MENU

09/02/2023 às 18h59min - Atualizada em 09/02/2023 às 18h59min

Justiça Federal suspende concurso para professor da UFT por suspeita de fraude e favorecimento

Assessoria
 
O seletivo foi questionado por meio de Ação Popular impetrada por candidatas do certame, representadas pelo advogado Silvano Almeida Nascimento, em face da Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT) e de integrantes da banca examinadora.

A sentença da Justiça suspende também a homologação do concurso e a nomeação da candidata efetivada na vaga disponibilizada, supostamente por meio de favorecimento indevido.

O concurso era composto por duas etapas: a primeira constituída de prova escrita (dissertativa) e a segunda de prova didática, prática (consistente na entrega e apresentação de projeto de pesquisa), bem como avaliação de títulos, conforme previsto no edital.

Foram aprovadas quatro candidatas na primeira etapa. Já na segunda etapa, a candidata que estava em 3º lugar conseguiu saltar para a 1ª colocação de maneira duvidosa, segundo o relato da Ação Popular.

Conforme as autoras da ação, os membros da banca do concurso teriam sido influenciados a favorecer indevidamente a candidata. Segundo elas, chama a atenção a padronização de notas e justificativas idênticas para os demais candidatos. Além disso, a candidata aprovada teria obtido nota 10 em todos os itens avaliados, garantindo assim a vaga ofertada no certame.

Ao analisar as provas apresentadas pelas candidatas, o juiz federal afirmou que há “farta documentação” demonstrando a relação de amizade íntima entre a servidora presidente da banca examinadora e o irmão da candidata aprovada, tais como fotos de viagens e confraternizações - que foram apagadas após a denúncia.

“O fato de terem sido apagadas as publicações em redes sociais reforçam o tom de intencionalidade de fraude e a sua tentativa de prejudicar eventual investigação para o esclarecimento do ocorrido”, diz o magistrado na decisão ao reafirmar que está convencido da relação de amizade íntima entre as pessoas citadas.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »