MENU

07/02/2023 às 18h07min - Atualizada em 10/02/2023 às 00h01min

Precisa de CNH para pilotar scooter elétrica?

A tendência de scooters elétricas no Brasil está aumentando em ritmo acelerado. Graças às suas vantagens ambientais, praticidade e facilidade de uso, elas se tornaram uma opção popular entre os usuários brasileiros.

Gabriela de Souza
SALA DA NOTÍCIA
Foto: Divulgação

Confira quais os principais requisitos para pilotar esse tipo de veículo no Brasil!

A tendência de scooters elétricas está crescendo rapidamente no Brasil, graças às suas vantagens ambientais. Estas scooters são mais limpas, pois não emitem gases poluentes, e também são mais silenciosas. Além disso, elas consomem menos energia do que os veículos convencionais. Isso significa que você pode economizar dinheiro com combustível a longo prazo. 

Outro ponto positivo das scooters elétricas é que elas são leves e fáceis de manobrar. Isso as torna ideais para usuários que precisam se deslocar por distâncias curtas. Elas podem ser usadas para se locomover nas grandes cidades, onde o tráfego é intenso. Por causa da sua praticidade, essas scooters também se tornaram populares entre os adultos e jovens. 

Outra razão pela qual as scooters elétricas estão cada vez mais populares no Brasil é por causa dos serviços de compartilhamento. Esses serviços permitem que os usuários aluguem scooters elétricas por um curto período de tempo. Eles estão disponíveis em algumas cidades brasileiras, permitindo que as pessoas economizem tempo para se deslocar. 

A tendência de scooters elétricas no Brasil está aumentando em ritmo acelerado. Graças às suas vantagens ambientais, praticidade e facilidade de uso, elas se tornaram uma opção popular entre os usuários brasileiros. Com os serviços de compartilhamento, mais pessoas estão optando por alugar scooters elétricas para se deslocar pelas cidades. 

No entanto, o que mais causa dúvida em relação ao veículo é se precisa de CNH para pilotar scooter elétrica. 

Precisa ter CNH para pilotar scooter elétrica?

No Brasil, para pilotar uma scooter elétrica, é necessário possuir CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Além disso, é importante que o condutor cumpra alguns requisitos para pilotar essa modalidade de veículo. - Foto: Divulgação

De acordo com a Lei 13.290/2016, que regulamenta a circulação de veículos elétricos, o condutor deve ter, no mínimo, 18 anos de idade e possuir o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) em nome próprio. Sendo assim, não é necessário possuir CNH para pilotar scooter elétrica no Brasil. 

Além disso, é importante ressaltar que, independente da idade, o condutor deve possuir o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) em nome próprio. 

Principais regras para pilotar scooter elétrica: 

No entanto, é necessário cumprir algumas regras para dirigir um veículo elétrico. Entre elas, destacam-se as seguintes:

  • Não é permitido ultrapassar os limites de velocidade de 20 km/h em áreas urbanas e 40 km/h em áreas rurais, rodovias e vias expressas;
  • É necessário trafegar somente em vias que possuam sinalização adequada e que estejam em boas condições de uso;
  • O condutor deve manter-se sempre atento e, assim que perceber a presença de outros veículos, deve reduzir a velocidade para garantir a segurança de todos os envolvidos;
  • É obrigatório o uso de capacete enquanto se conduz um veículo elétrico;
  • É recomendado que sejam utilizados óculos ou lentes de proteção para evitar que partículas nocivas entrem em contato com os olhos.  

Além disso, é importante ressaltar que o condutor deve se manter atento às sinalizações das vias, respeitar os limites de velocidade e não ingerir bebidas alcoólicas antes de pilotar.

Qual é a categoria da CNH para pilotar scooter elétrica?

A categoria da CNH para pilotar scooter elétrica é a A e a ACC. Esta categoria é a mesma para todos os tipos de motocicletas, sejam elas movidas a combustão ou movidas a energia elétrica. 

Para obter a CNH A e ACC, é necessário ter completado 18 anos de idade. Além disso, é preciso ter passado por exames médicos específicos, bem como ter realizado aulas práticas e teóricas com instrutor habilitado. Essas aulas são fundamentais para que o aluno adquira os conhecimentos necessários para pilotar uma scooter elétrica de forma segura. 

Durante o curso, o aluno será instruído sobre como pilotar, cuidados básicos e procedimentos de segurança, além de dicas para manter a scooter em boas condições. 

Após a conclusão do curso, o aluno deverá passar por uma prova teórica e uma prova prática na Junta Administrativa de Trânsito (JAT). Durante a prova prática, o candidato será avaliado sobre suas habilidades para pilotar a scooter elétrica, incluindo sua capacidade de manobrar, parar e estacionar em um local seguro. 

Ao aprovar as provas e obter a CNH A e ACC, o condutor deve ficar ciente de que existem regras e leis específicas para o uso de scooter elétrica. Por exemplo, é preciso usar capacete, não ultrapassar a velocidade máxima permitida, entre outras normas específicas. 

Além disso, é importante respeitar as leis de trânsito aplicáveis às motocicletas, como sinalização de trânsito, faixas de pedestres, entre outros. Para isso, é necessário ficar atento aos sinais de trânsito e seguir os limites de velocidade estabelecidos. 

Com a CNH A e ACC em mãos, o condutor de scooter elétrica pode pilotar sua moto com segurança, respeitando as leis de trânsito e os direitos dos demais usuários da via.

Quais as vantagens de comprar scooter elétrica?

As principais vantagens de comprar scooter elétrica são:

 

1. Economia de recursos: O custo de manutenção de uma scooter elétrica é muito menor do que para um veículo a gasolina. Além disso, elas não necessitam de combustível e a economia de recursos é imediata. 

2. Praticidade: A scooter elétrica tem uma velocidade máxima de até 25 km/h. É um veículo extremamente prático para se deslocar por cidades por ser leve e compacto. 

3. Avaliação: Muitas empresas oferecem avaliações de segurança para que os usuários possam ter certeza de que a scooter elétrica está em condições adequadas para uso. 

4. Meio Ambiente: A scooter elétrica não emite gases poluentes para a atmosfera, o que a torna um veículo extremamente ecológico. 

5. Preço: O preço das scooters elétricas no Brasil é muito acessível e há opções de financiamento para facilitar o pagamento. 

6. Conforto: O conforto e segurança dos usuários são prioridade para as empresas. Por isso, as scooters elétricas oferecem a melhor experiência de uso possível, garantindo a segurança dos usuários.

7. Estilo: As scooters elétricas são modernas e estilosas, tornando-as uma opção mais atraente do que os veículos tradicionais.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »