MENU

09/02/2023 às 15h31min - Atualizada em 10/02/2023 às 00h01min

Tatiana Cavalcante: autora do livro “FaminTA: uma história sobre TA - Transtorno Alimentar e outras coisas mais”

Romance conta com uma narrativa imersiva e uma visão realista, a reflexão de que os transtornos alimentares estão mais próximos do que se imagina.

Madalena Martins
SALA DA NOTÍCIA
Foto: Divulgação/Bárbara Adline
São Paulo/SP – Ao final do ano de 2022, a escritora Tatiana Cavalcante, de 35 anos, lançou o livro “FaminTA: uma história sobre TA-Transtorno Alimentar e outras coisas mais”. A publicação foi realizada pela Editora Patuá com o apoio do ProAC - Programa de Ação Cultural da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo. Advogada há mais de dez anos, Tatiana transformou sua paixão pela escrita em carreira. Foi para o trabalho de conclusão do curso da Pós-Graduação em Escrita Criativa na FAAP (2018/2020) que nasceu a ideia de trazer à tona, através de um romance com uma narrativa imersiva e uma visão realista, a reflexão de que os transtornos alimentares estão mais próximos do que se imagina.

Por também ser paciente do TA, Tatiana sentiu a necessidade de dialogar com a dor do paciente, “Vivi muito tempo pensando que as questões que eu enfrentava aconteciam só comigo", relembra. Assim, pode-se dizer que em “FaminTA”, a literatura, como propagador de conteúdo, funciona como ferramenta para quebrar os tabus e julgamentos sobre o tema, bem como para reforçar sobre o quanto é preciso olhar com seriedade e urgência à saúde da mente de um modo geral. E, além da importância do tema do TA, a obra aborda outros assuntos necessários, tais quais: bullying, gordofobia e fome emocional. "Dentre tantas coisas, busquei falar abertamente sem os tabus e os preconceitos que nós, pacientes, muitas vezes enfrentamos e somos rotulados”, explica a autora.

No mais, “FaminTA” apresenta outra característica bem marcante. O livro traz uma narrativa em primeira pessoa, porém a personagem principal não tem nome. O mesmo acontece com as demais personagens da obra, uma vez que o TA também pode adoecer a todo um círculo familiar, e Tatiana explica: Desde o primeiro momento, busquei construir uma proximidade e trabalhei a narrativa sob esse olhar de que a personagem principal pode ser eu, pode ser você, ou qualquer pessoa que você conheça que tenha enfrentado ou esteja enfrentando o TA. Por isso não há nomes, foi escrito para que leitoras e leitores possam se identificar, em determinado momento do livro, justamente por não saberem se estou contando deles, de mim, da personagem ou de qualquer outra pessoa de seus convívios.

FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty) 2022

Na última FLIP - Festa Literária Internacional de Paraty/2022, a convite da Editora Patuá, a autora esteve presente na Casa Gueto para integrar a mesa “Trans-tornadas: feridas, unguentos e processos criativos”, mediada pela escritora Geruza Zelnys, que propôs uma conversa entre autoras (Tatiana Cavalcante, Dani Rosolen, Flávia Reis, Ana Sasso e Cláudia Oliveira) para debater sobre o poder curativo da escrita e também sobre o material curativo para escrita.

Neste evento, Tatiana relembrou o quanto, durante o seu tratamento, a escrita se apresenta como uma maneira de externalizar suas questões internas e de organizar sentimentos e pensamentos, conseguindo entender também um pouco mais sobre si, sobre a sua história e sobre o quanto tudo isso reverbera nos gatilhos do TA. “Para mim, o exercício constante de escrita/reescrita/leitura/releitura, de alguma forma, me faz visualizar uma espécie de `timeline` do meu tratamento e, assim, conseguir notar o quanto continuo dando pequenos passos todos os dias para a remissão dos sintomas do TA”, conta a autora.

SINOPSE OFICIAL: Quando a vilã é a própria mente, as batalhas internas parecem infindáveis e você se torna soldado de si mesmo, rendido por seus próprios fantasmas. Um transtorno ultrapassa qualquer razão, qualquer limite. É navegar num mar de neuras e se afogar em culpas ácidas. É sentir-se estranho morando dentro do próprio corpo. É parasitar pela vida, ansiando por aprovação, enquanto o mundo parece ter olhos apenas para os padrões “ideais”. É querer muito (muito mesmo!) pedalar ruas afora, mas só ter medo de cair. Talvez por isso que o TA seja uma das realidades mais secretas sobre si mesmo. Às vezes tão bem escondida que quase se esquece onde está guardada. Mas ele, o TA, não esquece não. Sorrateiro, nem liga para rosto, sobrenome, cargo ou conta bancária, apenas segue deixando suas marcas… em corpos, mentes, almas, histórias, em muitas histórias. FAMINTA é um romance visceral que desafia e conforta. É um resgate inquietante de memórias que embrulham o estômago. Faz sorrir em meio às lágrimas. Traz verdades nebulosas e libertadoras. É sobre a fome insaciável, a ferida que não cicatriza. É sobre quebrar julgamentos e preconceitos e despadronizar corpos. É sobre aquietar a mente e descansar para recomeçar, uma e tantas vezes mais quanto forem necessárias. É sobre um dia de cada vez… Uma neura a menos, um pulsar a mais.

Ficha Técnica: FaminTA: uma história sobre TA-Transtorno Alimentar e outras coisas mais
Gênero: Romance
Idioma: Português
Autor: Tatiana Cavalcante
Capa e projeto gráfico: Roseli Vaz
Editora/ano: Patuá 2022
Edição: 1ª
ISBN 978-65-5864-314-2
Número de páginas: 248
Formato: 14 X 21 cm
Preço sugerido: R$ 45,00

Links do Livro:
Amazon
Editora Patuá

SOBRE A AUTORA:
Tatiana Cavalcante nasceu em São Paulo, em 1987. É advogada apaixonada pela literatura, pós-graduada em Escrita Criativa. Andarilha de caminhos que levam para fora e para dentro de si. Entre idas e partidas, eterna garota dos diários. Ama pessoas e suas histórias. Não passa vontade. Ouve a fome, a mente e o corpo. Paciente do TA. FAMINTA é seu romance de estreia.
Site: https://www.faminta.com.br/
Instagram do autor: https://www.instagram.com/tatisbc/  
LinkedIn do autor: https://www.linkedin.com/in/tatiana-cavalcante-335463244/

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »