MENU

10/02/2023 às 18h16min - Atualizada em 10/02/2023 às 18h16min

PF faz operação contra desmatamento na Terra Indígena Araribóia

Da Assessoria
PF - Comunicação Social/Maranhão
Foto: Divulgação/PF
 
São Luís - A Polícia Federal, em conjunto com o Instituto Nacional do Meio Ambiente (IBAMA), Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), Polícia Civil, Polícia Militar, e Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Maranhão, deflagrou, no período de 5 a 8 de fevereiro, a Operação Eunômia, com o objetivo de reprimir o desmatamento ilegal e o comércio irregular de madeira extraída da Terra Indígena Araribóia, localizada no sudoeste do Estado do Maranhão.

A Operação ocorreu nos municípios de Bom Jesus da Selvas/MA, Buriticupu/MA, Amarante do Maranhão/MA e Arame/MA e empregou cerca de 80 agentes públicos. Durante a ação, foram apreendidas cinco armas de fogo, seis motosserras e 303 m³ de madeira serrada. Além disso, duas serrarias ilegais foram destruídas, em razão de não possuírem licença para operar.

O trabalho da Polícia Federal contou com o Programa Brasil M.A.I.S, ferramenta adquirida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública que possibilita o recebimento de imagens de alta definição, e ainda utilizou diversos veículos aéreos não tripulados (VANT).

Os investigados responderão, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de receptação qualificada; ter em depósito produto de origem vegetal sem licença válida; utilização ilegal de motosserra; porte irregular de arma de fogo, dentre outros. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »