MENU

09/02/2023 às 18h13min - Atualizada em 09/02/2023 às 18h13min

SESI leva robótica ao campo com o Projeto Prototipando Sonhos

Equipes desenvolveram projeto de estação de tratamento de água e de geração de energia a partir de fezes de ruminantes

Da Assessoria
Imprensa/FIEMA
Equipe do assentamento em Lagoa Grande prototipando sonhos - Foto: Divulgação
 
SÃO LUÍS – O Serviço Social da Indústria no Maranhão leva o aprendizado de robótica onde o aluno está. Com o Projeto Prototipando Sonhos, uma unidade móvel chega a escolas municipais no interior do estado, oferta treinamento aos professore e kits para que os alunos iniciem no mundo da robótica, como já ocorre nas escolas do SESI em São Luís, Imperatriz e Bacabal. Estudantes de Santo Antônio dos Lopes e de assentamento rural de Lagoa Grande participam dessa iniciativa e estavam entre as equipes que competiram no Torneio SESI de Robótica FLL no último final de semana.  

Maria Leomar Pereira de Sousa, gestora do Centro de Educação do Campo Roseli Nunes, disse que a robótica deu visibilidade ao campo como lugar de produção e de construção de conhecimento e tecnologia. “O estereótipo é que comunidades tradicionais que residem em assentamento são símbolo do atraso e os estudantes estão demonstrando o contrário”, destacou.  

A escola, que fica em um assentamento rural e atende alunos de municípios próximos, encontrou na robótica uma forte aliada para aprimorar os trabalhos de pesquisa científica que já realiza nas áreas de sustentabilidade e agroecologia. A equipe Roselitec competiu no Torneio SESI de Robótica FLL com um projeto que aproveita as fezes de ruminantes para produzir energia elétrica.

Emily de Souza Duarte, da Chapada da Conquista, município de Marajó do Sena, é integrante da equipe e falou que foi uma sensação incrível participar do Torneio, que proporcionou uma experiência inovadora.  

“Nosso projeto é sobre a produção de energia elétrica com dejetos de bovinos. A nossa pesquisa traz grandes benefícios a moradores da zona rural, onde falta energia com frequência. O resultado da nossa pesquisa traz sustentabilidade e economia à sociedade”, explicou Emily. A equipe Roselitec conquistou o 1º lugar na categoria Core Values no Torneio SESI de Robótica FLL. A premiação é destinada às equipes que melhor demonstram valores humanos, individuais e coletivos, como respeito mútuo.  

Já na escola Coração de Jesus, localizada em Santo Antônio dos Lopes, saiu a equipe Ecoje Sal, que conta com o patrocínio da Eneva. A gestora da escola, Maria Luzinete Rodrigues da Silva, disse que a escola foi escolhida por apresentar o melhor IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) em 2022. “Os alunos se dedicaram muito nos treinos, incluindo as férias; se engajaram, trabalharam em equipe e desenvolveram habilidades como a comunicação”, frisou. 
O trabalho desenvolvido pela equipe Ecoje Sal fez com que os alunos se debruçassem sobre a realidade local: eles criaram uma solução para evitar o desperdício de água e a poluição do rio em uma cidade onde não há esgotamento sanitário. “O nosso projeto de inovação tem o objetivo de tratar a água para ser usada no Complexo Parnaíba, da Eneva, termelétrica que gera gás natural. A água é utilizada tanto para gerar energia quanto para resfriar o equipamento. A estação de tratamento resolve o problema de esgoto a céu aberto e utiliza menos água”, explicou o estudante José Artur Borges, 14 anos.  

O Projeto Prototipando Sonhos já está implantado em sete escolas municipais no estado e ainda este ano deve ser estendido para escolas estaduais. “O SESI, por meio desse projeto, tem a tarefa de orientar os jovens, de guiá-los e ajudá-los, com as ferramentas da robótica, a transformar seus sonhos em realidade no decorrer de toda a vida, com o desenvolvimento de habilidades diversas”, explicou o superintendente do SESI-MA. Diogo Lima.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »