick-ups e SUVs, com até 10 anos de fabricação, e que podem gerar até 40% de economia para o consumidor final. As manutenções e revisões são executadas pelas oficinas parceiras da Localiza, uma rede com mais de 3.000 estabelecimentos. 

Além da ampla oferta de soluções em mobilidade, a Localiza reúne conteúdos que começam na manutenção do automóvel - disponíveis no Blog Localiza+ - e passam por dicas de destinos incríveis para um feriadão inesquecível no portal  Vai por mim, voltado para os apaixonados por viagens e automóveis. E para ajudar os foliões de plantão, os especialistas em manutenção do Localiza+ listaram itens que o motorista não pode deixar de verificar antes de pegar a estrada. 

São eles: 

Pneus
  • Observe o estado geral dos pneus, se há avarias, rasgos, se estão desgastados em demasia ou se há desgaste irregular. 
  • Verifique se os sulcos estão com, ao menos, 1.6mm. Para isso, observe o marcador que aponta justamente essa profundidade (TWI) ou vá até um borracheiro. 
  • Não deixe de conferir o aperto dos parafusos de roda. Se estiverem frouxos, os itens podem se soltar e há risco de acidente. 
  • Cheque se a calibragem dos pneus está correta e, em caso negativo, faça a correção. A maneira mais fácil é ir a um local (posto de combustível e borracharia, por exemplo) que possui equipamento apropriado. Utilize sempre a calibragem estipulada pelo fabricante. 

Fluídos e líquidos
  • Veja se o óleo do motor está no nível adequado. Caso esteja abaixo, é preciso completá-lo até a marca indicada na vareta. 
  • Além do nível, é preciso checar o prazo de validade do óleo e/ou se este ultrapassou a quilometragem indicada no manual do proprietário para a realização da troca. Em caso positivo, substitua o óleo e o filtro.
  • Também averigue se o fluído de freio e o líquido de arrefecimento estão no nível adequado.
  • Apesar de parecer menos importante, vale checar se há água no reservatório de limpeza do vidro. Lembre-se que a visibilidade é fundamental para dirigir em segurança.
  • Ainda nesse quesito, é recomendável fazer uma inspeção visual para avaliar se há algum vazamento desses fluídos, o que pode causar panes mecânicas que podem ser evitadas. 

Luzes
  • Cheque se todas as luzes de sinalização - freio, marcha a ré, setas e faróis - estão funcionando adequadamente. 
  • Verifique se as luzes do interior do carro estão funcionando normalmente. 
  • Analise atentamente se há alguma luz de anomalia acesa no painel de instrumentos. Em caso positivo, será preciso fazer uma avaliação mais aprofundada da causa.  

Itens de segurança
  • No porta-malas, veja se o chamado kit emergencial está completo e em condições de uso: o estepe deve estar calibrado e dentro das especificações mínimas (TWI), além de ser necessário checar se há chave de roda, macaco e triângulo.
  • Caso o modelo do veículo conte com segredo de roda, não deixe de observar se este se encontra no veículo.

Sistema de frenagem
  • Teste o funcionamento do freio, veja se está muito ou pouco resistente ao toque, se está respondendo adequadamente e se há alguma luz relacionada ao sistema de acesa no painel de instrumentos.  
  • Verifique também se há algum ruído anormal ao acionar o freio. Em caso positivo, será necessário a avaliação de um mecânico profissional. 

Direção
  • Quando fizer o test-drive, também fique atento ao volante. 
  • É preciso avaliar se está com alguma folga ou com algum ruído anormal. 
  • Também verifique se o volante puxa o veículo para um dos lados. Em caso positivo, será necessário fazer a avaliação do conjunto suspensão/direção para checar a necessidade de fazer o alinhamento do veículo. 
  • Sinta se o volante trepida quando estiver conduzindo o carro em movimento em determinada velocidade. Caso isso ocorra, será necessário fazer o balanceamento das rodas. 

Motor
  • Por fim, observe atentamente o funcionamento do motor, se está dando a partida normalmente, se há algum ruído, se está com a aceleração normal e se não há perda de potência/força. 

Segurança em primeiro lugar
  • Caso não consiga realizar o passo a passo e não tenha a manutenção em dia, tenha em mente que, além de haver a possibilidade de o veículo ficar parado na estrada, pode colocar em risco não apenas os passageiros, mas também aqueles veículos e pedestres que estão no entorno. 

“Vale lembrar que o ideal é realizar a manutenção do automóvel periodicamente e não a deixar para a véspera da viagem. Caso não consiga verificar se o carro está 100% seguro, opte pelo aluguel, garantindo que terá em mãos um automóvel seguro e com a manutenção em dia”, destaca André. 

Localiza+: Solução diferenciada para dores comuns
Localiza+ foi criado a partir de uma escuta atenta às principais dores dos clientes.  A Localiza percebeu que vários deles tinham dificuldades com tarefas básicas do dia a dia relacionadas ao carro próprio, como por exemplo encontrar um mecânico de confiança, saber quando trocar o óleo ou calibrar o pneu. Essas demandas serviram de gatilho para um entendimento mais profundo do mercado. 

A frota brasileira hoje é de cerca de 40 milhões de carros e a maior parte dos seus proprietários não possui nenhum tipo de apoio estruturado para situações corriqueiras e sentem dificuldades de encontrar fornecedores profissionais e confiáveis que ofereçam preços competitivos e tragam visibilidade e previsibilidade de valor sobre os serviços realizados. Foi pensando nessas questões que a Localiza lança seus planos de manutenção, por meio do Localiza+.  

O preço dos planos varia de R$ 49,90 a 169,90 por mês e, ao contratá-lo, o cliente tem à disposição o atendimento do Concierge Localiza+: um técnico em mecânica que irá acompanhar individualmente cada carro em todas as etapas da revisão, que incluem a checagem de mais de 30 itens de segurança, trocas de óleo, filtros de óleo, de ar do motor e de combustível, assim como a mão de obra. Caso haja a necessidade de algum serviço adicional, o cliente terá acesso a uma tabela de preços diferenciados e facilidade de pagamento em até 12 vezes. 

As manutenções e revisões são executadas pelas oficinas parceiras da Localiza, uma rede com mais de 3.000 estabelecimentos. Os prestadores contam com apoio da Companhia e passam por capacitações para desenvolvimento de um elevado padrão de atendimento, além de acesso a peças e insumos em condições especiais, o que ajuda a garantir preços competitivos para o cliente final. 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »